Poesias do Leonardo da Vinci
O que destrói os relacionamentos é a falta de comunicação com amor, empatia e simpatia. Quando somos egoístas, e não abrimos mão da nossa vontade, para compreendermos a vontade do outro.
"Quando for julgar, julgue a si mesmo. Quando for amar, ame a si mesmo primeiro, para que, quando for fazer o bem, você compreenda que só começará a mudar o mundo quando começar por si mesmo. As pessoas querem exemplos de transformação, e não palavras de comoção."
Quando se vir dividido entre a sua vontade, a dos outros e a de Deus, escolha sempre a de Deus. Só Ele é digno de honra e estará sempre ao seu lado, abençoando e prosperando o seu caminho por toda a vida.
Quando compreendermos que não fomos chamados para fazer justiça com as próprias mãos, mas para guiar as pessoas no caminho do amor, da paz e da santidade, e deixarmos Deus fazer justiça em nosso lugar, teremos plena alegria e contentamento e os problemas externos são nos afetarão mais.
"Não insista em trazer para perto da sua vida aqueles que se afastam e ficam de longe quando você precisa. São como a brisa: você a sente por um instante, mas logo a sensação se esvai e é esquecida."
Se alguém decidir se afastar da sua vida, permita que o faça. Afinal, um relacionamento só é válido quando o amor é sincero, espontâneo e incondicional. Caso contrário, perde seu propósito e valor.
"Quando compreendemos que o amor é uma via de mão dupla, e que, através dessa reciprocidade e sinergia afetiva, descobrimos ser totalmente inútil andar na contramão dele, entendemos também que o amar deve ser intencional e deve ter uma empatia mútua. Senão, ele perde todo o sentido e propósito."
A santidade nos reveste de autoridade que vêm de Deus, e ela nos capacita para vivermos de uma maneira irrepreensível segundo os padrões dela, seguindo a vontade diretiva de Deus.
"Ao cultivarmos bondade, amor e compaixão em nosso interior, descobriremos o caminho para uma vida próspera, honrada e abundante."
"Somos nós mesmos que impomos limites à nossa capacidade, em todos os sentidos, quando restringimos a ação do amor, da sabedoria e do poder do Espírito Santo em nós."
Quando o amor deixar de ser apenas um sentimento em nosso interior, e tornar-se uma atitude onde ele possa expressar todos os seus princípios e valores, então nós amaremos e seremos amados como nunca fomos antes.
A morte emocional, causada pela ausência de reciprocidade em nossas relações afetivas diárias, seja com Deus, com o próximo ou até mesmo conosco mesmos, configura-se como a mais cruel e devastadora de todas as mortes. Quando o amor, outrora a fonte primária de nossa nutrição emocional, se transforma em mero paliativo para suprir carências, sucumbimos a um estado de profunda angústia e sofrimento.
Morremos espiritualmente, quando deixamos de fazer do amor de Deus a fonte da nossa vida emocional, espiritual e intelectual, através da sua sabedoria perfeita e imensurável.
A amargura é como um câncer emocional e espiritual que consome nossas forças diariamente e que só pode ser curado pela compreensão e prática diária do amor de Deus em nós e através de nós.
Só há uma coisa que pode limitar o poder de Deus em nós: a nossa falta de entendimento. Precisamos conhecer a Deus, compreender quem Ele é em nós e descobrir a nossa identidade Nele, que nos é dada pela presença do Espírito Santo.
Deus respeita tanto o livre arbítrio que você somente receberá Dele aquilo que buscar em um relacionamento íntimo. Por essa razão, ao ter comunhão com Ele, aprenda com Sua sabedoria, amor e bondade para viver uma vida plena e próspera. Não desperdice seu tempo pedindo coisas fúteis e infrutíferas que não o edificarão.
Quando verdadeiramente compreendermos que Deus é fiel apesar da nossa infidelidade para com Ele e que Ele nos ama de maneira incondicional, apesar do nosso amor parcial por tudo à nossa volta, vamos ver claramente o quanto necessitamos da Sua graça, fidelidade e amor diariamente em nossas vidas.
O maior exemplo de amor, retidão e integridade espiritual nos foi dado por Jesus na cruz. E, quando começarmos a viver uma vida ressurreta juntamente com Ele, veremos que essa unção irá nos acompanhar e mudar completamente o rumo da nossa história.
O amor é o único caminho para coompreendermos quem Deus realmente é. Pois, quando estamos amando e perdoando, nós veremos o seu amor aperfeiçoando nossas limitações e e imperfeições.
A graça de Deus só será uma realidade em nossa vidas, quando deixarmos de buscar vivermos pela nossa justiça pessoal, e passarmos a viver através da justiça de Cristo em nós.
