Poesia de Mae para meu Filho Homem
O saber afasta o homem da ignorância e lhe torna inteligível, e em momentos difíceis, mais flexível.
Às vezes sou igual Salomão, homem sábio, porém se perdeu na própria vontade. Assim sou eu, Deus me deste sabedoria, mas não a uso para fazer o querer de Deus!
O que se chama de filósofo, nesses meios [isto é, nos meios acadêmicos de filosofia], não é o homem que luta com os enigmas nucleares da existência: é o 'especialista' nas obras de fulano ou beltrano, conhecidas até os últimos detalhes de análise textual. O 'texto' é tudo; os problemas e a realidade, nada. O culto da futilidade chega, aí, às proporções de um pecado contra o espírito. E ainda se esconde por trás do pretexto nobilitante de uma austeridade disciplinar, que se abstém de tratar dos problemas filosóficos diretamente por zelo de escrupulosidade filológica.
Que autoridade o homem recebeu para julgar os seus? Se todos temos nossos defeitos e somos feitos da mesma matéria? Quanto as questões espirituais, quem poder ver o que só Deus pode ver, para interpretar que alguém está condenado ao inferno sem que isso não venha do próprio Deus? Se julgar de forma irresponsável, o julgo se tornará a sua cruz!
O homem vendo-se nos retalhos da sua existência estagnado em sua angustia, e abraçado por seu vazio percebe algo tão profundo que não pudera ser expresso, o próprio nada de seu ser.
O trabalho é o presente do conhecimento para a mente do homem e o equilíbrio emocional é o teste para crescer em sabedoria.
"[...] uma vez o homem declarado "a medida de todas as coisas", não há mais nem Verdade, nem Bem, nem Justiça, mas apenas opiniões iguais em direito, cujo conflito só pode ser decidido pela força política ou militar; e cada força triunfante entroniza, por sua vez, uma Verdade, um Bem e uma Justiça que vão durar tanto quanto ela." Betrand de Jouvenel, O Poder - História Natural de seu crescimento, p. 286
"Assim logo disse Carl Sagan, o homem mais inteligente do século XX, 'Nós somos a forma do cosmos conhecer a si mesmo', concordo com Carl, e a partir dessa forma de pensar, e aceitação deste fato, concluo que a matéria é a forma dela conhecer a si mesma, e a interação de si mesma com a própria, tentando provar algo que ela mesma quer trazer ao anonimato, pois a ótica humana ainda não é capaz de enxergar algo que eu já vejo a certo tempo, a composição superior, que eu definiria como, o imensurável e infinito ciclo de desencadeamento de reações interligadas de propriedades superiores a matéria e energia escura".
Um homem estava no mar, tentando pegar uma boia. A cada braçada a água criava ondas que levavam a boia pra longe. Assim também acontece com quem corre atrás de alguém que não tem amor
O que faz o crescimento do homem, é o resultado de suas ações. O comodismo e a espera não chama a atenção e nem trás o resultado.
Os maiores temores ou desconfianças são exatamente do que o homem é capaz de gerar. Se receia decepção ou traição ou desconfia tanto de mentiras é porque é capaz de mentir, trair e decepcionar.
O homem ao sair da escuridão da caverna de sua ignorância, vai em busca da luz do conhecimento, e nesse aspecto de racionalidade, torna-se extremamente questionador e crítico de si mesmo.
Se homem não chora e homem não sente, temos que fazer um apelo à cultura para deixar de construir homens e passar a construir gente...
As digitais de um homem se revelam pelos seus discursos, juntos com as práticas de suas obras e por aquilo que ele deixa de fazer.
Durante uma festa de natal, um homem vestiu-se de papai-noel e brincou com uma criança. Décadas depois, esse homem era o capitão e essa criança o soldado dele
Por trás de todo homem com um terno há uma personalidade e também um pensamento objetivo e limpo. Jamais julgue alguém pela aparência.
A beleza do homem não se encontra somente no seu exterior, mas principalmente em todas as veracidades exposta por ele, que vem de dentro de uma linha lógica e inteligível que lhe torna intelectual, flexível e etéreo.
A virtude da fé significa que o homem, uma vez tendo aprendido pela razão e pela evidência uma verdade, permanecerá fiel a ela, mesmo quando sua imaginação, seus sentimentos ou sua vontade – para não falar de fatores coercitivos meramente externos, como a opinião grupal ou a pressão das circunstâncias – o inclinarem em sentido oposto. Dentro do campo cristão, a concepção não é diferente, desde que a teologia escolástica, com Santo Tomás de Aquino à frente, declara que a fé não é uma atitude de sentimentos – e muito menos de algum impulso obscuro, inexplicável e ‘subconsciente’ – porém uma decisão do intelecto e da Vontade.
Para Spinoza não existe uma finalidade para a existência do homem e nem para a existência da natureza. Deus não criou as coisas para o uso dos homens, nem para agradá-los nem para que os homens agradem a Deus. Pensar que Deus criou as coisas com algum objetivo, como o de que os homens lhe agradem, é o mesmo que dizer que Deus tem necessidade do agradecimento dos homens, e isso é tornar Deus imperfeito.
O homem de caráter e de princípios éticos não muda de acordo as situações e as vantagens! Pois suas ações são reflexo de sua essência.
- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Frases de filho para mãe que são verdadeiras declarações de amor
- Frases de mãe e filho que mostram uma conexão única
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
