Poesia dos 40 anos

Cerca de 7799 poesia dos 40 anos

A diversão é para idiotas. Há dois minutos, eu fiz trinta e seis anos. Encarar a minha própria mortalidade sempre estraga a diversão.

Sua biologia parece ser a de um homem de sessenta anos perfeitamente saudável enclausurado no corpo de uma criança de dez anos. Mas eis a parte fascinante: você não está envelhecendo. (...) É como se o seu corpo estivesse preso no tempo.

⁠No meio de toda esta tensão, entrei na adolescência, de maneira bem precoce. Menstruei aos dez anos, e fiquei em choque, eu não esperava por algo assim. Chorei de medo. Naquele momento eu não esperava o que estava por vir, sobre as duras críticas e a falta de sensibilidade das pessoas e da própria família. Minhas cólicas eram( e são até hoje) terríveis e eu me sentia muito irritada, junto com isso vem meu pai e sua agressividade sem limites. Exatamente na minha TPM era o momento escolhido pra me agredir. Logo em um momento difícil, já que todos os sintomas era muito evidentes em mim. Nem todas as meninas sentem esses sintomas da mesma maneira, umas sentem menos e por menos tempo, outras tem seu sofrimento prolongado. Eu fui escolhida pra sofrer mais, e ainda ouvia que seria como dar a luz, eu teria que calar a boca e ficar quietinha. Detalhe: eram outras mulheres que me diziam isto.Se elas eram insensíveis com a minha dor e se conformavam com violência obstétrica, comparando com o período menstrual de uma criança que menstruou pela primeira vez, imagina se eu contasse a agressividade do ambiente familiar que eu vivia, e que vivo até hoje....continua....

Nós só queríamos ir para a escola. Eu tenho dezesseis anos. Eu não deveria ter que implorar por isso. Mas nós só queremos ir para a aula sem temer por nossas vidas.

Mark Oshiro
O Dom da Fúria. São Paulo: Gutenberg, 2021.

“É melhor ter uma amizade leal que dure 100 anos do que cem amizades falsas que não duram nem um.”

"Sabe o que percebi ao longo desses anos? Que não vale a pena se moldar para caber em lugares onde nem sequer fomos convidados a estar."

Viver mais de 100 anos como um retardado ou necessitando do auxílio alheio e em estado vegetativo não é bom. É muito melhor perecer antes.

Em 37 anos de convívio com usuários de crack nas cadeias de São Paulo, aprendi que é mais difícil largar o cigarro do que o crack.

Drauzio Varella
O Supremo e os aditivos no cigarro. Folha de S.Paulo, 5 nov. 2025.

Se até a Bolívia ganhou eleição justa após 20 anos de consideração de ditadura, pois o presidente anterior só ganhou somente há 20 anos atrás pela última vez, devemos lutar por justiça onde não tem ainda também, é nosso direito tentar convencer o justo. Grato ao Rodrigo Paz por ser eleito na Bolívia, estarei lutando pela justiça boliviana e geral com isso.

"...Meus filhos de de dois anos tiveram mais festas de aniversário que eu, com os meus 35 anos..."

⁠Somos a imperfeição do perfeito. Mas quem sabe daqui uns anos, não seremos a dignidade da existência, em todos os aspectos e definições?

Tenho estudado o comportamento humano nos últimos 11 anos e percebi que as pessoas se motivam sempre em duas direções opostas: para evitar a dor ou para buscar prazer. As pessoas medíocres se movem sempre comandadas por três fatores dominantes: pelas experiências do passado, pelas emoções do presente ou pelo ambiente, e de alguma forma, essas pessoas nunca conseguem agir com um nível elevado de controle sobre as suas decisões e sobre as respostas de suas ações. É lógico que existem as pessoas que escapam das estatísticas e conseguem controlar a própria vida, e construir de forma inteligente o próprio destino, mas é uma verdadeira minoria. Mas por quê? Será por que essa maioria não usufrui de sorte? Será por que essa maioria não usufrui de conhecimento? Será por que essa maioria não usufrui de berço, ou de outras pessoas que possam ajudá-las com conselhos e ensinamentos sábios? Claro que todas essas coisas ajudam, com a exceção da sorte, que tem que ser criada pelo uso correto do seu poder de decisão. Porém, acredite, o importante para uma pessoa se mover rumo as próprias realizações, é encarar as adversidades de frente, e, sobretudo, crescer, se desenvolver e evoluir, se tornando muito maior do que qualquer adversidade. Você deve sempre abençoar tudo aquilo que deseja, e a melhor forma de fazer isso é tomar as decisões certas, e realizar as ações que satisfaçam os seus valores de vida mais profundos, e que ajudem a fortalecer as suas crenças mais prósperas.

Era o dia seguinte. O dia depois do sonho ruim, que durou anos. O dia seguinte da minha saída da sala de eterna espera, da desistência de ser atendida. Era o dia depois de amanhã, depois do amanhã que nunca chegava. Acordei nesse dia, simples assim. Com o sol entrando pela janela e clareando toda os medos embaixo da cama, com o vento levando toda a sujeira embaixo do tapete. Era o dia do recomeço, do começo do fim e do resto da minha vida. Da minha paz. Dormi, como sempre, esperando que tudo passasse e nessa noite realmente passou. Acordei sem sangue, sem curativo, com uma pequena cicatriz. Pude levantar sem algemas, lavar o rosto sem maquiagem, olhar pra trás sem sentir dor. Era data de faxina, apagar fotos, jogar fora cartas, me livrar de qualquer prova que pudesse ser usada contra mim num dia banal de saudade. Exclui telefones, fiz questão de esquecer datas. Não tinha pontada no estômago, preocupação, agonia, arrependimento. Tava tão vazia, que não sai andando, flutuei. Bom dia, mundo. E os olhos doeram, como quem passa anos numa caverna escura e, de repente, tem contato com a luz. Mas logo se acostumaram, com um alívio de quem volta a ver. Como quem volta a reparar nas flores. Flores que você nunca me deu. Lembro e sorrio, pensando no meu “Te ligo!” e em como isso nunca aconteceu. Gangorra me enjoa e pra não vomitar, te deixo sozinho, brincando de castigo com alguém nunca melhor do que eu. Vê se não fica triste, porque toda a solidão que existe nunca vai superar todo o tempo que você me enlouqueceu. Fica bem, fica sem, porque acabou o jogo, camisa de força pra mim já virou roupa básica e decorei todas as suas desculpas clássicas, pra te deixar esperando até o fim. Sou louca, livre, sou minha e hoje é o dia de viver pra mim.

Depois de algum tempo você aprende que falar pode aliviar dores emocionais,descobre se leva anos para construir confiança mas apenas segundos para destrui-la

Há alguns anos atrás, eu - assim como todos os outros animais sentimentais já foram um dia - era perdidamente apaixonado por alguém que não me dava o devido valor (Confesso que talvez eu não o merecesse). No entanto, eu vivia ouvindo uma música que diz: ''Destá, eu hei de ver você bater em minha porta..'', fazendo desse canto uma esperança de ter esperança. E por um momento, depois de tantos mal tratos, achei que esse dia nunca ia chegar. Mas, chegou! Chegou, me trazendo a certeza de que quem rir por último, rir melhor. Pare e pense, quantas paixões você já viveu? Quando a gente perde uma delas, acha que a luz acabou, que a energia inesgotável passou a esgotar. ''Eu nunca mais vou conseguir amar outro alguém''. Quantas paixões você já teve? ..Eu já vou na terceira e, é a terceira vez que eu penso que não haverá uma quarta.

Às vezes ler ou ver coisas postadas em redes sociais de pessoas anos atrás machuca muito mais do que coisas postadas hoje em dia…

Toda escolha tem a sua responsabilidade singular, e hoje pela primeira vez há uns anos, eu vejo que minha escolha não é mais você. Diante de tantos acontecimentos e fatos mal resolvidos, você foi aos poucos perdendo o meu coração...

Não contarei o tempo em anos para não entristecer com a ideia da chegada do entardecer, mas contabilizarei cada alegria, cada florada, cada amanhecer para que sempre eu tenha a sabedoria e humildade de agradecer a dádiva da vida!

Um patrimônio sólido é construído em dezenas de anos. até chegar os dividendos, os lucros, as trocas, a estagnação e etc...

Eu me sinto tão exausta como se já tivesse vivido tudo que poderia viver, mas eu ainda tenho 19 anos.