Poesias de Gregorio de Matos Guerra
Com asas velozes o tempo voa, e distraídos que somos, avançamos sem perceber a distância que deslocamos no espaço temporal fe nossa efêmera existência material.
A felicidade do passado é para ser lembrada, a felicidade do presente para ser vivida e a felicidade do futuro para ser almejada.
E eu fico pensando nesta vida, tão sábia e tão peralta, em meio a tantas coisas tristes me fazendo rir um pouco de quem me traiu por uns "punhados de níqueis". Num cenário de caos, poderá ter que tentar flutuar com o sobrepeso na alma, na consciência e na bolsa...
O mistério da existência não é dado a qualquer um, mas para aquele que dá tudo e mais alguma coisa em troca de obtê-lo.
Quanto ao politicamente correto: só crianças acreditam que mudando o nome de algo, ele passa a ser o que elas desejam.
Um alunado que condena seu professor a um grande sentimento de culpa é um colegiado fútil. Pior ainda, é alguém frequentar o colégio com a aparência de aluno e não ser um deles com objetivo nobre.
Os que têm preguiça de trazer o livro didático ganhado à escola são os mesmos que largam o professor falando sozinho e saem correndo, derrubando as cadeiras e mesas para pegar o lanche.
Na aula de Ensino Religioso, vi crente ligar sua música gospel no telemóvel, e se o professor pedir para desligar, é o Satanás o impedindo de fazer o trabalho missionário.
Quando começa o turno na escola, parece que todo mundo é amigo, é bom dia para cá, boa tarde para lá ou boa noite, enfim essa fantasia dura até quando precisamos de alguém para nos dar razão em detrimento de um preço qualquer.
Tudo é impermanente, não há constância; tudo se transforma e renasce. Nada compensa nossa paz e bem estar interior.
A vida está cheia de desafios, e não é porque surgiu um obstáculo no seu caminho que você deve desistir, para contrário encare os desafios do cotidiano como campo de treinamento para você se fortalecer.
A minha essência é lecionar, se me aposentar o que serei eu? Se a escola me deixar, eu também me deixarei, mas sinto que se cansaram de mim. Como não se cansar deles?
O ventilador giratório voltado para baixo, soprando o egoísmo daquele que nem tem um pequeno em casa, seu desejo é de desforra. Velho ventilador adestrado não ventila a todos, mas seu barulho atrapalha a sala toda: custo-benefício injusto.
Discriminemos com fumódromos os fumantes e seus cigarros, para que respeitem nosso direito de viver saudavelmente e não prejudiquem o meio ambiente.
Não se pode discriminar a dor de cabeça sem primeiro fazê-lo à cabeça que dói, e a todo o corpo por causa também da mesma dor.
A ideia de céu e inferno é a forma divina de Segregar o pecador. Por que não punem só a ação, mas o abismo é para os do Diabo.
Quem não tolera divergência nem dentro da sua própria opção político-ideológica -- como se a política fosse o lugar por excelência das certezas absolutas -- não tem maturidade para opinar em nenhuma questão pública.
Caminhando e se fazendo admirar, passa por todos que, com a face congelada, nada podem fazer além de suspirar. Caminhando na areia sem com o mundo se importar, lá vem ela, sempre bela, sendo observada até mesmo pelo mar. Para nós isto já é fato normal, saber que as mulheres do Brasil são as mais lindas, herança de um país tropical. O mundo todo se rende a esta realidade e confirma que a história é verdadeira, a mulher mais linda e sexy do mundo, sem sombra de dúvida, é mesmo a mulher brasileira.
Na minha juventude fiz muitas concessões ao culto brasileiro do medíocre e do banal, porque temia desagradar as pessoas. Era como se eu tivesse vergonha de ser mais concentrado e mais sério do que aquele bando de avoados e dispersos em torno. Só me tornei um homem maduro quando me livrei dessa fraqueza.
A coisa mais abominável do mundo é o conformismo preguiçoso que se dá ares de simplicidade evangélica. A falsa humildade do medíocre é a delícia dos demônios.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp