Poesias de Gregorio de Matos Guerra
"Inteligência é algo que pode ser desenvolvido. Até mesmo com as dificuldades, todos possuem capacidade, mas existe aqueles que tem um desejo maior em conhecer e, isso os diferes dos outros."
[...] a filosofia, quando o é de verdade, não reside nos textos, nas 'obras' filosóficas, e sim no filosofema, no conteúdo essencial de uma conexão de pensamentos, intuições e outros atos cognitivos que forma o mundo e o estilo próprios de um determinado filósofo. É isto o que nos permite distinguir entre 'as obras de Aristóteles' e 'a filosofia de Aristóteles'. (Esta distinção é impossível em literatura: em que consiste a poesia de Shakespeare senão nos textos de Shakespeare?) Há filósofos sem obra — a começar do pai de todos nós: Sócrates —; há filósofos cujo pensamento nos chega por obras escritas por testemunhas ou por ajudantes (não conheceríamos o pensamento de Husserl sem a redação de Fink). Mas não há filósofo sem filosofema — e aquele que publique dezenas ou centenas de livros eruditíssimos, com opiniões de estilo filosófico sobre assuntos filosóficos, não se torna por isto um filósofo. A filosofia de um filósofo não está em seus textos, mas num certo modo de ver as coisas, que é transportável para fora deles e participável por quem quer que, saltando sobre os textos, faça seu esse modo de ver, integrando-o no seu próprio.
"A matéria é a própria interação de si mesma, só que é apresentada de forma simples, por não ser possível enxergar que nas suas propriedades transformadoras superiores, além da energia e matéria escura, existem infinitas reações desencadeadas interligadas que fazem a matéria se comportar de forma autônoma.
"Não espere o sucesso sem suor. A História é feita de Revoluções, e não vai ser diferente pra você. Evolução é essencial."
"Se há vontade, há resultados. Busque suas forças até a última fagulha de esperança, pois é dela que nasce a mudança."
Procurando vida fora de casa, que vacilo, não estamos cuidando nem de nós, queremos cuidar dos outros.
O amor não muda, e não, não está nada bem... As vezes acho que sou covarde por estar perdendo quem eu amo, mas não posso segurar ninguém, pássaro quando cresce quer logo bater as asas, voar e conhecer novos horizontes.
Atirar-se para o conflito com sucesso, saindo da zona de conforto, exige tempo de reflexão, o mesmo de descompressão de um mergulhador.
No casarão, ele, de um silêncio aterrador e um gato com olhar de interrogação que desaprendeu a miar.
É possível que o amor morra. Mas há também a infeliz certeza de que os restos ficam dentro de nós a nos assombrar. Não passamos, pois, de cemitérios ambulantes.
A maturidade me ensinou que não devo falar tudo o que penso, ou que não devo falar de qualquer forma a qualquer hora. As verdades são temporais. Fatos esclarecidos com a cabeça fria, apoiados na razão e empatia impedem ações levadas pela emoção. É sábio refletir, mudar de opinião e de atitudes também, se preciso.
"O charme da vida: é o amor! É ser temente a Deus,é ter no peito uma fé inabalável e ser usado pelo Espírito Santo !".
A escrita poética quando usada como ferramenta de mudança, esperança, troca de experiências, apresentação de sonhos e realidades, paixões e amores entre tantos outros temas significativos, pode e deve ser objetiva e subjetiva no compartilhamento e dissipação de conhecimentos empíricos ao grande público universal, desta forma sendo tratada como arte viva e pulsante nos corações e mentes dos escritores e leitores.
Um mentiroso é como um diretor de cinema que faz alterações no roteiro sem consentimento do roteirista do filme.
No Brasil, agir com a maior boa-fé e sem visar a nenhuma vantagem imoral torna você um réprobo, um inimigo público.
" Uma vida transforma pelo Eterno, sempre ajuda à transformar outras vidas, A nova criatura em Cristo, emite o brilho, a beleza, o poder, o amor e a suficiência de Cristo e do Evangelho"
"O Evangelho não foi feito para agradar pessoas, os Evangelhos são boas novas de Deus para levar o ser humano ao arrependimento e para ele ser salvo."
De outrem advêm o conhecimento. Mas o reconhecimento é uma analise fática da nossa própria conduta. Obter um e esvair-se do outro, demonstra quão grande está involucro a pobreza espiritual.
Hoje as pessoas só agem por interesse próprio. E ainda acreditam que te estão beneficiando. Nunca vivemos um caos existencial onde a fraternidade é quase nula.
