Poesias de Gregorio de Matos Guerra
Ver o próximo como a Palavra de Deus ensina, significa ver cada um como nossa própria imagem no espelho.
Tornar-se como criança não significa abrir mão da capacidade de pensar, refletir, pesquisar e estudar e sim, ser capaz de gozar com intensa e verdadeira alegria a vida que Deus nos deu.
Nossa cultura valoriza a impessoalidade, conspira contra relacionamentos verdadeiros e comprometidos; nela. ouvir torna-se uma virtude cada vez mais rara.
Sonhos são as construções da lógica do desejo e do inconsciente, cujas manifestações nos revelam o que não temos coragem de admitir que existe em nós.
O verbo mais empregado na relação que temos com a Bíblia é ouvir e não o verbo ler. Advertências para ouvir são mais presentes do que para ler, uma vez que vivemos numa cultura que valoriza a impessoalidade, que conspira contra relacionamentos mais íntimos, verdadeiros, comprometidos, pragmáticos, funcionais. superficiais. Ouvir torna-se cada vez mais raro.
Nenhum amigo preencherá as lacunas da nossa alma ou da nossa solidão, mas é na amizade, com todas as suas limitações, que experimentamos a liberdade.
A explicação do acontecimento é manifesto através do olhar da Psicanálise, a evidência dos acontecimentos é manifesta através do olhar da Medicina e Psiquiatria.
"Existem pessoas que se vangloriam por suas notas altas e seu QI, se achando conhecedoras do saber, mas a questão é que, pensando racionalmente, notas altas não definem nível de conhecimento, nem QI altíssimo lhe confere grande grau de inteligência, pessoas que se enaltencem por essas coisas são idiotas, e vivem uma vida sem sentido, pois sua felicidade se baseia em números e como pode impor tais coisas a outras pessoas com notas inferiores, seres assim são apenas um retrocesso no processo da evolução".
O tempo sempre foi e sempre será o meu professor de vida. Além de ensinar, aplicar provas, ele vai me dar a nota que eu merecer.
"É como se a existência humana fosse uma ilusão de realidade no tempo e no espaço, algo insignificante e sem sentido, na incessante busca de sentido e significado, só que sem resposta ainda".
Que as palavras presas dentro do peito, sejam de facto livres, para pronunciar e denunciar o grito preso na alma, e que se quebrem todos os grilhões da censura, que ora tentam ocultar e silenciar as verdades que precisam ser democraticamente ditas.
Mulheres são seres humanos, com direitos e responsabilidades, mas parece que esses direitos não estão sendo resguardados.
Uma crítica negativa e destruidora nunca virá de alguém que faz mais ou que está acima de você, este tipo de pensamento crítico sempre virá de alguém que faz menos, aquele que está abaixo...
A ordem social depende da ordem fundamental da mente humana, baseada nas constantes universais a que me referi outro dia. Se esta se perde, as próprias leis se tornam instrumentos de desordem, e toda esperança de restaurar a ordem por meios jurídicos e políticos é vã. A ordem da mente depende da cultura, da religião e da arte -- se estas se corrompem, tudo está perdido.
Quando se pode ter uma única representação daquilo que se pode ser, não existe a oportunidade da representação do todo para uma escolha consciente.
"O conhecimento é uma chave para as diversas portas que abrimos na vida, mas o principal, é que ele possibilita trancar a ignorância".
"Se houver buracos no seu caminho, lembre-se que até mesmo aquelas estradas em péssimas condições, ligam pontos importantes. Lute por essa vitória na corrida da sua história".
