Poesia de Mãe para Filha
SER PAI E MÃE...
É MAIS DO QUE “FALAR”
Os filhos não fazem o que os pais dizem...fazem o que os pais fazem.
SER PAI E MÃE...é aprender diariamente e dar o exemplo.
Não é necessário ter o mesmo sangue
Não é necessário ter a mesma cor e nem falar o mesmo idioma.
O amor é o único segredo e a única ligação.
Em uma manjedoura
Um simples Deus menino.
Santa mãe descansa,
após dar à luz a esperança dos homens.
O pai embala o seu Natal vivo.
Santo Deus menino!
Céu cadente ao alcance das mãos.
Quando o verbo se fez poeta
a poesia virou sinônimo de Deus.
Ser mãe é descobrir forças
Que achávamos
Que não tínhamos
É amar e saber lidar com os medos
Que pensamos não existir
Vergonha não é ser mãe ou pai solteiro
Vergonha é você se iludir com qualquer lixo e achar que será feliz.
Bom dia, Sol
Bom dia, mar
Bom dia, céu, mãe natureza
Bom dia, todos os planetas
Bom dia, quem nos deu a vida
Pra caminhar, podendo errar
Rever conceitos, aprender
Evoluir o nosso ser e ficar bem
Seja em qualquer lugar
Bom dia, mãe
Bom dia, pai
Bom dia, a minha gratidão
Por me ensinar em meus primeiros passos
Por me entregar régua e compasso
Bom dia, ao fim e ao recomeço
De uma linda grande história
Bom dia, o antes e o depois
E pra quem viver agora
A mãe
A mãe é doce
como cheiro da flor,
que cheira oce
cheia de dor.
Que pinta o dia,
Para dar brilho,
que acha a melodia,
cheia de luz no trilho.
Como é feliz de esperar,
que a alegria chegue
com o amor de alegrar,
levando-nos a crer no que se.
Tão bom é ser feliz,
como flor no seu germinar,
doce como olhar de liz,
que ao céu fica a pairar.
É alegre de ver,
os brilhos dos nossos dias,
iluminados como o éter
que ao iluminar dá nos lias.
Minha oração...
Mãe,
em um tempo o amor se estendeu os braços para o nada e abriu o um mundo...
E se abriu o Amor e estendeu as mãos e o ser abriu-se o encontro...
E o amor se tornou vida de tua vida e eu existi... Mãe, o céu sem confins revela-me teu amor...
A distância do oceano fala-me da tua bondade... As mais ingrimes montanhas refletem teu heroísmo... A profundeza dos vales espelha tua humildade..
E o toque das flores sem espinhos traduz teu caminho... Tudo isso encerras dentro de teu grande coração... E silenciosa, serena, sorrindo, continuas labutando no cotidiano da vida. Um dia, o Amor se tornou vida de tua vida e eu existi.
E um dia sereno de paz de amor iremos nos encontrar, mas enquanto isso não acontecer ainda sinto uma dor, um vazio que está me correndo por dentro, as lembranças estão ainda tão presentes, o sorriso, o dizer: "oh filhinho, deita aqui pertinho da mamãe". Mãe, quanta falta estás me fazendo, não sei se conseguirei aguentar, choro a todo instante a tua ausência, me ajuda a suportar....
Obrigado, Mãe, pela senhora existir dentro de mim...e perdoe-me por tudo que EU não consegui fazer...
Que dor!!!
Te amoooooo muitoooooo!!!
Acordei numa manhã de sábado e vi a mãe Guiné a chorar à frente da minha casa.Fui junto à ela e perguntei-lhe:
Doce mãe,porque chora?Ela me disse:
Filho,porque não podem perdoar e amar, em vez de estarem na ganância que vos levam a odiar e a matar uns aos outros?
Pai e mãe,
Um amor sem igual. Eles são como Leão e Leoa. Protegem as suas crias, ensinam como viver nesse mundo, mostrando a realidade da vida. E nunca se esquecendo de espalhar amor. O amor que carrego em meu peito foi transmitido por meus pais. Sem esse amor, o que seria de mim nesse mundo?
"Amada Mãe"
Minha flor, minha pétala,
Meu raio de sol nascente,
O que seria de mim sem ti?
Minha amada mãe,
Sofrestes muito na vida,
Mas estou aqui para cuidar de ti.
Minha amada, minha vida,
Agora que cresci pode descansar,
Só preciso do teu amor.
Minha amada, minha vida,
Só quero dizer-te uma coisa:
Te amo, amo-te, amo você!
Mãe
Símbolo de amor
De cuidado maravilhoso
Onde pensa-se primeiro na cria
De modo muito zeloso
Tudo fica em segundo plano
Bens materiais
Vive para os filhos
Não o abandona por nada mais
É possível viver
É possível colher
O amor em primeiro lugar
E até se sacrificar
Àquelas que sabem ou não amar
Feliz dia das mães
Receba carinho e amor
Em tudo que aos filhos depositou
Etelvina minha mãe
Quem sou eu sem você,
minha mãe amada,
sem os seus sorrisos protetores,
sem a sua voz indomada.
Os seus olhos francos,
ensinaram-me como encarar o mundo,
como amar aqueles que me odeiam
e,como ser grande homem e não homem grande.
Sem os seus conselhos brancos,
a minha vida não teria êxito fecundo,
que me leva aos sítios que nos rodeiam,
para a criação de mais um poema ande.
Amo-te,amo-te e amo-te.
Mãe,um amor verdadeiro temos,
nada de falsidade está em nós,
para sempre nos amaremos,
e nada separa um amor fortós.
Nove meses no seu ventre,
eu já sabia chamar-te mãe,
doce nome tem entre
as saudades de te chamar mamãe.
A mãe lembra sempre,
da junção dos nossos nomes.
Francisco-Etelvina,de filho e mãe,
Que deram origem ao Franvina.
Isto é pequena homenagem à minha querida,amada,linda,bonita,doce,corajosa,honesta e trabalhadora mãe.Fui buscar palavras para lhe descrever,mas só encontrei essas porque o mundo está cheio de imperfeições,mas a mãe é perfeita.Mãe,para mim ainda está ao mundo dos vivos porque está sempre comigo e,é a minha inspiração.
MÃE DE ALGUÉM
Estive em lugares onde nao me recordo muito bem,
lugares diferentes na qual não conseguia sair.
Ambientes estranhos onde eu sempre estava com alguém,
não era vida fácil por apenas ser bonita e adequadamente me vestir.
Estava rodiada por homens que a mim desejavam,
me sentia valiosa, pois com dinheiro me compravam.
Geralmente quando acontece nao me lembro,
prefiro estar dopada do que ciente de como é a única saída que tenho.
Após alguns meses ja não estava na mesma condição,
minha barriga cresceu e dentro batia outro coração.
Não sabia o que fazer, minha vida ja era complicada,
mas me matar parecia ser a única fulga que restava.
Aguentei o tranco até onde não deu mais,
pessoas me ajudaram, o parto natural e o cordão partido por um bom rapaz.
Gravidez de risco e chegou a minha hora,
meu bebê está aqui, ja vou-me embora.
Deus ja estou indo, que ele seja bom como ninguém,
estarei cuidando daí de cima, para que dele cuidem bem.
Senhor sei que sou pecadora,
apenas me perdoe e me permita pois ainda sou mãe de alguém.
VONTADE DE MINHA MÃE
Hoje amanheci com vontade de mãe. É, amanheci, feito pão esquecido no cesto da noite para o dia, um murcho, outro seco, sem saber o que seria feito deles.
Amanheci assim, precisando tomar meus remédios, mas sem ter que tomar a iniciativa. Querendo alguém que me lembrasse, aqui estão seu remédios, não se esqueça. Ou então, apenas um - dormiu bem?
Coloquei-me em pé e segui em direção à cozinha como faço todas as manhãs.
Ao atravessar a sala de jantar, me aproximei de um pote de cerâmica, colocado no aparador, diria até, estrategicamente, herança que trouxe lá da “nossa” casa, quando tudo foi dividido, por ocasião da morte de meu pai.
Parei e com as mãos em concha, deslisei-as em todo o seu contorno, como se dentro dele estivesse todas as lembranças concretas, desde o dia em que juntas, mamãe e eu, compramos aquela peça.
Na época era cara, de bom artesanato. Ela gostou tanto e eu também. Isso foi há muitos anos, nem sei quantos.
- Ah leva mãe, não precisa dizer ao pai quanto custou!
Voltamos rindo do feito, com todo cuidado para que não quebrasse e sobrevivesse aos sacolejos do ônibus, na sua volta, mais de quatrocentos quilômetros longe daqui.
Respirei fundo para afastar a lembrança, a vontade de mãe, e entrei na cozinha.
Fui logo passar um café. Adoro café de manhã. Acho o meu café muito bom. Só que eu queria que ela estivesse ali para experimentá-lo e dizer que meu café estava “sehr gut”.
- Nossa, filha, você aprendeu a fazer um café sehr gut!
Levantei a xícara acima de meus olhos e ocultamente ofereci a ela. Então, desci a xícara devagarinho, como num ritual sagrado e quando senti aquele cheiro quente bem próximo às minhas narinas, sorvi gole a gole em silêncio.
Nunca uma xícara de café me pareceu conter tanta vontade de mãe...
melanialudwig - 21/08/19
Hoje mostrei a minha mãe um perfil no Instagram. São diversas fotos de um jovem que aparece com frequência mostrando seu corpo nú, claro, imagens censuradas. O comentário de minha mãe foi o mesmo que provavelmente muitas e muitas pessoas de sua época fariam e fazem: “- é para se aparecer?” Imediatamente respondi que não e que a pessoa é artista.
Entendo minha mãe pensar dessa maneira, afinal, ela foi criada em outro tempo e acabou de dar partida em sua vida digital, ou seja, acabou de mergulhar em um mar onde as pessoas diferentes podem ser elas mesmas por através de todos os muros de preconceitos, ainda lhe custará um par de anos até que entenda que o mundo evoluiu. Por isso, não julguem a ela nem aos que ainda não entendem nosso progresso. É uma questão de tempo.
No momento que falei a ela que a pessoa das fotos é artista, também lhe disse: quando é uma modelo na playboy, não tem problema? E se fosse o ensaio sensual de uma bela mulher? Essas seriam aceitáveis?
Minha mãe parou para pensar, não me respondeu, mas percebi que se pôs a mudar de opinião.
Nem tudo é preconceito, às vezes é só desinformação e desatualização.
Somos cristãs e isso não anula o respeito que tenho por qualquer ser humano, independente de sua profissão, cor, sexualidade, religião ou estilo de vida. Aliás, não deveríamos ter que militar em favor das pessoas por elas serem diferentes de nós, a evolução mental deveria ser natural, já que não é, vamos mostrar EM AMOR a quem ainda não entendeu que ser diferente é bom.
Ah! O perfil que mostrei a minha mãe é do @jupi77er
Palavra do dia: Pão
Na minha infância a minha mãe fazia o pão em casa. Pão não! Eram fornadas de pães no forno à lenha.
Fazer pão era um ritual que começava de manhã, desde a troca de fermento de litro vindo da vizinha, da lenha seca, cuidadosamente colocada no forno.
Enquanto se preparava a massa, deixando crescer até aumentar de volume. Aí sovava novamente com os punhos, deixando crescer mais uma vez. Untava as formas com gordura ou manteiga (caseira). Enrolava em punhados a massa, sempre sovando bem no formato do pão. Deixava crescer novamente. Enquanto isso, lá fora o fogo queimando a lenha até formar um braseiro, que ia aquecendo todo o interior do forno. Quando os pães estavam bem crescidos, rastelava as brasas do forno e colocava várias formas lá dentro e tampava a boca do forno com uma folha da lata, escorada com um pau cumprido.
De vez em quando uma espiada para ver se estava ficando no ponto.
A festa era quando desenfornava e a gente podia dividir um pão quentinho na manteiga que derretia, geléia de goiaba, entre outras e comer junto a um café com leite. Todos numa mesa grande com bancos na cozinha aconchegante.
Era muito bom!
melanialudwig
Lacrimejos
Tenho um olho que chora,
Sensível demais no lacrimejar
Desde pequena, minha mãe disse
Que esse olho se põe a chorar.
Tenho um oceano dentro dele
Barulho, uma onda, o sopro do mar
Tem mais do que eu poderia descrever
Tem mais do que eu poderia declamar
Tem devaneio e tem lapso
Tem um brilho apaixonado
Tem esperança ao pôr-se o sol
Trago lembranças e outras,
Quem mais poderia entender
O olho que chora mais do que vê.
MULHER MARAVILHA.
A mulher é mãe e companheira todos os dias.
A mulher esta presente diariamente em nossa vida. Mulher é esposa, amiga, conselheira é o porto seguro do marido.
Dia da mulher é todos os dias.
Mulher deve ser lembrada todos os dias.
Mãe, eu sei que as coisas tão mudando
Nosso dinheiro multiplicando
Fiz em uma semana o que a gente não tinha em anos
Eu saí da lama derrapando
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp