Poesias de Gregorio de Matos Guerra
A raiz não se vê, mas sustenta; a palavra não se toca, mas transforma – tua presença em mim é semente que floresce eternamente.
Caminhar é medicina que acerta: endorfina que liberta, dopamina que desperta, serotonina que alerta.
Coisas boas, raras e valiosas que tanto nos encantam fazem-nos vulneráveis, pelo medo de perder que sempre nos acompanha.
Na ânsia de catalogar desejos, sofrimentos e identidades, transformamos a complexidade humana em produto vendável, enquanto perdemos de vista a essência do ser.
A tecnologia democratizou a fala, mas também criou megafones para discursos vazios, agressivos e oportunistas.
Quando tudo é permitido e nenhuma escolha tem peso, a liberdade se torna fardo, e a existência, um território estéril, onde nada importa de verdade.
Enquanto insistirmos em acreditar que leis, política e ideologias resolverão todos os dilemas da condição humana, permaneceremos órfãos de sentido.
O psicologo Skinner, da escola Behaviorista, foi um sujeito de sorte: ele se comunicava com ratos e pombos por meio de estímulos, e sempre tinha respostas!
Não foi a rede social que gerou o vazio intelectual; foi o vazio que ali encontrou seu palco ideal.
Interatividade não é liberdade; é só a possibilidade fantasiada de escolha, a facilidade disfarçada de voz.
Entre a conveniência de seguir tendências e a inteligência de produzir tendências, revela-se a essência e a competência de cada um.
Todo poder que não passa por um sistema de pesos e contrapesos, critérios e balizas tende a degenerar mais rapidamente.
Não existe sofrimento pequeno, sem razão, ou menor que outro. Existe sofrimento de cada um. O sofrimento é único e é incomparável,impossível de ser medido por quem não o sente. O sofrimento não deve ser ignorado ou diminuído por ninguém. Apoiar alguém que sofre, é compreender que as causas e a dimensão do sentimento do outro é incompreensível, e que ninguém têm a solução mágica para o sofrimento do outro. Apoiar alguém que sofre é estar ao lado, disponível para ouvir, e dizendo: estou aqui para o que precisar!!
Seja simples. Às vezes tentamos ser mais do que podemos por motivos irrelevantes. Não mude seu jeito só para provar algo que você não é. Seja autêntico, seja original, em um mundo cheio de cópias e máscaras, a verdade ainda tem valor.
A escola tem abandonado a formação humanista e crítica, cedendo ao pragmatismo do mercado e negligenciando a educação moral.
O capitalismo nos faz crer que tempo é dinheiro, mas não podemos esquecer que o tempo, por si só, já é nossa maior riqueza.
Para evitar seletividade nos julgamentos, são necessários senso crítico, boa vontade, disciplina e exercício diário.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp