Poesia Pai
Para hoje:
Abençoe Pai, o meu dia, minha vida, os meus caminhos. Preencha o meu coração com o Teu amor. Contagie o meu dia com boas notícias e felicidade. Deus, me proteja de tudo que não faz bem. Que seja um dia de levezas para alma. Amém!
- Laís Carvalho
Laís Carvalho - Diário Meu Oficial
Deus,
Pai todo poderoso,
Abençoe a minha vida, meus caminhos, minhas decisões, minhas intenções, meus passos, meus pensamentos, a minha alma, os meus sentimentos, o meu coração. Ilumine o meu caminhar e me proteja de todo mal. Fortaleça e aumenta a minha fé e me abrace com o Teu amor e bondade. Hoje e sempre, seja a minha força, meu abrigo, meu escudo, minha sustentação. Amém!
- Laís Carvalho
Laís Carvalho - Diário Meu Oficial
Deus
Pai todo Poderoso,
Gratidão por todas as bênçãos que chegam e por toda luz que me guia.
Traga harmonia para o meu coração, enriqueça a minha fé, renove a minha esperança, cuide de mim e de quem amo.
Me blinde e proteja de todo mal.
Hoje e sempre, Amém!
- Laís Carvalho
Laís Carvalho - Diário Meu Oficial
Oração da noite
Pai,
Abençoada seja a noite que me concede.
Abençoada seja a Tua luz que me ilumine, me orienta e me guia.
Abençoado seja o Teu poder que me deixa mais forte e protegida.
Abençoado seja o Teu amor que me abraça, me conforta e me acalenta.
Abençoados sejam os Teus propósitos para a minha vida. E com esperança, gratidão e fé, eu sigo a minha noite e os meus dias com o coração tranquilo.
Que assim seja. Amém!
- Laís Carvalho
Oração da noite
Deus,
Pai todo poderoso,
Olhai pela minha vida e de quem amo.
Abençoe nossas por nossas vidas, nossos pensamentos e decisões.
Cuide de tudo que possa atrapalhar o nosso crescimento.
Ilumine nossos caminhos, nossos passos.
Esteja conosco por onde formos e que a Tua companhia seja a nossa maior e fiel proteção.
Que assim seja.
Amém!
- Laís Carvalho
Laís Carvalho - Diário Meu Oficial
Deus,
Pai todo poderoso,
Rogai por mim e pela vida de quem eu amo.
Interceda em minha vida e nos meus caminhos.
Torna-me uma pessoa melhor, mais forte, confiante e corajosa.
Estenda-me Tuas mãos e cubra-me com Tuas bênçãos.
Que por onde eu for eu tenha sempre a Tua proteção e companhia.
Que assim seja, amém!
- Laís Carvalho
Laís Carvalho - Diário Meu Oficial
Proteção e
Amor
Incomparáveis quando desempenha genuinamente essa dádiva,pois ser pai é mais que ter um filho. É amor, cuidado e entrega.
"Prece"
Meu Senhor,Pai de Amor,tu me conheces,desde o ventre
de minha mãe,conheces-me tão bem,sabes o que estou à sentir,
conhece cada lágrima,cada sorriso,cada luta,cada dor...
Entrego mais uma vez os meus caminhos,meu coração em Tuas Mãos,
dai-me forças,paciência e acresce muito amor,muita paz e muita,mas muita Fé,para que eu possa prosseguir minha jornada,sem magoar,sem ferir,sem mentir,que eu possa sempre dizer a verdade,viver na verdade,pois Tu,Oh Meu Senhor,é Verdade,Tu és o caminho,e a Tua palavra me instrui e sempre me instruiu desde muito pequena,a trilhar
o caminho do Bem...
Agradeço-te oh Pai de Amor,por tudo o que sou,por tudo o que tenho e por tudo o que terei,sei que nada é fácil e nada vem fácil,com amor e contigo ao meu lado,sei que serei Vencedora.
Agradeço a família que deste,os poucos amigos que conquistei.
E,hoje e para sempre,agradeço -te a riqueza,o bem mais precioso que alguém pode possuir,O Meu Amor,aquele que veio para me ajudar,ensinar e caminhar ao meu lado,sempre paciente,dedicado e amoroso.
O que mais eu poderia pedir?
Somente paz,saúde e amor...
Tem algo que possua tamanho valor?
Creio que não...
Agradeça ao Criador,que te ama mesmo sendo falho,nesse Mundo onde infelizmente,impera o ranco...
Sejamos mais Amor,por favor!
Tatiane Oliveira*11:01 hrs*
31.07.2014*
O melhor mirante do mundo pode ser os ombros de um paí.
Um bom Pai, independente da sua estatura, eleva seus filhos a lugares mais altos do bem.
Acredito que a ideia de colocar os filhos nos ombros surgiu dos pais, não para lhes dá descanso, mas para fazê-los enxergar mais longe.
Pai nos ajude
Nos mande alguma orientação do céu
Porque as pessoas me tem, elas me tem questionado
Onde esta o amor?
Curiosa, minha filha Júlia de três anos, perguntou-me com ares de segredo: "Pai; o que é uma surra?". Gaguejei. Baixei a voz e quis saber onde ouvira a palavra. Ouvira de um coleguinha na escola em que a mãe trabalha, que dissera ter levado uma. Pelo tom da voz, a Júlia sabia que não era boa coisa, e certamente o coleguinha surrado não fez boa expressão, ao dar a notícia.
Não tive coragem de dizer. Talvez devesse, não sei o que diriam os "educocratas", mas não tive. Convergi nossa conversa para coisas mais produtivas. É claro que ela saberá logo o que é uma surra, não graças a mim, mas acho que posso adiar um pouco. E na verdade, fico feliz por ter uma filha que vive num mundo (o de nossa casa) que ainda não registrou a palavra em seu glossário.
CARÊNCIA DE PAI
Quando saio de nós não vejo vida;
sou a duna que o vento varre ao léu;
é um tombo do céu, do sonho bom
que me abriga dos velhos temporais...
Há um caos que me aguarda feito bonde
para onde não sei nem faço caso,
toda vez que as desato e me desprendo
rumo ao nada, no rastro da saudade...
Reconheço a carência deste afeto;
muitas vezes deploro a transparência
que lhes cobra respostas viscerais...
A minh´alma desaba, tem vertigens,
falta fundo, esta queda não tem fim;
quando volto pra mim acaba o mundo...
JU
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Dorme o sonho de um anjo que acredita
nos poderes de um pai que tudo pode,
vence a cripta, o fogo, as forças cósmicas
ou as tramas ocultas dos mortais...
Põe a vida nos vãos da minha mão;
na leitura suave dos afagos;
no sermão dos meus olhos que traduzem
meu amor infinito; sem medida...
Pousa e dorme, acredita em seu herói
que não teme vilão, monstro noturno,
sara medo e dodói; assusta o susto...
Só eu sei que no fundo ela me salva;
tem a força, o poder, guarda meu mundo
e não deixa minh´alma se perder...
PAI NOSSO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Pai nosso,
que nunca mais
nos deu a paz
da lucidez
no seu olhar...
Que ao nosso afeto
prefere as ruas,
confunde as horas
e fecha os dias
virando luas...
Pai nosso,
que está no bar,
faz muito tempo
que a nossa casa
não é um lar...
O PODER DO COMPROMISSO
Um conselho que dou a todo pai, é que ele tenha uma ocupação oficial. Um emprego, se não for empresário ou profissional liberal estabelecido. Não servem biscates, porque biscates não são compromissos, e o termo biscateiro é algo bastante pejorativo: o desempregado que faz uma coisinha aqui, outra ali, para não pegar mal, mas quando não quer ir ao trabalho, não vai. Se ele tem um emprego “fácil”, daqueles que ocupam poucos dias ou poucas horas de seus dias, não importa: ter o compromisso fixo desses dias e horários dá dignidade. É um emprego; um compromisso formal que ele podechamar de seu.
E se você é pai empresário ou profissional liberal estabelecido (tem seu escritório, sua clientela, sua rotina de trabalho...), ou até mesmo um trabalhador informal desses que chamam de ambulante ou camelô, não faça de sua função uma brincadeira, deixando a responsabilidade para terceiros e se enfurnando em casa enquanto os outros trabalham por você e sua clientela não sabe o que está acontecendo. Vá trabalhar, cumprir seus compromissos, ser homem sério, devidamente ocupado. Seja digno do conforto e do descanso no aconchego do lar, nas horas certas, exatamente por ser um trabalhador regular. Que trabalha, duro ou não, mas regularmente; é comprometido com um emprego, um negócio, uma causa, e não falta ao dever.
Este conselho não é exatamente pelo bem do pai. Nem mesmo da mãe, que no fundo gosta (ou pensa gostar) de ter o marido sempre à mão. A preocupação maior deste artigo é com o filho, que cedo ou tarde, perderá o respeito pelo modelo precário de homem que tem em casa. Perderá também pela mãe, que não se respeita e dá suporte a esse homem. E acreditem: ter um filho que não admira, e consequentemente não respeita os pais, é algo muito triste.Com promessa de consequências futuras drásticas.
PAPAI E MAMÃE
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Certas mães têm natureza total de pai. Amam com praticidade, alguma dureza e um olhar técnico, impessoal para o comportamento do filho. Essas mães não fazem cerimônia nem consideram a hipótese de estarem erradas quando acham (e quase sempre acham) que os conflitos do filho são frescuras; os temores são dramas; os descontentos e opiniões próprias, pura pirraça; os gostos pessoais, mera esquisitice.
Por outro lado, alguns pais têm natureza total de mãe: amam com extremamento e cegueira; com entrega irrestrita; um olhar derretido. Esses pais sempre acham que seu zelo é pouco; é ineficiente. Superprotegem o filho e supervalorizam seus conflitos, temores e descontentos. Respeitam as escolhas e opiniões, e minimizam as esquisitices. São confidentes em potencial.
Cada natureza tem seus excessos e pecados. Ambas cometem erros; distorções de conceitos e olhares. No entanto, são ambas necessárias, se cada uma for exercida a contento. Não deixar buracos. Houver uma interação de lado a lado, gerando a entrega plena do pacote humano que formará o caráter de mais um cidadão imperfeito, porém sadio de afetividade, resolução interna, equilíbrio de caráter e certeza de quem é.
Para que as coisas sejam dessa forma, é necessário que todo filho tenha pai e mãe. Se a mãe for pai, que o pai seja mãe, e vice-versa. Não importa que sejam pais avós, pais tios, adotivos ou pais gays. Um terá que ser pai, o outro mãe, ainda que os papéis estejam trocados. Não sendo assim, até será possível criar um ser humano. Mas na hora de se formar cidadão, esse filho terá que ter a sorte de contar com a própria natureza.
PAI, MÃE E VICE-VERSA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Com suas devidas exceções, natureza de pai à moda antiga era fria; distante; sem grande afeto. Pai era provedor. Garantia teto, agasalho, pão e castigo. Era dessa forma que o pai declarava um amor torto; quase morto; no fio bamba da obrigação.
Natureza de mãe à moda antiga era intensa; exagerada; profunda. Não tinha senso nem limite. Oferecia colo, cantiga, mimo, tempo e presença. Naqueles tempos, mãe não terceirizava seus cuidados nem confiava no mundo, como agora confia.
São muitas as mães de nosso tempo, que assumiram aspectos de pais à moda antiga. São práticas, diretas, impessoais e pensam mais do que sentem. Delegam, terceirizam, acham que muito amor estraga os filhos. Por isso amam cada vez menos.
Muitos pais caminharam na direção oposta, garantindo aos filhos a continuação da família com pai e mãe, ainda que os papéis, conceitos e preocupações estejam trocados. Pais com natureza de mãe completam mães com natureza de pai.
PARAÍSO DE PAI
Demétrio Sena, Magé - RJ.
É temer um futuro que não é mais meu,
construir uma vida que não é pra mim,
rechear o meu fim de alegrias aflitas
e tristezas felizes que me tornem pleno...
Minha força está justo no meu ponto fraco;
sigo a luz que me cega, para para ver melhor;
cato caco por caco de minha vivências
pra forjar uma placa de não corra tanto...
Sou quem sou por quem sei em que momento está,
quero a dor que puder continuar só minha,
pra que só as espinhas sejam seus espinhos...
Paraíso de pai é mentir pra si mesmo;
é fingir que tem dom de adocicar o fel
pra dar céu a quem sabe que pertence ao mundo...
A OUTRA FACE DO FILHO
Demétrio Sena - Magé
Primeiro, as arbitrárias manipulações do pai que superprotege o seu filho predileto e faz dele o braço direito em um reino cujo trono é intensamente ambicionado por todos os habitantes... logo depois, a ostentação do poder, da tirania e dos caprichos de sádico supremo, ao atirá-lo impiedosamente reino abaixo, com os seus aliados, por causa de uma rebeldia que todo filho de personalidade forte, ainda que mimado, tarde ou cedo apresenta... e como se não bastasse, a criação de um lugar de sofrimento eterno e ranger de dentes, para ser comandado por esse filho rebelde.
Milênios depois, o resgate sorrateiro do filho predileto, para retreiná-lo no reino e depois enviar aos humanos, visando persuadi-los a se renderem ao poder, à tirania e todos os caprichos do pai, que não mudou em nada. Então o filho, com nova identidade, mas a mesma personalidade, a mesma rebeldia, somadas ao profundo amor que desenvolve pelos humanos, desobedece mais uma vez. Não submete a humanidade aos caprichos do pai nem extermina os relutantes e os poderosos terrenos que não se dobram a poderes maiores.
No fim das contas, novamente o filho é castigado... e dessa vez, passando pelas mãos humanas. Condenado à morte por cruz, como se tivesse vencido em nome do pai; como se o pai tivesse realizado seus propósitos, ao esconder o segundo real fracasso como guerreiro supremo... líder maior... na verdade, o tirano capaz de uma crueldade requintada como enviar seu filho para promover uma guerra contra si próprio, sua outra identidade, aliado aos humanos em uma guerra também contra si mesmos... eis o eterno conflito entre o bem e o mal que habitam cada um de nós.
EM SER PAI
Demétrio Sena - Magé
Lembro-me dos colegas adolescentes que sonhavam com carros, motos e apartamentos luxuosos em bairros nobres, e queriam ser galãs. Eu sonhava ser pai. Só isso tudo. Outros sonhos não teriam sentido, sem essa realização. Embora quisesse ser professor, escritor e "bonito", eu sempre soube que me bastaria ser pai, se conseguisse criar bem; com boa comida, "um teto", "escola", brinquedos, brincadeiras e muito; muito amor.
Sou bem sucedido. Realizei duas vezes o sonho da paternidade, e pude oferecer às duas filhas o necessário para "criar bem". E como se não bastasse, o que pude oferecer ainda se somou a ter me tornando professor (ambição acomodada, né?) e até um escritor medíocre (que vende pouco), mas que realiza uns trabalhinhos remunerados em razão de ser escritor. Só não consegui ser "bonito"; nem entre aspas, embora minhas filhas achem, porque afinal, são minhas filhas.
Seja como for, orgulho nenhum é comparável para mim, ao de ser pai. Alegria nenhuma é maior do que olhar para minhas filhas e saber que as criei. Não entendo como alguém não se sinta realizado, em razão de outros sonhos que não corresponderam às expectativas, tendo conseguido ser pai, mãe, criar e ver seus filhos inseridos a contento, no mundo. A minha riqueza é ter minhas filhas Nathalia e Júlia. O meu "narcisismo" está em ser pai.
... ... ...
#respeiteautorias Isso é lei
- Relacionados
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Mensagens sobre ser pai e mãe
- Mensagens para pai falecido que expressam saudade e amor eterno
- Frases para pai que mostram o quanto ele é especial para você
- 19 mensagens de desabafo de uma mãe para um pai ausente
- Textos de filha para pai que vão aquecer o coração dele
- Pai é quem cria: homenagem aos pais de coração
