Poesias Infantil de Chico Buarque
O amor, esse sim possui o poder de transformar tudo, maldade em benevolência, tristeza em felicidade, morte em vida, deserto em oceano, ruína em castelo, trevas em luz, dor em alívio e guerra em paz. Se existir constantemente apenas desilusão, sofrimento e lágrimas, então não é amor verdadeiro, mas sim loucura.
O problema nunca foi, não é e jamais será a Religião, muito pelo contrário, sempre foi, é e continuará sendo o Homem que a interpreta, que usufrui dela para seus próprios desejos materiais, transformando sem pudor os outros seguidores em seres controlados e cegos, sem caráter de questionamento. Religião é amor, é a busca pela paz, sabedoria, é a busca de conforto por nossas dores, sofrimentos, lutas perdidas, é o levante de nossa alma destruída. Ela não é ódio, não é guerra, não é sofrimento, não é loucura, tudo isso é coisa do Ser Humano!
Saibamos meus amados que chegará o dia em que a guerra e o sofrimento serão palavras distantes e irreconhecíveis em nossas mentes. Para tal triunfo a união e o respeito com todas as crenças se faz inteiramente necessária.
Na lua busquei o teu sorriso que me fazia feliz, infelizmente encontrei apenas vestígios que estavam perdidos junto ao vento frio da noite.
No futuro, a natureza será apenas um conto irreal e um sonho inconquistável, que farão parte da loucura humana.
Com o mesmo encanto e maestria da Grande Fênix, levantar-me-ei sobre as cinzas de meu viver, inflamarei meu âmago de nova e fortificante esperança, alçarei meu vôo rumo ao infinito céu dos sonhos, curarei minha dor através das lágrimas sagradas que jorrarem de meu coração, e todo amedrontado ser, que para mim desejar a destruição, deixarei à ele apenas minúsculos rastros flamejantes, assim saberá que ali estive presente e nada me deteve, simplesmente por que o fogo de minha luta sempre se sobressairá ao gélido e incapaz desejo da morte!
Busquei além do horizonte o amor e a paz, sei que eles existem em outra terra, mesmo assim a tristeza e a felicidade aqui estão ao meu lado. Porém, depois de muitas batalhas e dores, chegará o dia em que meus olhos irão encontrar e contemplar o caminho que me levará de encontro aos meus sonhos.
O bem que acaba de fazer é um pouco menos sabido e conhecido pelos outros, na verdade; mas fez esse bem; que é que ele queria mais?
Às vezes é mais simples e mais útil adaptar-se aos outros do que fazer os outros se adaptarem a nós.
Os homens esão demasiado ocupado consigo mesmos para ter tempo de compreender e discernir os outros.
Enganam-nos as aparências de satisfação, calma e cordialidade, fazendo-nos supor uma paz que não existe; poucas há que ganham em ser aprofundadas.
A morte só chega uma vez e faz-se sentir a todos os momentos da vida; é mais cruel temê-la do que sofrê-la.
Nunca escolhi criticar a sociedade mais como sempre devemos olhar para a situação do nosso dia a dia e ficar calado em meio de tanta evolução do mundo onde pessoas verdadeiras sabia expressar opiniões ótimas no caminho até nossa mente em saber que estamos recusando a essa escuridão .
Sucesso e realização são dois conceitos completamente diferentes. Sucesso significa ter êxito em alguma coisa, enquanto que realização corresponde a realização de um sonho.
Pessoas individualistas entendem, para estarem plenas de seus direitos como indivíduos, é necessário que suas vontades prevaleçam. Elas não tem noção de conjunto, são imediatistas e, frequentemente, estão dispostas a brigar. Elas manipulam, cobram e agem sem consideração com a vontade dos outros.
Conheça e aprenda a administrar suas emoções. Compreenda e aprenda a administrar as emoções dos outros.
Não confunda individualismo com individualidade. O individualismo corresponde a uma característica doentia da personalidade, ancorada na incapacidade de apreender com os outros e na carência de solidariedade; o conceito de individualidade encontra-se ancorado na segurança e na capacidade de escolha
Para amadurecer emocionalmente é necessário conhecer-se, amra-se, ter tolerância e saber lidar com as frustrações.
Muitas vezes é difícil entender que errar faz parte da vida, pois a culpa impede-nos de aprendermos com os nossos erros.
Tenha maturidade suficiente para entender o teu sentimento e força necessária para mudá-lo, se assim se fizer necessário.