Poesias de Gregorio de Matos Guerra
Pode-se viver com relativa paz num lugar sujeito a terremotos; mas ninguém constrói equilíbrio permanente num chão sempre em guerra.
Dizer que os judeus em seu todo são maus e desejam governar o mundo é estúpido e insensato, pois a maioria dos judeus é como a maioria da população mundial, ou seja, existem apenas para alimentar a máquina bélica.
A história demonstra que não é a superioridade numérica ou o maior poder bélico que vencem uma guerra, mas a simples motivação de seus soldados.
Viver em paz é a riqueza de poucos indiferentes , que talvez não sejam tão diferentes dos ricos da guerra e da selva.
"Os alemães devem ser anjos ou santos para esquecer e perdoar o que eles sofreram duas vezes com injustiças e atrocidades em uma geração, sem que eles tenham desafiado os aliados. Se nós norte-americanos fôssemos tratados assim, nossa vingança pelo nosso sofrimento não conheceria fronteiras."
Armas, bombas, chocolates que não derretem, computador, margarina... O ser humano sempre foi criativo em questão de guerra.
"Em toda batalha temos a sensação de desordem, euforia, no entanto, para que haja alteração seja no que for encare a guerra, dessa forma tenha a certeza que a paz vira".
Nem sempre se manter armado é sinônimo de futuras vitórias.. Saber ganhar, sem precisar ferir. É resultado de inteligência!
As guerras começam sem perceber nas nossas famílias, tenho visto muitos lares em desarmonia, filho que não fala com pai, irmão que não fala com irmão, neta que briga com avó, marido discutindo com esposa, agressões verbais e físicas enfim, precisamos mudar esse cenário, amando mais e respeitando as diferenças.
Pessoas são felizes por fora, mas ninguém sabe o que se passa por dentro. Pode ser tristeza ou solidão, mas uma coisa é fato: dentro de cada um há uma guerra em andamento.
Fazemos guerras sob a testemunha dos nossos próprios olhos, criando mundos onde só o ego alcança; criando deuses institucionalizados e os templos dissolutos com cercados de pavor... o amor doado ao amado é de um falso altruísmo; o olhar ao necessitado voa a jato e à superfície...
A ideia de que só teremos paz se outros desaparecerem, pode ser usada também de forma recíproca, por isso, não é o melhor modo de buscar a Paz.
As mais intensas guerras são travadas no campo ideológico, neste cenário intelectual não há espaço para amadores.
Religiões fazem as guerras, qual delas é a melhor para arrebanhar mais fieis, para cultuar a violência.
Seu país lhe chama pelo seu coração, enquanto oferecem essa sua cabeça, numa bandeja de honra e ilusão.
Sociedade que manipula, ainda querem chamar de República, com seu hino de democracia, vive uma guerra social cada dia.
"Antes eu achava que os homens ficavam grisalhos porque tinham trabalhos estressantes com decisões estressantes para tomar, agora eu acho que começa a acontecer quando os homens começam a sentir nos ossos que os grandes momentos da vida deles não eram tão grandes quanto esperavam, quando o mundo real começa a se infiltrar."
'Amigos' que não lutam suas guerras, não merecem estar nas suas vitórias, que dirá no seu esquadrão.
Todas as guerras travadas em nome de uma religião são imorais, preconceituosas e no mínimo degradam a espécie humana.
A espada de todo Cavaleiro do Senhor desde as cruzadas possui duas laminas afiadas de cada lado. Em um dos lados ela corta por amor consciente a liberdade e da outra por paixão cega da escravidão.
