Poesia do Preconceito Vinicius de Morais
É cansativo quando você tenta excluir a presença de alguém no seu passado como se todas aquelas palavras de afirmação, toques e sorrisos não fizessem mais sentido. Como se a paixão que realmente existiu entre vocês não fosse nada mais que um estalinho jogado no chão.
É cansativo querer que coisas se tornem rasas sendo que, em sua mais pura forma, pelo menos por um instante na eternidade, significaram mais que sua própria vida. Não se torture dessa forma.
Diabo significa "homem esperto e astuto".
O mundo está cheio deles, e a língua deles são chicotes que punem os inocentes,tolos,estúpidos e despreparados.
É absolutamente tolo e estúpido destruir a natureza, pois a natureza nos fornece o ar que respiramos, a água que bebemos e a comida que comemos.
Destruir a natureza não é apenas irresponsável, mas também suicida.
O cidadão que se distraiu ao atravessar a rua morreu atropelado pelo motorista que não podia se atrasar.
(Pequeno Ensaio Sobre Grandes Mentiras)
Quem primeiro se abriu foi verdadeiro, não mentiu.
Sempre viveu, não se escondeu, sempre existiu.
Mente quem se esconde na mente, mas
mente mais quem diz o que não sente:
um, na vã tentativa de poupar-se ilude a si mesmo;
o outro, em vil atitude egoísta engana a muitos.
Até fartar-se da própria mentira e, após vomitá-la sobre todos, volta ao vazio da sua existência e dorme sem o peso da consciência, visto não tê-la, e nem no espelho da fronha jamais a viu.
Mente quem não diz o que faz, mas mente mais quem não faz o que diz, e resume seu mundo entre o umbigo e o nariz.
E assim mesmo finge seguir feliz.
Mente quem se desvia da realidade cruel, mas, mente mais quem compõe sua particular verdade o seu próprio céu a despeito do inferno onde pisa durante a vida, onde habita, onde labuta e onde passeia por entre as teias por si tecidas.
Mente quem mostra os dentes e sorri diante da alheia desventura, mas mente mais quem traz na mente a vaidade sob o disfarce da candura.
_______Paulo Vinícius Cabral
Quando nascemos já nos colocam uma meta: ficar rico ou manter a
fortuna da família; o resto fica em segundo plano, resolvemos isso pagando.
Aí que mora o perigo.
O proletariado sofre tantas humilhações no trabalho que há momentos em sua vida que ele precisa escolher entre sofrer psicologicamente no emprego ou tratar os distúrbios no desemprego.
A liberdade de pensamento só é possível no ócio.
Se comparar com os outros em vez de se espelhar gera disputa, ódio, inveja, cobiça, ganância, arrogância, ciúmes, vingança, tristeza, desesperança…
- Meias verdades
As ilusões se tornaram mercadorias nas mãos dos políticos, vendem mentiras para garantir a permanência no poder.
Primeiro turno, chorei.
Segundo turno, sorri.
Mesmo não sendo o que torci, compreendi e descansei, algo mudou em mim, muralhas do ódio desabaram e aprendi amar o meu gêmeo miserável que costumava abominar.
Jair Messias Bolsonaro, sim, acompanhei e idolatrei, que erro colossal. Agora envergonhado o vejo como muitas vezes o meu espelhou refletiu um arrogante e pretensioso, cheio de blefês.
Mentiras, mentiras e mais mentiras tentando apagar incêndios de mentiras, mentiras e mais mentiras da oposição, não funciona, decepciona.
O Brasil é maior e mais forte que qualquer influência política e seus interesses, democracia garante que de um jeito ou de outro, tudo será combatido.
Ainda mais agora, a direita foi despertada e está ativa como nunca antes, e não, o Brasil não será uma Venezuela nem se Lula fosse o governante pelas próximas três décadas.
O povo se manifesta, milhões vão as ruas em protesto, pois como aceitar o que causa medo? O primeiro erro está em digerir tudo o que ouvem, tomando como absolutas verdades.
Não adianta, não adianta mais, é tarde demais. O momento perfeito para fazer uma grande manifestação para não permitir algo já passou e houve dois momentos, o primeiro na soltura do dito-cujo, o segundo, na candidatura do mesmo; mas o inimigo foi subestimado e isso é sorte certa ao azar.
Então hoje, cristãos, enfurecidos? Esqueceram da base? Não turbem o vosso coração; o meu reino não é desse mundo; o mundo jaz do maligno; e tudo nesse lugar caído vai de mal a pior.
Não existem surpresas, segue o jogo com fé e faça a sua parte pelo bem.
Aquele que me observa e
aponta meu erro pra ver minha desgraça, é o
mesmo que me invejaquando me vê no acerto e tenta cortar minhas asas.
Tudo que temos sobre o mundo são interpretações, se o cérebro for alterado as interpretações mudam.
Como um homem poderia afirmar o que é real ou ilusão, se nossos sentidos e capacidades são tão minúsculos perto do todo?
Cansei de questionar, agora quero viver. Mas o que é viver? Veja, essa é a ideia de que nós somos criadores da nossa própria realidade, mesmo que ela já esteja escrita em algum tempo no espaço. Por isso o sábio aceita a realidade como é pra se
manter em estado de ataraxia, fazendo com que dessa forma encontre um objetivo real para sua própria existência.
Ninguém vai te elogiar pelos seus acertos, mas todos irão te condenar por seus erros. No fim, nossa luta é solitária, por isso não devemos temer nos apegar a verdade, aquele que conhece sua condição humana, não se cobra além do necessário.
Em tudo que sempre fiz, mantive meu foco no que tinha que fazer. E os resultados pertence a Deus, o arquiteto do universo.
Em vez de direito pra se enquadrar em leis injustas, deveria existir um direito de refazer as leis de acordo com nossas reais necessidades.
Sabemos que um filósofo é bom quando quebra paradigmas de outros “filósofos”.
O sábio nunca refuta por disputa.
O escuro, é a ausência de luz.
O silêncio, é a ausência de som.
O vazio, é a ausência deátomo.
O mal, é a ausência de Deus.
As pessoas fazem de um erro um problema, porque ficam presas no passado e com medo do futuro.
Não existe erro presente após ser corrigido.
É caindo que se aprende a voar.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp