Poesias de Luis de Camoes Liberdade
MINAS ETERNA
Minas dos sinos que tangem
E despertam vida em nós,
“Libertas quae sera tamen”,
Terra de grandes heróis.
Minas de ouro e rosas,
De sítios e ruas formosas,
Por onde a história passou...
São tantos os teus segredos
Que, aqui e no degredo,
O tempo nunca apagou.
Rios, vales e montanhas,
Os filhos dessas entranhas
São pássaros, são Minas Gerais.
Minas de sonhos imortais,
Do pássaro, doce canção;
Do poeta, a inspiração;
Dos homens, mil ideais.
Minas de igrejas e arte,
Espelhos em todas as partes
Refletem os caminhos teus;
Nos passos da Inconfidência,
Buscando a independência
Com as mãos benditas de Deus.
Rios, vales e montanhas,
Os filhos dessas entranhas
São pássaros, são Minas Gerais.
Eu me desnudo sem medo de cair, sem rede de segurança, sem véus para esconder. Minha alma é um abismo, profundo e escuro, onde apenas a verdade pode respirar.
Eu me exponho, como uma ferida aberta, sem curativos, sem disfarces, sem medo de sangrar. Meu coração é um grito, um berro de silêncio, um sussurro que ecoa, sem palavras para dizer.
Eu sou a minha própria sombra, a minha própria luz, a minha própria verdade, sem filtros, sem disfarces. Eu me desnudo, para me encontrar, para me conhecer, para me amar. Sem máscaras, sem véus, apenas a minha essência.
Eu me exponho, como um rio que flui, sem margens, sem fronteiras, apenas a corrente da minha alma. Meu ser é um espelho, que reflete a verdade, sem distorções, sem sombras, apenas a luz da minha existência.
Eu sou a minha própria criação, a minha própria destruição, a minha própria redenção, sem culpa, sem pecado. Eu me desnudo para me libertar, para me soltar das correntes que me prendem, das sombras que me cercam.
Eu sou a minha própria liberdade, a minha própria prisão, a minha própria escolha, sem medo, sem arrependimento.
(“Nudez”, de Douglas Duarte de Almeida)
Dura verdade!
Sempre fui duro na queda, chamado pelos colegas de "o último moicano aventureiro ou de o homem de gelo".
Porém em um dado momento percebi que continuo gostando da minha liberdade mas uma coisa te digo, você está amarrando os meus pensamentos e mostrando aos meus sentimentos diariamente o quanto és insubstituível.
Efeito
Assim como a água pode esculpir a pedra o amor pode romper barreiras que pareçam no momento intransponíveis.
Um ciclo defeituoso pode ser quebrado com uma pincelada de renovação, o despertar virtuoso de um coração une fragmentos, ele transforma uma centelha no escuro em uma fogueira que chega a iluminar até o céu.
Ser forte do jeito mais difícil requer equilíbrio nas ações, paciência com as memórias, e total controle entre o que é um passo dado e o que é a liberdade oferecida.
Cidadezinha do interior
Eu só queria está em uma bela pracinha do interior de uma cidadezinha qualquer, olhando tranquilamente para as pessoas que circulam em volta e admirando a igreja a frente com todo o seu esplendor.
Eu queria desfrutar neste momento da companhia agradável da Lua e das estrelas que brilham diferentes nas noites calmas das cidades pequenas.
Como eu gostaria de está sentado no banco da praça balançando os meus pés sossegadamente sentindo aquela preguiça vinda da brisa fresca.
Eu só queria escutar o barulho dos ventos batendo nas folhas e fazendo as árvores dançar.
Como eu gostaria de poder viver no seio da paz, de aproveitar do conforto da liberdade e de conhecer em alguma cidadezinha do interior a tão famosa felicidade.
Livre para Amar
Sempre gostei de ser livre, até te conhecer;
Encontrei em teus abraços e nos teus sorrisos algo novo, inesperado uma sensação de liberdade atraente, empolgante, diferente;
Agora, quero agarrar pela raiz este sentimento que está tomando conta de mim;
O amor que sinto por ti é arrebatador, encantador e muito intenso, quero sedimenta-lo em mim.
No passado me deixava livre.
correr, brincar, sorrir, sonhar...
Depois passou a ser mais exigente,
já não me deixava tão assim, livre mente...
Aos poucos cada vez mais eu era refém,
de suas mudanças, tão apressada mente,
É o Tempo, que outrora era liberdade,
e hoje é corrente.
Aquilo que eles mesmos escolheram, para usarem contra o povo, para que tenham apenas a sensação de liberdade mas, nunca serem de fato, livres.
Parece que a injustiça dominou meu pais....
Parece que cessou a verdade e a liberdade.
Parece que os homens de bem se foram e deixaram de lado sua honra sua, dignidade, sua lealdade e seu dever de proteger os seus filhos e o país.
Parece que o direito de falar foi removido.
Parece que os Ditadores se tornaram heróis.
Parece que as forças Armadas perderam sua força.
Parece que o dinheiro e o medo deram as mãos.
Parece que os verdadeiros heróis vão lutar e virar mártires.
Parece que meu pais foi comprado.
Parece que Deus nos deixou de lado no meio do caos.
Parece que as crianças são o alvo.
Parece aquela cena de filme, onde o sacrifício terá que ser visto para que acreditem.
Parece que não tem jeito, mas para quem ainda busca o que lhe é de direito é apenas questão de tempo, para que a luz acenda no meio dessa escuridão e o povo ache a direção, pois do coração deles, fugiu a razão e....
trocando os pes pelas mãos não aceitaram correção.
" O sonho que não sonho ao teu lado
não é nem metade do sonho que sonho
por isso componho
para ver no sonho
a beleza da tua poesia
até que saias do sonho
para que sejas minha companhia
de verdade
até lá vou curtinho o sonho
e essa inevitável saudade...
Ele : fica comigo
Ela: não,você é muito novoe feio pra mim .
- O Tempo Passa e o menino vira homem, ela o rever
e depois de um tempo pergunta a ele
Ela : ei,fica comigo?
Ele : Não, Prometi que depois daquele fora que levei a anos só iria ficar com pessoas que olhasem o conteúdo e não a embalagem .
Quando palavras ferem mais que projéteis, no calor da discussão.
O silêncio será o escudo do coração.
Adeus SOlidão
Momentos difíceis, infelizmente passei
“Amigos” sumiram onde foram não sei
Sozinho no mundo fiquei a mercê
Da sorte, do mundo, mas não de você
No fim de uma noite
Já Triste e cansado
Um Oi que surgiu
Fiquei abalado
Será que é comigo
Ou um Hacker invasor
Mas era você, meu anjo do amor
Ao te ver
Tão linda e serena
Cabelos tão longos
E a pele morena
O brilho nos olhos
O ton da sua voz
Uma grande paixão
Criou-se entre nós
Você me ouve
Eu te ouço
De dia de noite
Sem tempo e sem hora
Amigo é amigo
Solidão não mais me devora
Como duas pessoas
Que nunca se viram
Se entendem tão bem
Será força dos Deuses
Ou força do Além
Certamente não sei
Mas te agradeço por tudo, obrigado...Amém!!!
Adeus Solidão.....
Iludime com o amor.
O amor iludiu-me.
Por ti lutava.
Por ti lutei.
Por ti chorava.
Por ti chorei.
Por ti amava.
Por ti amei.
Por ti ficava triste.
E por ti triste fiquei.
As vezes o final chega depois de muito tempo, muitos anos, outras vezes tão cedo,
tão precoce. Seja como for cedo ou tarde, maduro ou jovem, longo ou precocemente chega. Assim como não nos preparamos para o início, somos também surpreendidos com o final.
Para minha menininha
Você já deve ter recebido algum presente especial muito bem embalado dentro de uma caixa. Foi uma agradável surpresa que lhe deixou muito feliz e você nunca mais esqueceu aquele momento.
Comigo aconteceu exatamente igual quando conheci você.
Eu não esperava ganhar de Deus algo tão valioso! Você é o presente mais lindo que recebi. A embalagem guardo até hoje na minha memória, pois dentro estava você. Era uma embalagem enfeitada e iluminada com luzes angelicais. Brilhava intensamente!
O presente, você, guardo no meu coração.
Afinal, com você aqui, sinto a cada dia o verdadeiro significado do amor.
E por falar em amor: eu amo você!
Não desconte em mim sua raiva quando estou tentando te ajudar a solucionar vosso problema, pois, se acontecer, tenha certeza de que será a última vez que terá a minha ajuda pra resolver algo. Não por rancor, mas sim por ter mente e lembrar que não preciso ser abatido novamente e muito menos feito de latrina pra vc descarregar suas merdas quando sentir dor de barriga ✍🏽💭
Passar bem, boa noite, tarde ou manhã.
Talvez você olhe pra si se questione o porque é tão vazio talvez,sua vaidade tenha tomado você ou um vicio,preguiça e se vê incapaz mas sabe
é inevitável ter que passa por isso talvez surja um sentido em cada momento que vivemos ai se percebemos
Fica, onde os abraços forem de verdade, os beijos sentidos, e independentemente do lugar, a sensação for de casa. Fica com quem mesmo sem saberes,
Te faz dançar.
No fundo é isto que todos procuram, a subtileza de um afecto, capaz de se repercutir por todo o intervalo de tempo de uma vida. É provavelmente o mais profundo traço de personalidade, que naquele circulo mais próximo de intimidade, gera todo um mundo de sentimentos e emoções. Quem tem, dá por simplicidade, e é essa gente que temos que manter perto, mesmo que longe, e junto, mesmo que distante. Gente que façam o que fizeram, estejam onde estiverem, estão em mim, e eu, com elas também.
Chamo.lhes, gente de retalhos… Fazem.nos sentir gratos, por tanto delas, existir em nós.
Não sei se somos nós que fazemos o nosso destino, ou se por outro lado, como se fosse um amanhecer, o vamos progressivamente aceitando. Sei que aquilo que fazemos de bom, ecoa por toda a eternidade nos corações de quem tocamos por vezes até sem encostar. Sei que apaixonados, conseguimos a visão mais simples e despida da vida. E sei também, que há no mundo quem nos faz ser, o melhor que podemos ser.
E sempre que lembramos dessa gente, quase parece que o nosso olhar os alcança. Ficamos ali, num pequeno instante em suspenso, o suficiente, para que inconscientemente se esboce num subtil sorriso,
a imagem da saudade.
