Poesias de Amor Proibido
Decepção
Decepção, é a desilusão de ser enganado por quem confiou.
Por sentir escapar entre os dedos, algo que pensava que ganhou.
Por não mais confiar em quem tanta confiança depositou
Por não sentir o mesmo timbre da melodia que o encantou.
Decepção, trás dor no coração de quem tanto amou.
Trás tristeza em meio a alegria que espalhou.
Decepção é um vaso valioso e protegido que se quebrou.
É uma facada no peito de quem só amor depositou.
J C Gomes
Desprezo
O desprezo no meu entender, é a arma dos perversos, dos desalmados, dos cínicos e dos covardes, pois não podendo mudar uma situação em que não concorda, ao invés de discutir a questão, simplesmente despreza o oponente como se o mesmo não tivesse nenhum valor, tenho pena desses tais, pois quase sempre são os mesmos que não suportando a perda, voltam pedindo perdão, e não querem ser deixados para trás.
Os humildes de coração, resolvem uma questão antes que o sol se ponha sobre sua cabeça, pois os desprezados sofrem por não poderem se defender, mas os desprezadores correm o risco de não terem tempo de se retratarem ainda nesta vida, e sendo assim nunca se retratarão pois a vida termina e mortos estão.
Já me pagaram com mal muito bem que fiz nesta vida, mas nunca desprezei esses tais, sempre procurei dar uma oportunidade de resolver o problema, pois a vida é pra ser vivida em sua plenitude e se seu coração está amargurado e você anda desprezando alguém por isso, digo, que nada há encoberto que no seu tempo não venha a ser descoberto.
Se retrate enquanto ainda há tempo, pois enquanto a vida a esperança de dias melhores, não deixe para amanhã um pedido de perdão, pois pode estar fazendo sofrer um irmão que um dia pode ser o único a segurar a sua mão.
J C Gomes
O poeta/escritor
O poeta/escritor, é o indivíduo que sente na lama o aroma de uma flor.
O poeta/escritor, não consegue guardar seus sentimentos mas transmite disfarçadamente em forma de poesia o seu labor.
É o indivíduo que transfere para o papel a sua simples ou imensa dor.
Esse cara consegue tirar de suas experiências o amor em forma de louvor.
O poeta/escritor consegue ver no mais profundo do seu ser um lampejo de amor que você teima em esconder.
Ninguém foge de um poeta/escritor, pois ele vê onde ninguém vê, mesmo na maior escuridão do seu ser.
As janelas da alma ficam sempre abertas para um poeta/escritor, pois mesmo escondido ele vê tudo em forma de amor.
Um poeta/escritor canta um conto ou conta um canto, mas transforma tristeza em alegria… em encanto.
J C Gomes
Já fui feliz um dia
Quando fui o mais importante dos homens naquela fábrica, e tantos a desejaram, e só eu levei o troféu, fui encontrado pelo amor e pensei que estava no céu.
Quando você disse pra mim que eu seria pai pela primeira vez, um herdeiro você me deu, e meu príncipe nasceu e confirmou que realmente conquistei um espaço na terra para lutar pelo que é meu.
Quando você disse pra mim pela segunda vez, que eu seria um rei, pois uma princesa de ti pra mim nasceu, que alegria tremenda foi ser confirmado o presente que Deus me deu.
Quando depois de muita luta, compramos nossa primeira casa, com o nosso suor essa luta chegou ao fim, sim fui feliz pois Deus deu vocês pra mim.
Quando na segunda fase dessa vida pensando que estava sozinho, meus frutos sorriram pra mim, aqui estamos papai para você voltar a sorrir.
E aventuras vivemos, comemos por aí, viajamos por todo lado procurando nos divertir, fomos desprezados sim, mas conhecemos pessoas que nos ajudaram no nosso caminho seguir.
Sim, eu fui feliz um dia, e outro e outro, jamais deixei de ser feliz, mesmo quando o dinheiro faltou, vocês estavam comigo para dessa vida, conseguimos encontrar a felicidade no pouco que nos restou.
Hoje nesta terceira fase, minhas crianças me fazem sorrir, pois de vocês mais três frutos dos meus frutos deixaram aqui, espero vê-los crescidos e novos frutos me presentear, sim eu sou feliz, pois Deus sorriu pra mim.
J C Gomes
Se você me amasse um tantinho assim!!
Se você me amasse um tantinho assim, só em ouvir te amo já estaria feliz, pediria pra repetir para lembrar quando quisesse, te faria minha rainha e seu súdito eu seria, nada me importaria, você ao meu lado é tudo o que eu mais queria, se assim fosse, a vida pra mim sorriria, nunca mais de amor sofreria.
Hà se você me amasse, ao menos um tantinho assim, o suficiente pra me agradar, pois não preciso de muito, com esse amor posso ao menos te abraçar, e assim fazendo, nosso amor vou cultivar e em cem por cento esse pouco amor vou transformar, e com tanto amor você vai regozijar, e feliz será.
Se você me amasse um tantinho assim, com certeza esse amor transbordaria em mim como se fosse um tesouro dos anjos e serafins, em uma arca colocaria você que seria o maior dos tesouros que Deus daria pra mim, e mantinha o seu brilho, para meu coração pra ti sempre sorrir.
Se você me amasse um tantinho assim, saberia que respirar o mesmo ar que você nesse imensidão de mundo já me faz feliz, imagina colher esse ar com a minha boca através da sua, em uma só respiração, nos tornando um nessa mesma imensidão.
Hà se você me amasse um tantinho assim!
J C Gomes
Criança ser.
Quando corríamos feito loucos, quando os sonhos corriam soltos, quando a realidade era uma utopia, quando todas as invenções aconteciam, quando ser criança era somente criança ser.
Que tempos bons, quando sentávamos em roda de colegas só para ouvir um mais velho contar histórias que nos faziam viajar, quando entrávamos em seus caminhos e encontrávamos o que só nos sonhos poderíamos ter por lá.
Quão maravilhoso era o tempo de criança, nos meus tempos, não havia preocupação, pois mesmo sem conhecer, uma criança faz a vontade do Criador, não esperar nada do amanhã, pois o amanhã seu mal se fará mas ele bem educado preparado estará.
Na essência, sempre; ontem, hoje e amanhã, toda criança tem o direito de não se preocupar, só brincadeiras e uma mãe e um pai para sustentar e o educar. O futuro de uma criança, não está no fato de criança ser, mas de quem o leva para o caminho do bem conhecer.
Criança, o futuro do mundo, alvo do inimigo do Criador, pois se alguém destruir uma criança, privando-a de criança ser, que futuro terá essa nação, se destruir o maior bem que o criador nos deixou conhecer.
Pais e mães dos tesouros de Deus, que permitiu que fossemos seus tutores, dando-nos poder de decisão por eles, sem tolher-lhes o seu maior poder, o de criança ser.
Quando uma criança nos deixa ainda sem ser, no ventre ou nas guerras, ou nos leitos de dor, partem sem ao mal pertencer, saiba que Deus os levou para ele mesmo criar e sempre com eles viver.
J C Gomes
Na vida me formei
Em nada sou formado a nível superior, não tenho faculdade mas na lida sou doutor, não tenho doutorado pois na vida me formei, trabalhando de sol a sol aprendendo diretamente no campo, tendo Deus como professor e assim ele me formou.
Sou um vaso na mão do oleiro, que não se enche jamais, aprendo um pouco aqui, um pouco ali e sempre quero saber mais, leio de tudo e retenho o que é bom, nada é ruim no total, se filtrarmos com carinho, sempre tem algo de bom para nos ensinar o caminho.
Ninguém é dono da verdade, cada um tem a sua, se ouvirmos cada parte, verá que tem seu fundamento, e com certeza terá utilidade o que aquele quer falar, talvez não saiba se expressar, mas estudando e pesquisando encontramos outros que pensam igual e verás que a suposta verdade nem sempre verdade será.
A palavra de Deus é contundente, mexe com toda gente sacudindo toda mente, mas entre as linhas fala mais que as letras, observe o espaço vazio e verás que mais sabe aquele que sabe como ler, mesmo sem ter um professor para nos induzir a aprender.
Então resumindo, não é um certificado ou um diploma que nos faz sábio ser, mas aquele que ouve e aprende a aprender, o diploma é muito importante para ter um caminho a seguir, mas não significa que esse caminho é o mesmo caminho que tu vais concluir.
Não quero com esse poema induzir a não estudar, queria eu ter tido essa oportunidade, incentivo sim que se estude bastante e se forme no que desejar, só não esqueça que a vida aliada a didática, pode um caráter ainda melhor formar.
J C Gomes
Porque mãe?
Porque mãe? Muitas vezes dizemos que criar um filho é ser mãe, mas temos em mente que várias são as formas de ser mãe, quando sabemos que mãe de acordo com o desejo de Deus, é a que recebe em seu ventre uma semente de seu amor, que durante nove meses o prepara com ainda mais amor, pois agora são dois amores gestando um outro, mas…
Que me perdoem as mães que têm esse privilégio e não dá o devido valor, tem mães que deixam seus filhos contra a sua vontade, é compreensível, muitas vezes conduziu-o até a luz, mas não carregou em seus braços por motivos aleatórios a sua vontade, essa foi mãe de verdade.
Tem pai que cria seus filhos por ausência de uma mãe, por razões mil, às vezes por não conseguir impedir, por uma trágica situação, mas tem os que assim o fazem por não pensarem nas consequências de uma separação, somente homens são, pães talvez, mas somente pai serão de sua atual geração, mesmo criando com afinco e dedicação, não fazem mais que sua obrigação.
Existem mães que nunca deveriam ser, pois foram escolhidas e decepcionaram Deus em sua missão, receberam do Criador tão grande louvor e disseram não! Tiveram a chance de criar um novo ser que pra Deus tinha muito valor, mas não foi capaz de manter isso em sua mão, às vezes até causando muita dor.
Tem mães que por consequências desagradáveis e até trágicas, ou violentas, tiveram de se conter, mas ao sentirem esse ser crescendo em seu ventre, amaram mesmo não sabendo de onde vem a semente, só importando que fará desse intruso um milagre para muita gente.
Tem mães que escolhem ser Mãe, amam a toda criança que em seus braços lhes põem, dedicam suas vidas para criar esse ser, que nem dela nasceu, mas através do amor, a ela vai pertencer e vai crescer e homem ou mulher de caráter vai ser.
Tem muitas formas de ser mãe, mas somente uma tem valor para o Criador, aquela que cuida do ser que Deus lhe confiou.
JC Gomes
Adolescente, quem sou?
Adolescência, fase confusa da vida da gente, tem dias que simplesmente estamos contentes, tem outros que tudo parece diferente, época da vida em que ninguém confia na gente, nos chamam de aborrescentes, mas não se colocam em nosso lugar para saber o que a gente sente.
Deixamos de ser crianças, mas não sabemos o que vem pela frente, adultos ainda não somos para decidir o nosso caminho, pois nem somos crianças para da mãe soltarmos a mão, mas não podemos decidir nada e nem tomar nenhuma decisão.
Sonhamos que tudo é possível, mas não mensuramos os perigos desta vida, como se fôssemos viver para sempre, arriscamos demais sem olhar para trás, não tememos o perigo pois somos adolescentes, e como sabem ninguém confia na gente.
Não planejamos ainda o nosso futuro, pois o que importa é o aqui e agora, pois logo tudo vai passar e se não aproveitarmos esse momento, pode ser que nunca o vivamos a frente, afinal em poucos anos toda essa história vai ficar somente na memória.
Que período louco vivemos nesta fase, sendo somente adolescente desde que não nos casem, pois somente ilusão é o que queremos manter em nossa mão, não pensamos em nada, justamente para não deixar a ilusão escapar, pois a realidade está logo ali a nos esperar.
Só não podemos cometer erros que a nossa vida vai ceifar, ou dias de dores que não podem em um ato cancelar, sendo assim devemos ouvir nossos pais para a vida longa prometida por Deus abraçar, e desfrutar de uma juventude com futuro e lembranças da adolescência cultivar e para o futuro prometido na palavra regozijar.
JC Gomes
O Intercalado
Desvairados paradoxos da vasta plenitude
Em travessia ao oeste d'entre a longitude
Tendencioso adverso do pleito inelegível
Relativamente óbvio ao inerente substituível
Condimentada és a inabalável perplexidade
Diante da gramatura subjetiva na simplicidade
Serás tão eloqüente e insolúvel a nossa dança
Que renasce na cupidez da aguçada mudança
Sobre o Sol na chuva com nuvens e arco-íris
Então, o amor é emoldurado em lambris
Festejando São João
Noite de São joão
não ouço nenhum rojão
O céu não está estrelado
Nem tem forró animado .
Onde teria ido João
Deixando a gente aqui nesta agonia
Na noite que seria a mais fria
Mas que virou calorão
A noite que devia ser boa
com festança no arraiá
Deixou os convidados
todos em grande aflição
Enquanto João não vem
vou dar jeito nessa lerdeza
Fiz pipoca, fiz quentão
convidei a vizinhança
prá começar a festança
cada um procure seu par
Não tem fogueira prá pular
Mas tem música boa prá dançar
Guloseimas prá saborear
Eu pensava que seu coração
Estava sendo acariciado
Em com todos cuidado
Sendo ocupado pelo meu
Percebi que está sendo enganado
Seu coração já estava ocupado
Por seu ego, inflado
Só você não percebeu.
Coração é um músculo
E você atrofiou o seu!
Quando a vida me pergunta
Se estou sendo forte
Respondo:
Até aqui Deus tem me levado no colo.
Continuo com Fé, essa Fé significa confiar em Deus nos bons e maus momentos mesmo que isso inclua algum sofrimento até ver o braço de adeus revelado em minha vida.
Sempre que eu caio e tenho vontade de desistir, eu me lembro das palavras de Deus:
Não temas
Seja Forte e Corajosa
E é isso que me mantém forte e tendo fé.
Assim continuo
Firme, amparada por Deus.
insuficiente ,
Insuficiênte pra ti
Insuficiênte até pra mim,
o que um um dia eu achei
que seria um para sempre,
hoje chegou ao fim.
Infelizmente até às histórias mais belas tem um final,
a nossa nem chegou a ser uma delas,
porque antes disso você foi e colocou um ponto final.
A paixão é algo difícil de se lidar.
As pessoas vão e vem,
mas os momentos e lembranças SEMPRE vão ficar.
Tem pessoas que expressam uma graça e nos deslumbram a cada novo olhar, e com o seu jeito de amar sem igual e sem par.
E sorriem e choram conosco, são como anjos em nossas vidas e nos ajudam a proseguir nessa longa jornada da vida.
Estão sempre dispostas a se doar, e nos ajudar nos ensinando a amar de uma forma única e singular.
Como não amar, e não desejar estar ao lado dessas pessoas que nos trazem uma alegria imensurável e sem par.
Deitado na rede gosto de estar
Ficar ali a balançar
Balança prá cá , balança prá lá...
Bem devagar
Porque quero divagar
e também ali relaxar
Pensamentos vem
Pensamentos vão
Alguns passam como a brisa
Outros se demoram mais
Como o calor do sol aquece a pele
Ficam ali prá aquecer o coração
E a rede continua a balançar
prá lá... prá cá...
Prá lá ...prá cá...
********
Editelima 60
Março/2022
Água, nosso bem maior
Saiba usar
E não vai faltar
Faça bonito
Use consciente
porque seu recurso é finito
A Natureza agradece
Seres vivos ficam contentes .
Mude seus hábitos , cuide da Natureza
preserve esse bem maior
mudando suas atitudes por menor que seja
evitando o desperdício
a natureza lhe será benfazeja .
Corpos celestes, majestosos e imponentes
O universo que os cerca, de mistérios é feito
Como se não bastasse o horizonte envolvente
Ainda existem paisagens delicadas em seus aspectos.
Vislumbrar estas belezas é complicado
Pois, as vezes, deve-se estar parado
Em um mundo em movimento, "parar não é opção"
É o que dizem, mas eu não sou um planeta
E muito menos estou em translação.
Parar não significa necessariamente cessar um movimento
Parar é o momento de perceber o que passou, de ver onde estou
E assim, aproveitar estes sentimentos
Ninguém pesca fazendo movimentos bruscos
Ou se contempla uma arte estando inquieto
O tempo é precioso demais para ser movido por vãos impulsos
Até porque, para ouvirmos a verdade
É necessário que estejamos calmos, quietos.
Abelardo Luz
São dois os teus laços
originários na História
que serão honrados
na minha memória.
Foi Passo das Flores
e Velho Chapecó,
Não há como ali
se sentir na vida só,
E sem querer o melhor.
Todos se unem
na Querência Farroupilha,
no Poncho Verde
e no Lenço Branco,
Só de lembrar
o peito fica cantando.
Minha Abelardo Luz
que a tua gruta seduz
por detrás do véu
branco que abrigou
mais de cem soldados
da Revolução Federalista,
Eu te amo mais a cada dia.
Poesia vivamos enquanto é tempo.
Oque é a vida, senão um amontoado de pensamentos, sentimentos e desejos que alimentamos muitas vezes com alegrias, e também dores e sofrimentos.
A vida é como o vento, que passa tão breve como o tempo em um instante, por isso devemos vive-la com toda a alegria para ela poder nos retribuir com um pleno contentamento.
Sabendo que essa existência chamada vida, torna-se perfeita quando vivemos ela de dentro para fora de nós, expressando o calor vívido de cada emoção e sentimento tendo o amor como centro.
Portanto, a cada momento dessa breve vida devemos sempre estar atentos a cada relacionamento, para não perdermos ele com o tempo, nas incertezas das nossas emoções e sentimentos que não são amadurecidas pelas experiências que a vida nos ensina com o tempo.
E a cada ensinamento que a vida nos traz com a experiência dos sucessos e fracassos, nunca devemos deixar que a vida perca a sua essência que é vive-la sempre como um aprendiz a cada momento.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp