Poesias de Amor ao Próximo
Tem gente amando a distância e perdendo a oportunidade de amar estando próximo. Tem até quem ama por mensagem, mas não prioriza amar quando está presente!
Eis que um dos maiores defeitos da sociedade é não amar, não amar ao próximo, não amar à ninguém; não amar nem à si próprio.
Amar ao próximo como a ti mesmo, diz mais sobre como você é consigo no particular, do que como você é com os outros em público.
"Não adianta você amar o próximo se não ama os animais, não adianta você amar os animais, se não ama o próximo
"Amar o próximo como a si mesmo" não significa, como já ouvi diversas vezes, que antes de tudo precisamos nos amar. Significa, na verdade, que qualquer coisa “menor” do que o amor não tem valor. O amor não exclui, ele envolve. Se não amamos ninguém além de nós mesmos, é porque não nos amamos.
Devemos amar o próximo como a nós mesmos, porém, algumas atitudes ou falta delas, nos fazem amar o próximo além de nós.
Amar é transcender o ser e sublimar o próximo, porque já sublimou a si mesmo. Porém, pra eu sublimar a mim mesmo e amar o meu próximo, tenho de receber amor. Tenho de receber amor de mim mesmo e do Pai. Só assim posso dar o que não tenho, não tinha, que recebo, sublimou e agora posso dar. Dar o que não tinha, que agora tenho e que será de outro, ainda sendo meu, ainda existindo em mim, num ciclo eterno de dar, receber, dar, receber....
O que de mais precioso possuímos é a capacidade de escolher. Escolher amar o próximo, escolher o caminho da construção coletiva e escolher aprender com os desafios.
Muitos falam em ajudar o próximo, amar o próximo, não ter preconceito. Porém, quando vê o próximo na dificuldade, viram a cara quando alguém precisa deles ou da sua ajuda.
Felizes os que amam e vivem só para o Senhor Deus, não humilhe o seu próximo, você vai amar o seu próximo e orar para parar seus inimigos. Felizes os que entendem a palavra de Deus e a guardam para melhorar de vida.
Como disse Hermes Fernandes: "Amar quem tá distante é fácil, difícil é amar quem está proximo". Acredito que difícil é o ser humano do século XXI conseguir amar.
Muitos dizem amar a Cristo, porém, agem de modo contrário, odeiam o próximo e distorcem assim o evangelho...
Aqueles, que dedicam todo o seu tempo para amar o seu próximo e para manifestar através da sua vida os valores e princípios da bondade de Deus. Vão compreender no decorrer do tempo que o amor de Deus, vai suprir toda a sua carência revelando para si o verdadeiro sentido da vida, e o caminho para a felicidade.
Amar a humanidade não é tão desafiador e atemporal quanto o desafio de amar o próximo, por isso é um mandamento.
Hoje em dia as pessoas nem amam os animais,quem dirá o próximo? Quem é incapaz de amar um animal sequer,não ama ninguém.
Amar o próximo é de alguma forma morrer, não necessariamente ser levado a cruz como Jesus, isso é reservada aos mais santos. Amar o próximo, é também morrer aos poucos no dia-a-dia, não olhar para o outro como objeto de prazer, mas como irmão, ser capaz de abraçar uma dor, perdoar de alguma forma é mortificar em si, a vaidade e anseio de vingança. Servir o outro é mortificar em você o comodismo, é ser capaz de rejeitar o prazer e abraça dores pelo bem do próximo ...
"Amar o próximo não é apenas um sentimento, mas uma ação contínua de cuidado, respeito e solidariedade que nutre e fortalece os laços que nos unem como seres humanos."
Respeitar a Deus é honrar a verdade; reconhecer o próximo é amar sua dignidade, mas não se curvar ao erro.
