Poesias para um Futuro Papai
O risco de não se dar tratamento digno e justo às pessoas é que, a partir da hora em que um primeiro se rebela, estabelece-se um referencial para que outros o imitem ao se perceberem na mesma situação de subserviência. No momento seguinte o agente dominante terá em todos os demais uma potencial ameaça de desmantelamento em cascata de sua estrutura de poder, tendo então que conviver com uma espada pendendo sobre sua cabeça durante todo o tempo em que permanecer repetindo com os que ficam os mesmos erros cometidos com o rebelado. Se for inteligente, restar-lhe-á então usar a experiência para mudar o rumo ou caminhar inexorável e seguramente para sua tragédia anunciada.
Ainda sonho com um mundo onde qualquer pessoa não precise mais temer expressar-se de forma diferente da maioria porque simplesmente não haverá mais minorias, mas tão somente igualdades. Onde as críticas não mais se voltem para o tema abordado na obra – que será apenas um dentre tantos possíveis – mas para o talento do autor ao criá-la. E onde este último não precise abrir mão desse talento por conta de pensamentos pequenos que não tiveram o mesmo privilégio com que o universo o presenteou para seguir em frente. A carruagem irá sempre preservar sua nobreza, independente dos cães que ladrem enquanto ela passa.
Fanatismo de qualquer natureza – seja religioso, ideológico ou até pelo time que se torça – é um câncer cuja metástase é a idéia incutida em seus membros de que existem pessoas que nasceram para ser melhores do que outras. E toda vez que permitimos que a realidade do outro se torne a nossa, a probabilidade de encontrarmos sozinhos o caminho de volta é proporcional ao tempo que nos permitimos vivenciá-la. Como conhecer se perdemos a saída? Acontece quando o lado de fora é descartado como referencial para se entender mais profundamente o lado de dentro.
Já se viu assediado por alguém que já chega com um perfil definido pra você e não lhe deixa opção além da distância? Seu passatempo predileto é discutir a relação até antes que exista uma; se você responde ela contesta ou ironiza, se tenta falar de outro assunto ela reclama que está “escorregando”, e se não disser nada vai ser taxado de mal-educado ou de ficar “em cima do muro”. Você acaba procurando a etiqueta para checar se lhe colocaram um preço baixo demais na vitrine em que foi encontrado.
Num estado democrático de direito, a constatação de um canalha sendo apoiado para ascender ao poder pelos mais ricos é a única situação na qual somos beneficiados pelo fato da fatia mais rica da população ser constituída por uma ínfima minoria.
Descobri um dia que a escolha por qualquer dogma - ou me afastando de todos - apenas me aproximava de um dos extremos da corda. Concluí, portanto, que todos eles, quanto tudo o que existe, tem um pouco do muito que preciso para me situar mais perto desse ponto de equilíbrio entre os dois lados, e a ciência da vida consiste em não perdê-lo de vista!
Você não tem que ter um deus para andar na linha: precisa é andar na linha se o que pretende é encontrar seu Deus!
Ser portadora de desequilíbrio grave é um direito de qualquer pessoa humana, mas fazer uso do desequilíbrio para cometer calúnia e difamação - além de agredir de forma ignóbil a moral de todas as pessoas em torno por despeito e mágoa pela felicidade de outrem - extrapola qualquer direito e esbarra na constatação pura e simples da falta de caráter.
Dou meu crédito e profundo respeito a pessoas de convicções fortes como resultado de um longo processo de análise das antíteses filtradas por sua inteligência, que as conduz invariavelmente a um equilíbrio responsável em suas conclusões e empresta consistência e confiabilidade às idéias que defendem. Quanto menos doutrinárias ou dogmáticas forem, mais isentas e confiáveis se farão suas análises, pois que não estarão sujeitas aos moldes de suas próprias crenças. A maturidade me encontrou como um livro aberto desejoso de se manter fora das tribos e longe das mentes fracas que se deixam convencer sem refletir por si mesmas, das que constroem “verdades” sobre idéias de outrem que vão incorporando à sua lista de bandeiras sem nunca terem-nas submetido a nenhum tipo de filtro. São movidas pelo mero prazer de repassar “filosofia de papagaio”, em que não há critério nem responsabilidade para com os efeitos que produzem. Teses conscientes não dependem de bandeiras ou correntes para se disseminarem: elas se impõem por si mesmas, mas entre as pessoas que farão a diferença.
A moldura imperfeita não se revela um obstáculo para que a sensibilidade do apaixonado pela arte identifique a obra prima trazida a destaque por suas dimensões físicas. Assim, o corpo atrelado à alma que descobrimos amar pode realçar-lhe a beleza, mas é a magia do artista colocada na tela a essência que irá atrair, como um ímã, os olhos de Eros. E então, em dado momento, a atenção antes voltada unicamente para a obra descobre a harmonia da moldura à sua volta – até desprezada a princípio – e desperta para o conjunto absolutamente perfeito que forma com a arte pela qual nos apaixonamos. É quando descobrimos que ela se mistura às cores da tela e lhe dá a ênfase que faltava para que pudéssemos absorver – sem limites – a plenitude da obra.
Existem intervalos de vida em que um passado feliz transformado em cacos nos coloca numa espécie de limbo entre a doce ilusão vivida e a negritude absoluta de um futuro assentado em alicerces profundamente abalados, forçando a uma reaprendizagem de posicionamento perante o mundo de forma a aceitá-lo com sua realidade, em lugar do romantismo pueril de antes, para que possamos ressurgir de nossas cinzas internas.
Eu, tu, dois filhos, um guri, e uma guria, juntos, fazendo um churrasco, tomando um mate e dando risada, que tal, topa essa comigo?
Eu só preciso de ti aqui do meu lado, um rancho, 3 filhos correndo pelo galpão, e como consequência, um mate e a felicidade, fazendo jus a nossa união.
Saudade dá, sempre dá, mas a gente disfarça, dorme, toma um mate, escuta uma mionga e finge que esquece.
Eu tenho um vazio, um vazio que não se preenche, eu fico ansiosa para pegar o numero de algum garoto que minimamente me atraia, eu to tentando preencher o meu vazio, o meu abismo?, talvez eu esteja, eu não sei direito, a unica coisa que sei é que eu apenas... quero ser amada, ser cliche e brega, quero andar de maos dadas, ter aqueles olhares profundos de volta, aquele garoto não era perfeito nem de longe, mas... eu o amava e isso bastava.
Do mesmo jeito que se escolhe um homem para se casar, uma mulher para fazer esposa, escolhe bem também quem você pode ter como amigo.
O MAIOR PROBLEMA DE UM SER HUMANO É QUE RECLAMAMOS MAIS DO QUE AGRADECER E DEMOS CONTA DA GRAÇA TARDE.
Em um país em que os policiais e professores não têm valor, o que nos resta é desfrutar do mais puro horror!
Nunca duvide do poder de um simples "Eu te amo", às vezes fico pasmo como em alguns relacionamentos existem a falta dessa simples frase, que, ao mesmo tempo, tão curta, faz total diferença, e pior alguns estipulam tempo para isso, sentimentos reais não tem tempo certo para se atingir, simplesmente aparecem, a gente gosta de alguém ou não, seja uma pessoa ou até mesmo um animal de estimação, os sentimentos aparecem uns com muita intensidade outros com nem tanta, mas só quem sabe o grau dessa intensidade é o ser que os sente, e se a pessoa que lhe diz essa frase não é um mero desconhecido, o que há de mal em retribuir o carinho? Lembre-se, nossa vida é finita, aproveite o agora, o amanhã ninguém pertence.
A verdade e a mentira, são como um caminho que chegaram em um mesmo local, a diferença é que, na "verdade" esse caminho traçado será uma reta e você chegará mais rápido e com menos chance de acidentes, e a na "mentira" você não estará somente em uma linha reta, mais sim em algumas ruas paralelas também, fazendo com que se atrase para o local desejado e com mais chance de acidentes.
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poesias de Amor de Vinícius de Moraes
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Poesias de Amor de Fernando Pessoa
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Poesias românticas
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
