Poesia do Preconceito Vinicius de Morais
O nosso máximo esforço de independência consiste em opor, por vezes, um pouco de resistência às sugestões ambientes. A grande massa nenhuma resistência opõe e segue as crenças, as opiniões e os preconceitos do seu grupo. Ela lhe obedece sem ter mais consciência do que a folha seca arrastada pelo vento.
Sexualidade não define gostos, não determina um perfil com personalidades e atitudes específicas. Sexualidade não incrimina. Não existe uma sexualidade superior. A orientação é a única diferença existente entre as sexualidades. As sexualidades possuem seus pontos positivos e negativos, estão todas no mesmo patamar de significância.
Uma das piores hipocrisias para mim é aquela da fé. Eu vejo gente ir à missa, rezar, comungar e falar em nome de Jesus. Jesus, aquele cara diferenciado e firme, que pregou ações de bondade e ética "seguidas" por tantos, sabe? Pois é, usam o nome dele e agem cinicamente com preconceito e maldade. A torto e a direito.
A contestação vazia e desprovida de conhecimento prévio é típica da ignorância que impede uma pessoa de alcançar o patamar mínimo de compreensão para avaliar qualquer coisa acima da sua pequenez.
Uma vez eu estava na fila da merenda e um menino me jogou uma sopa quente. Ele virou o prato de sopa na minha cara, porque eu estava falando com a minha amiga. E ele se virou pra mim, jogou aquele prato de sopa quente em mim, porque na cabeça dele eu tinha que agir como homem, falar com voz de homem, ser homem.
Você vai entender que somos complexos demais para alguém tentar generalizar a existência humana e que todos devemos questionar as verdades que nos ensinam e a desconstruir nossos próprios preconceitos.
O mercado ilegal é negro, a ovelha mau é negra, A magia é negra, o humor é negro, a peste é negra, lista é negra, até o lado mau da força é negro, porque eu seria? Sou preto.
Meu corpo é uma tela, onde meu eu se expressa através de pinceladas de emoção, amor e vida; você pode até admirar, mas nunca se esqueça, a liberdade de propriedade que me assiste impede a opinião de "críticos de arte."
Sonho que tanto espero, que não tem espera alguma, de que vale sonhar, sem primeiro errar e depois me perdoar.
O diferente não deve ser visto como ameaça mas como reafirmação de quem somos de fato pois colabora com nossa definição através das diferenças colocadas em paralelo.
Temos que descobrir como lidar com nossos sentimentos, nossos desejos, prazeres, angustias e medos, para superarmos complexos, preconceitos e culpas, respeitando o universo alheio repleto destas mesmas coisas, porque somos todos seres livres e interdependentes.
Já parou para pensar que amar alguém dar muito trabalho? Se parou é porque não ama, quem ama não pensa.
O que eles pensam que eu sou não é o problema. O maior problema é eu realmente ser o que eles pensam.
Para os pensadores orientais, é imprescindível “desaprender”, livrar-se de muitos conhecimentos adquiridos em forma de preconceitos e lugares-comuns, para olhar a realidade sem os filtros que a distorcem.
Experiências de vida atestam que alta concentração de presunção em O2 provoca saturação de contradição em CO2.
Não julgue alguém sem antes conhecer a sua história de vida. O comportamento está associado ao contexto em que fomos criados.
Não ocupe a menor parcela do seu tempo esperando de alguém o que de antemão se sabe que não tem pra dar. A pequenez não oferece variedade de opções para quem a traz dentro de si. O espaço interno é por demais pequeno para conter qualquer outra coisa.
"Cabe ao mundo enxergar a doença em seu próprio discurso, em suas regras sarcásticas, em sua falsa moral!... Pobre mundo! Todos são obrigados a mentir, a sufocar seus desejos e personalidades, colocando-se abaixo da linha do respeito e da autocomiseração. Sim, percebi-me reprimida, controlada, mutilada por essa enfermidade social que nos assola como uma gangrena. Porque somos todos discriminados, perseguidos e alijados pelo mundo afora. Escondemo-nos por detrás de casamentos e conventos, sacristias e oratórios; por detrás de nossos filhos; de nossos modos e medos... Tornamo-nos invisíveis. Por que nós não gostamos de sermos vistos? Ou por que nossas diferenças não lhes são agradáveis aos olhos?".
Você me pergunta por que mudei e quer saber se deixei de te amar. As minhas respostas às suas perguntas não serão o que você quer ouvir. Eu não mudei, simplesmente, vi que antes de eu amar alguém tenho que amar a mim, e não deixei de te amar, só descobri que você não merece o nobre sentimento que tenho por você. Continuo te amando, só não vou mais me submeter aos seus caprichos, aos seus comportamentos que fere o que sinto por você. Não se preocupe, eu sempre irei te amar, pois, infelizmente, não conseguimos escolher quem amamos ou quem deixamos de amar. Mas o tempo, esse sim, nos mostra caminhos e sara feridas. Vou confiar no tempo.
"Ser diferente não é um problema, o problema é se considerar o primeiro e único padrão de 'normalidade'."
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poesias de Amor de Vinícius de Moraes
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poemas de Amizade de Vinícius de Moraes
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho