Poesia sobre Sabedoria
As vezes eu penso que crescer é saber perder, porque neste jogo da vida a gente mais perde do que ganha.
“O bom de saber o que se é, é que você pode apreciar o que outros são, sem sentir necessidade de buscar fazer o mesmo. Você está satisfeito e convicto com o seu caminho.”
Precisava me desligar de tudo que te conectava a mim. Você sem saber se tornou minha bateria humana, mas, pra falar a verdade, a fonte não parecia ser mais compatível com o dispositivo. Já faz um tempo que andei me moldando, não por você, mas por mim mesma! Antes de te conhecer, eu já ansiava pela cura e restauração do meu coração pelas mudanças que hoje mie fazem repreender atitudes que me fizeram cair em um poço sem fim. Encontrei em você exatamente o que me fez perder de mim mesmo (imaturidade, não saber perdoar, reprimir os sentimentos...). Não posso culpá-lo, eu já estive aí nesse caminho. Depois de tanto tempo procurando sempre alguém pra culpar pelas frustrações e pelos medos, eu entendi que não se trata de enxergar o erro do próximo, mas se colocar em ambas as situações. É fácil olhar apenas para si, difícil é olhar pro ângulo que você evita compreender. Nem sempre as pessoas serão claras e objetivas, algumas só carregam a clareza nos olhos e a objetividade nas poucas palavras indecifráveis. É só questão de analisar com cuidado e se atentar aos detalhes. Você não sabe o quanto aquele pobre coração já aguentou, então mostre gentileza, mesmo que o seu se encontre na mesma situação. Mudanças, o que seriam delas se não vinhetas de um coração descaído em conflitos que anseia desesperadamente por um pingo de esperança de um novo dia.
" Sou coerente para saber que não sou insubstituível, mas sou sensato o suficiente para saber que sou único, singular... original."
Um professor que participa da caminhada do saber com os alunos consegue entender melhor as dificuldades e possibilidades de cada um.
É lindo a dualidade de ser sol que ilumina ao seu redor, mas também saber se transformar em tempestade quando necessário.
A dor que mais dói... é aquela de saber que por detrás do sofrimento de muitas pessoas... existem muitas outras que vivem na felicidade...!
"Em seu utilitarismo medíocre, o avarento vê o saber não como algo amável em si, mas apenas na medida em que possa ser lucrativo".
A Vida é Bela. Dias bons, dias ruins, mas todos só a querem sempre Bela. Ela não nos permite saber o futuro, apenas muitas escolhas, mas somente uma delas se pode ter, a qual jamais voltará em seu tempo para consertar. Assim, vitórias ou derrotas fazem parte do jogo da Vida e um aprendizado ímpar de presente, até que uma nova partida se inicie novamente.
Engenharia é saber onde pesquisar as informações, saber interpretar as informações e aplicar nas soluções.
Jesus não respondeu seus interlocutores com saber científico, mas com saber infalível. A ciência cuida do temporário - O Senhor cuida da alma eterna.
Não é eficaz buscar conhecimento em assuntos diversos sem antes buscar o autoconhecimento. Saber distinguir sentimentos genuínos de sentimentos fabricados é fundamental para se alcançar uma vida plena.
A maneira mais rápida de saber se algo vai funcionar para você é tentar. Aprenda a prosseguir sem certeza. A vida não vem com um período de teste ou garantia de devolução. Não há GPS para sua jornada. O guia passo a passo para se tornar quem você deve ser não está disponível. Todos os dias, você está escrevendo uma história sem saber o final. Você pode passar anos teorizando, planejando, se preparando. Mas até que você dê o primeiro passo, é tudo especulação. Como disse Soren Kierkegaard, a vida só pode ser entendida para trás, mas deve ser vivida para a frente. Você não pode esperar pela certeza para começar a viver, porque quando você tem certeza, o momento já passou. A certeza é uma ilusão. Mesmo as coisas mais certas da vida podem mudar em um instante. Prossiga sem certeza, deixe de lado a necessidade de saber tudo.
Não precisa entender o que sente pra saber que gosta de algo. Nem sempre precisa entender todos os detalhes daquilo. Às vezes basta sentir.
Devem ficar unidos mesmo quando for difícil. Mas também precisa saber que às vezes o outro precisa de mais ajuda do que você pode dar. O amor é assim.
Tenho certeza de que um dos saberes indispensáveis à luta das professoras e professores é o saber que devem forjar neles e nelas, que devemos forjar em nós próprios, da dignidade e da importância de nossa tarefa.
"Navegar em mares desconhecidos não é apenas uma questão de coragem, mas de saber reconhecer os ventos que sopram em nossa alma."
