Poesia de Respeito
Acima de todas as nossas diferenças está o respeito, pois as diferenças podem ser debatidas de muitas formas, mas o respeito se tem ou não.
No que diz respeito as coisas do coração, você pode concordar ou discordar das pessoas, mas nunca discorde do teu próprio coração, pois ele sempre saberá a resposta para o amor e a felicidade!
Não é preciso dizer nada a respeito das palavras de uma pessoa, porque são as atitudesdelaque revelam de verdade o que ela quer dizer.
Se a decência fosse propalada como a indecência é aplaudida, a harmonia social seria bela, respeitada e bendita...
Que o sonho de viver em um mundo no qual o respeito, a tolerância e o amor, independente de qualquer coisa, não seja uma utopia, mas uma realidade. E que o amor a Deus nos faça vermos uns aos outros como irmãos, de fato, sem exclusão.
Nossos pais podem se tornar os melhores instrutores a respeito dos erros que não devemos cometer com nossos filhos, bastando refletir sobre o que nos causaram quando os usavam conosco. Buscando não reproduzi-los – pois que possivelmente não farão bem a eles também – podemos transformar as cicatrizes em meios de nos tornarmos pais melhores, bem com filhos menos amargos pelo exercício do perdão.
Existe um herói em muitos de nós que quer respeitar a si mesmo antes de tudo, viver de forma digna, sentir orgulho do que fez e morrer com a certeza de ter cumprido a sua parte.
Demonstrar respeito aos outros não é uma escolha, mas obrigação devida a todo indivíduo enquanto pessoa. Ninguém pode estar sujeito àquela falta de respeito que o exponha ou inferiorize, isso é fato. Mas há um outro tipo de respeito que nos brota na essência, queiramos ou não, e não se consegue oferecer gratuitamente quando o outro revela não dá-lo a si mesmo. Resta-nos, nesse caso, dedicar o obrigatório a todos, porquanto seres humanos, mas não desperdiçar aquele de caráter íntimo com quem inequivocamente não dá qualquer importância ao ato DE SE FAZER respeitar.
Se há um tipo de pessoa que não angaria respeito ou mereça credibilidade alguma, é o daquela que constrói “verdades” a partir das próprias crenças sem ao menos se empenhar em entender o mínimo do que fala.
Respeito e convívio são coisas distintas, um é obrigatório, o outro opcional. Mas o fato de não buscarmos o convívio por nos virmos o oposto de uma outra pessoa não nos exime de respeitá-la, nem legitima qualquer ato que possa feri-la em sua honra ou se preste a agredir seus sentimentos. A forma como tratamos nossos diferentes diz muito mais sobre nós do que sobre eles.
O libertário não tem líderes nem ídolos: apenas usa os valores dos que respeita e admira para inspirá-lo em seu próprio processo de autoconstrução.
No jogo de palavras-cruzadas, as que são ditas com sinceridade e respeito vencem quaisquer obstáculos.
Quando todos conseguirem respeitar os Direitos Humanos, teremos conquistado a Verdadeira Independência. 🇧🇷
Devemos sempre respeitar as diretrizes da natureza divina, assim como as nuances da natureza humana.
Sempre que se permite o mal prevalecendo sobre a decência e nada se faz a respeito, fica-se refém de quem o pratica, aceita-se o medo colocado acima da dignidade, e ganha-se o desprezo dos que o testemunham por conta de uma covardia degradante e injusta.
Tanto o papel quanto o teclado aceitam qualquer coisa que se diga a nosso respeito, independente da ótica, do objetivo, e do caráter de quem escreve. Em assim sendo, a única coisa que revela inequivocamente quem somos é nossa biografia.
O naturista, para a sociedade que ainda precisa de regras para exercer o respeito, é esse pioneiro para uma futura geração de cidadãos mais saudáveis, num mundo onde o respeito mútuo está diretamente ligado aos valores que as pessoas desenvolvem, e não aos limites artificiais impostos de fora para dentro.
Há que se estar atento à diferença entre louvar as tradições de nossas origens, respeitando os ancestrais que as forjaram, e manter-se atrelado a elas como leis para o nosso presente e caminho obrigatório para o futuro, este tão diverso e imprevisível que, por isso mesmo, mais precisa de trilhas do que de trilhos. As trilhas revelam heróis. Os trilhos, apenas fundamentalistas que combatem os que têm coragem de se renovar pois que, por comparação, lhes expõem a covardia.
Ainda que discordando da tese, mostro-me mais inclinado a nutrir respeito maior por quem concluiu, por sua própria lógica, que Deus não existe do que por quem o declara existente simplesmente por ter deixado que a crença se instalasse por influência de alguém, sem antes buscá-la em si mesmo.
Dou meu crédito e profundo respeito a pessoas de convicções fortes como resultado de um longo processo de análise das antíteses filtradas por sua inteligência, que as conduz invariavelmente a um equilíbrio responsável em suas conclusões e empresta consistência e confiabilidade às idéias que defendem. Quanto menos doutrinárias ou dogmáticas forem, mais isentas e confiáveis se farão suas análises, pois que não estarão sujeitas aos moldes de suas próprias crenças. A maturidade me encontrou como um livro aberto desejoso de se manter fora das tribos e longe das mentes fracas que se deixam convencer sem refletir por si mesmas, das que constroem “verdades” sobre idéias de outrem que vão incorporando à sua lista de bandeiras sem nunca terem-nas submetido a nenhum tipo de filtro. São movidas pelo mero prazer de repassar “filosofia de papagaio”, em que não há critério nem responsabilidade para com os efeitos que produzem. Teses conscientes não dependem de bandeiras ou correntes para se disseminarem: elas se impõem por si mesmas, mas entre as pessoas que farão a diferença.
