Poesias de Perdão
Perdoar não é minimizar a dor que sentimos, não é enxergar como legítimo o que nos fizeram e muito menos aceitar. Perdoar não é invalidar nossos sentimentos, não é apagar da nossa memória como se nada tivesse acontecido. Perdoar é respeitar a nossa dor e aos poucos tirá-la do foco das nossas atenções, porque é isso que a alimenta. Perdoar é ser valente o suficiente para enfrentar dia após dia a covardia que nos fizeram. Mais que corajoso, perdoar é um ato de superação e inteligência.
Às vezes, é necessário tirar do coração tudo que envenena o corpo, adoece a alma, trava o riso, dificulta o vôo, atrasa o passo, impede o crescimento e o desenvolvimento espiritual. Algumas pessoas chamam isso de faxina, eu costumo chamar de perdão.
Não confunda as coisas: o fato de eu tê-lo perdoado, não significa que queira continuar a ser tua amiga.
Acho quase impossível existir alguém nesse mundo que não tenha alguma coisa a ensinar, algo diariamente a aprender, alguém querido para lembrar e muita coisa para esquecer.
Quando alguém diz: 'perdoei', não significa que esqueceu, que está fingindo que nada aconteceu ou que tudo vai voltar a ser como era antes, quer simplesmente dizer: 'essa dor não me domina mais, quem domina ela sou eu'.
A gente pode até perdoar uma traição, mas só se refaz totalmente depois que perdoa a nós mesmos pela inocência de ter se permitido enganar.
Às vezes, a gente não consegue perdoar alguém porque quem precisa ser perdoados somos nós mesmos, por dar mais valor do que o que a pessoa merecia, por amar incondicionalmente, por termos sido ingênuos, por acreditar cegamente e principalmente por ter ignorado os sinais de que estava dando mais do que recebia
Imagine se não existisse a raiva, como trabalharíamos a paciência? Se não existisse o rancor, como desenvolveríamos o perdão?
Perdoar determinadas pessoas tem mais ou menos o mesmo efeito de ceifar a terra para que sejam plantadas novas decepções.
Não pense que há falta de sentimentos em mim, que não tenho amor-próprio ou sou boazinha. Não te perdoei porque você merece, mas porque eu mereço, o perdão que eu te dei nada mais é que a paz que eu precisava.
Só admira a vingança quem nunca entendeu o prazer que José sentiu ao perdoar e ajudar os irmãos que o venderam como escravo.
Cultivar sempre o jardim da misericórdia é fazer esmaecer a erva daninha da injustiça e fazer florescer a semente do perdão
Quando encontrar pessoas que tentam achar justificativas para não gostar da sua pessoa, que teu coração ofereça a resposta de Deus, a sabedoria do perdão e do silêncio!
É fácil julgar, o difícil mesmo é acolher, perdoar e se possível liberar, pois há casos que deve se deixar ir.
Se eu tiver de me apresentar a Deus agora em espírito, o meu pedido santo de sempre será atendido: perdão pelos meus pecados.
Em se conseguindo perdoar e orar ao mesmo tempo pelo irmão ofensor, verdadeiramente este tem o domínio do Espírito Santo.
Cristãos que acertaram suas diferenças e contendas contra seus irmãos, estão aptos para orar, ler e pregar nos púlpitos a Palavra de Deus, graças ao Seu perdão.
Durante o nosso relacionamento com as outras pessoas precisamos entender que, cedo ou tarde, temos de perdoar suas ofensas ou suplicá-las o nosso perdão, porque somos imperfeitos.
Deus perdoa o maior dos nossos pecados, segundo a nossa interpretação, mas não desconsidera o efeito do menor, pois todos são iguais.
Perdoa a quem você ofendeu e perdoe quando foi ofendido, pois assim Deus agirá em seu favor, trazendo-lhe os maiores benefícios.