Poesias para um Futuro Papai
O cuidado ao recebe
um elogio de pessoas falsas eles estão monitorando a tua personalidade pera te corromper.
Alguns sabem
poucos conhecem muitos não entenderão, que viver é um presente gratificante uma vitória vivida para vencer a cada novo amanhecer.
Mulher.
fez-me duvidar se você era abrigo
ou mais um deserto onde eu poderia me perder.
Esse verso já traz uma potência sensível que mistura amor e incerteza. Aqui está um texto poético forte e romântico, que desenvolve essa ideia com intensidade e emoção:
Fez-me duvidar se você era abrigo
ou mais um deserto onde eu poderia me perder.
Foi na aridez do teu silêncio que busquei molhar minha sede,
esperando que a promessa da tua voz fosse chuva,
mas encontrei tempestade, fogo e areia.
Sei que cada passo até você foi uma travessia –
de esperança e medo, de entrega e cautela.
E mesmo assim, decidi habitar teu corpo e alma,
porque entre o vazio e o infinito,
prefiro arder no teu fogo do que morrer no frio da ausência.
Amar é arriscar-se no perigo da imensidão,
é lançar-se no abismo sabendo que o amor é equilíbrio
entre cair e voar – entre ser abrigo e se perder no deserto.
E mesmo que tua sombra tenha me confundido,
sei que no teu abraço encontrei a única verdade:
o amor não é solo fértil ou deserto,
é caminho onde, mesmo com pedras, escolho caminhar contigo.
Com certeza não seria muito normal, já pensou que triste uma roda de capoeira sem a presença de um berimbau? Sem a cintura desprezada, sem a ginga o aú e também o mortal?
-Jean C. de Andrade-
Hoje é um dia muito especial, amigos te mandarão abraços e beijos, te desejarão muitas felicidades e sorte. Seus filhos te abraçarão com mais força que o normal, talvez você Chore, pois não dará conta de tanta emoção. Mas ainda não será a única emoção do dia. E quando você olhar bem ao seu lado, verá que ainda faltará um abraço, que será o mais apertado,pois será um abraço de quem te ama, acompanhado de um beijo apaixonado.
-Jean C. de Andrade-
Um pouco de meus devaneios:
Eu tenho uma linha de pensamento bem particular, pois tenho uma visão de mundo diferenciada, algo que às vezes até pode chocar alguns professores e pensadores de plantão, não concordo com tudo imediatamente, eu tenho desconfiança até do que é óbvio, preciso de calma para me adaptar a ideia natural, pois o natural é sempre o que eu entendo... Cada um de nós pode criar uma realidade diferenciada, pois cada entendimento e visão de mundo se torna particularmente único!
Penso, logo escrevo...
A pobreza não pode ser um agravante para praticar a maldade, isto não lhe dá o direito de apontar uma arma para alguém e tomar o que não lhe pertence, ninguém se torna bandido por ser pobre, mas sim por ausência de caráter!
O ano termina, é o fim de um ciclo, na teoria tudo se torna igual, mais um dia comum, um final de mês como qualquer outro, algo normal, dizem que não muda nada, pois é apenas mais uma data...
Me permitam discordar um momento, pois mudamos a cada segundo, a cada linear do tempo...
É exatamente neste exato segundo antecedendo a virada de um ano, que nos é mais significativo, a finalização de um ciclo, o momento de total energia, de recomeçar uma nova etapa, este é o real motivo...
Momento que nos permite deixar para trás tudo o que nos faz mal, que nos entristece...
Começar um novo ano, um novo dia, uma nova história de vida...
Novas possibilidades, novos planos, por isso, este momento passamos, de grande importância, na presença de quem mais amamos.
Talvez algumas pessoas pensem que nada mudou, mas a energia que envolve este momento é gigantesca, somente nós, em nosso interior, poderemos controlar esta energia, permitir que o milagre aconteça, desta forma, apagar de vez o que foi ruim, criar novas chances, uma nova história, uma nova vida...
Realidade...
A pena de morte já está em vigor no Brasil há um bom tempo, graças a corrupção que vivemos neste exato momento. Se você ficar doente e depender da saúde pública, haverá grande chance de morrer na imensa fila do hospital, isto antes da consulta, se estiver desempregado, pode morar nas ruas, conhecer as drogas e morrer abandonado. Se você sair a noite, com certeza poderá ser agredido e assaltado, é a pura realidade,você pode ser morto nas ruas da própria cidade, bandidos podem invadir o seu Sítio ou a sua casa, matar toda a sua família com requintes de crueldade, pois não há defesa contra a "bandidagem". O aborto já é feito com naturalidade, uma mãe decide se mata ou não um filho indesejado, por isso digo que a pena de morte já é uma realidade, graças a corrupção que tira de nós cidadãos, o direito de igualdade.
Sendo um escritor, eu dependo das palavras...
.
A palavra é uma arma poderosa, ela pode ser mais destrutível do que qualquer outro artefato fabricado pelo homem, mas ela também pode confortar e alegrar até o mais triste dos seres... A palavra deu origem a tudo, pois foi com ela que em sete dias Deus criou o mundo, a palavra se fez carne e habitou entre nós, da mesma forma, através da palavra Cristo se entregou ao seu algoz... Tudo começa com a palavra, coisas ruins e coisas boas são criadas. Por isso devemos saber entender o que Deus nos ensina, o pecado é a maldade que sai de nossa boca, não o que entra, pois Jesus também disse um dia: "A boca fala do que está cheio o coração." Se a sua boca não puder dizer algo de bom, feche-a!
O amor é um sentimento muito forte, algo que fica guardado dentro de nosso coração. Este sentimento não pode ficar isolado, pois assim poderá morrer sufocado, talvez de tanta tristeza, por simples desilusão.
O amor tem que ser dividido, compartilhado, criando emoções, para que se multiplique em milhares, talvez milhões de corações!
Dizem que vivo em um mundo de fantasias, que a minha realidade não existe...
Ah, se fosse mesmo real! Viver em um mundo de sonhos, ser o personagem principal, ser feliz neste mundo de ilusão que por mim foi criado,sobreviver em outra dimensão,ser o herói que vence a batalha derrotando o gigante dragão, que legal seria, viver tudo isto aqui, sendo o protagonista de uma história que escrevi , a mesma que se transformou em livro, é apenas mais uma de minhas poesias!
Com 18 anos de vida, um caminhoneiro me tornei, transportando cargas por várias cidades do Brasil, sozinho viajei...
O tempo passava rápido, um grande amor então encontrei, não poderia ser diferente, sabendo que era da vida um presente, aos 30 anos, com ela me casei.
Reunindo diversas histórias pessoais em um diário, aos 34 anos meu primeiro livro publiquei, depois veio muitos outros, entre causos, contos e poesias escritas com fervor, o simples caminhoneiro ficava também conhecido como escritor...
Mas como na vida precisamos sempre nos reinventar, estacionei o cargueiro e voltei a estudar...
Fortalecendo o meu trabalho criativo, abrindo e fechando um e outro livro, com 40 anos pude me formar, e com 42 estou a lecionar...
Gosto de escrever minhas vitórias pessoais, pois tenho orgulho em contar, mas para quem quiser se inspirar, pois a vida é assim mesmo, há altos e baixos, não podemos na primeira dificuldade da vivência nos desesperar, "pois só fica no chão, quem não quiser se levantar".
Como dizia Roberto Carlos naquela linda canção: "Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar"...
Ouvindo esta canção, fiquei a meditar, pois em pensamentos percebi que isso não corresponde à nossa realidade...
De amigos, quero ter bem menos que isso, mas aqueles que comigo se importam de verdade...
Desta forma, tendo apenas alguns ao meu lado, já seria incrível, pois saberia que apesar de poucos, o que vale mesmo para exaltar o valor da amizade, não é e nunca será a quantidade, mas sim, sem sombra de dúvida, a qualidade!
COVID-19
.
É um momento complicado, não pode isso e não pode aquilo, todo mundo está preocupado...
É política? É golpe? Invenção ou verdade?
Só sei que não dá para disfarçar ou inventar tantas mortes, pois é de fato a realidade!
A luta é para que ele não chegue até nós, por isso, cuide de sua família e proteja seus pais e avós...
É difícil realmente, atrapalha os nossos planos, deixa confusa a nossa mente, a dúvida nos apavora, as ruas estão vazias e as contas chegam a toda hora...
Mas com fé, acredito que tudo passará como um raio, que o amanhã será como outrora, pois coloco a minha confiança em Deus e também em Nossa Senhora!
Viver um dia de cada vez e tentar encontrar a solução, melhorar como pessoa, assim como um jovem aluno, que na escola, pouco a pouco vai aprendendo a lição.
Minha personalidade não me permite esquecer, de algo ou de alguém que um dia me ajudou a crescer, da mesma forma que não me esqueço da negatividade daquele que tentou me desmerecer...
Pois a vida é feita de ciclos, cada um de nós tem a sua hora e o momento de vencer, mas as dificuldades estão por aí, por isso, nesta caminhada é preciso até mesmo ao chão descer...
Pensar, refletir e reaprender, tudo em sinal de humildade e superação, pois para recomeçar e seguir adiante, é preciso estar fortalecido para enfrentar as próximas dificuldades que virão...
Esteja com a cabeça erguida e com os pés firmes no chão, pois sem dúvida, como protagonista, você será de sua própria história o verdadeiro campeão!
Nossa igreja não é uma simples construção, não se trata de um espaço fechado, onde nos reunimos em oração.
Ela é mais do que possamos imaginar, não são apenas pedras, monumentos construídos por tradição.
Nossa igreja é infinitamente superior ao que criamos e tornamos físico neste mundo de ilusão.
Nossa igreja é viva e está em toda parte, não é somente uma opinião, não é brincadeira e tão pouco imaginação...
Nossa igreja não precisa ser estudada, ela precisa ser vivida, pois a salvação virá dela, mas de forma unitária, pessoal, íntima.
Minha igreja não é uma construção de granito, minha igreja é Rocha firme e se chama JESUS CRISTO!
A vida é um aprendizado constante, estamos caminhando com fé e seguindo adiante.
Cada dia é um recomeço, em cada momento haverá uma nova experiência, um entendimento diferente diante de nossa existência.
O que pensávamos anteriormente vai mudando, a observação fica mais apurada, sendo que a percepção de mundo se diferencia conforme a nossa caminhada.
É a evolução interna, a compreensão de uma nova jornada, o sentido de tudo, conforme nos é apresentada, é a vida nos ensinando através de nossa alma.
Talvez o que antes fazíamos com graça, hoje não cabe em uma simples conversa de praça, era um riso bobo e sem maldade, mas que hoje apesar do conhecimento adquirido, se tornou sério de verdade.
Aprendemos que a dor, a vergonha e o sofrimento, também nos traz conhecimento, pois, sempre que houver a mesma oportunidade, mudaremos de ideia neste exato momento, sendo assim, apenas um reflexo de nossa idade!
'FIM[2]'
Tenta agasalhar-se sob um leito, mas um sono desesperado tenta alcançá-la. Sabemos que não haverá alvorecer. Apenas mares, sem ilhas para aportar. O coração segue latejando o fim de uma difícil jornada. A ausência do ar já lhe é suportável! Tinha sorriso de criança, olhar jovial e esbanjava energia nos braços. Mas carregava um pavor desde sempre: a de insetos! Porém, pouco tempo atrás, percebeu que eles são inofensivos. Há algo mais desesperador que eles!
Que acontecerá com seu nicho de insetos a partir de então? Outros terão pavor como ela? Ou aprenderão cultivá-los? Fora difícil disseminar que havia curado seu medo, que outras pessoas também poderiam ser curadas, seja lá qualquer doença fosse. Que bastaria aceitar o fim como um jogo que nunca se ganha, ou aprender a perder de uma forma diferente, de um modo aceitável.
Suas ilhas foram difíceis desbravá-las, mas tentou percorre-las uma a uma. Hoje é a última! Uma ilha díspar. Nada comparada àquelas paradisíacas que pensara alcançar um dia, com alguns pés de coqueiros e sombras. Perdera o medo dos relógios marcando as horas. Não tem mais tempo guardado nos bolsos para serem gastos no futuro. Sua matéria é agora tudo aquilo que conseguira plantar, com sua simplicidade e bondade. Ela se foi como o tempo, inesperado, levara seus medos e desesperos. Conseguira ter um estilingue, algumas pedras nas mangas e todo as ilhas possíveis que pôde...
- No fundo, ainda sinto que ela tinha medo de insetos...
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poesias de Amor de Vinícius de Moraes
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Poesias de Amor de Fernando Pessoa
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Poesias românticas
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
