Poesia do Preconceito Vinicius de Morais
Transcender o pensamento é o que há de mais nobre a um Ser. Haverá quem queira internar um gênio na lâmpada.
Às vezes converso com as estrelas, elas dificilmente respondem, quando penso em desistir - recebo um sinal-sem saber de onde. Apenas ouço uma voz dizer: “continue”.
Estava mexendo no baú de sonhos abandonados, encontrei meu futuro lá amassado; criei vértices entre o pensamento humano - tráfego pelas artérias - vou dos tímpanos até a boca - me locomovo pelos dedos - desconstruo e reconstruo. Sou eu quem escreve as linhas do meu próprio destino.
Vou falar do leão, avestruz, hipopótamo, gorila… do zoológico; vamos sair do óbvio, antes que o ponteiro nos deixe pra traz - se você sabe como é: pega e faz, isso é fuga de Alcatraz - Viver é ser feliz - quem vive é seu próprio juíz, o mestre e o aprendiz, se você me escuta - sabe quem diz; olha, você quem pediu, desejou, agora é a hora de reconhecer: a vida é o que é você.
A palavra tem força criadora, minha mente é mais do que o agora; refiz meus conceitos, quando ouvi conselhos; me refiz, aprendiz, eu mesmo; vertente de pensamento, eu prego o respeito, me fiz desse jeito; revejo o que eu vejo; não limito minha mente, limpo, vívido, simplesmente benevolente; água ardente descontente - sorri alegremente - plantei a semente, quebrei a corrente - olhe pra minha gente - sou um entre quantos? Julgado um delinquente, só quero a felicidade, dês de poucos anos de idade; enfrentei os vilões da minha cidade, inveja, a trama é vaidade, precioso seja o poder da ação: que gera a reflexão.
Ficar em jejum purifica os pensamentos. Sãotantos produtos industrializados que consumimos, que afeta até nosso raciocínio.
Me desliguei da matéria pra ouvir o que minha consciência diz. É tanto barulho e imagem que mesmo ela gritando eu não ouvia.
Tudo que tenho por dentro do peito, vem do bombear do sangue que aquece minhas veias; sinto em um instante toda a influência externa do ambiente, sou eu quem possibilita meu caminhar.
Eu quero: educar a ignorância - ensinar o mau a respeitar - o depressivo a sonhar - juntar os rebanhos - limpar os crânios - revisitar onde estamos - fragmentar o que pensamos - contemplar o que façamos - destravar a roleta no espaço - vincular a vírgula com o ponto - sou o próprio óbvio -revestido por acaso - fiz da vida meu lazer - quero viver aquilo que desejo - revejo meus critérios - liberdade vem da mente.
Minha função é a mesma de quem se compromete com a existência além do próprio lucro. Devemos observar este mundo artificial que criamos e entender que ele deve ser ignorado para que possamos pensar no verdadeiro mundo natural, aonde ser tem mais valor do que qualquer objeto criado pelo homem.
Se não for para derrubar o rei, de nada vale a filosofia dos explorados. É simples dizer o que é preciso fazer para melhorar o mundo, falta comprometimento e vergonha na cara de quem cruza os braços.
O ser humano ainda não se deu conta que o dinheiro é a ilusão que prende a mente as correntes ilusórias das imagens que os olhos podem ver.
Acordar para à vida, vai além do corpo físico; é se conscientizar do seu papel no mundo, que vai além de apenas viver sua própria vida. Estamos aqui por um motivo maior, motivo este que irei sondar por toda a eternidade.
O mundo dos homens nos coloca uma faca no pescoço e nos obriga a amar o dinheiro. Quem se habilita à enfrentar é engolido pela onda do mar da ignorância.
Sou água viva observando cardumes em direção a rede. Entre estrelas e cavalos marinhos, procuro sentido na existência do ser que habita tudo que existe nestas águas tempestuosas necessitando de calma. Haveria um sentido a ser seguido, sentido este que tenho perseguido todos os dias da minha vida; já não vejo mais objetivo para à existência, a não ser: descobrir porque ela existe.
Cansei de viver por mim mesmo em uma existência vazia, agora vivo pelo meu verdadeiro corpo que é o universo.
Quebrei as amarras do mundo sensível, tudo o que penso vem do mundo das formas perfeitas. Lá o amor é o maior valor, a matéria uma casca e o objetivo pessoal: a felicidade de todos.
Perdemos todos esses dias vividos sem entender o porque estamos vivos. Criamos uma realidade para passar o tempo. Nosso maior mistério é a nossa maior tarefa.
Se eu pudesse escrever O Livro da Vida, escreveria que as pessoas estão criando consciência de quem realmente são. Perderam a concepção de estarem separados e que os os corpos nada mais são que uma realidade criada pela consciência do Ser.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poesias de Amor de Vinícius de Moraes
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poemas de Amizade de Vinícius de Moraes
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho