Poemas Vinicius de Moraes Patria minha
Não importa de onde vem minha força, mas peço sempre que o Criador esteja comigo o tempo todo, para que eu nunca desampare os meus descendentes e amigos de luta. São eles que nos dão a razão de viver sempre.
Considero-me apenas o instrumento, o verdadeiro artista é assim, a sua arte vem de Deus. A minha escrita vem dos céus pra fazer moradia nos corações, os pensamentos não são meus, devo ter humildade para reconhecer que minhas mãos são tomadas pela espiritualidade quando sinto a presença deles, sou a falsa poetisa, a falsa escritora, sou apenas um corpo qualquer, mas um espírito milenar em busca de fazer os contatos entre homem e Deus. Aqui estou, vim te levar ao mundo real, às estrelas..
Posso dizer o quanto sorri por ter você, o quanto chorei por saber que você não era minha exclusividade, o quanto chorei de tristeza. Posso dizer o quanto gosto de você e apesar dos teus erros, te perdoei e fiquei. Que tento viver muito bem sem você e volta e meia consigo. Mas você sempre vem dizendo que sente minha falta, a gente se ama mas as vidas tomaram rumos diferentes. A expectativa me deixa feliz e triste ao mesmo tempo, pode ser essa, eu ou outra depois. É bem maior do que eu pensava que fosse, me faz feliz e dói ao mesmo tempo. Queria que você me deixasse em paz de vez, mas também não quero. Enquanto você não me largar, eu não vou deixar de amar você.
Minha maior alegria não é sempre ser lembrado, mas nunca ser esquecido, estar na lembrança, no coração de alguém me faz um ser melhor!
Preciso me apegar as desventuras em minha vida e desaparecer de mim. Algo desesperadamente trágico bate em minha porta e eu serei forçado a abrir. Já sinto o sofrimento agora.
Nunca desdenhe a minha capacidade... Se for? fique em silêncio, pois se não conhece o meu potencial não tem moral para deduzir...
Preciso de alguém que permaneça. Que fique. Que aguente. Isso, amor… Que aguente a minha intensidade, que pule dos mais altos prédios comigo. Alguém que segure minha mão durante a queda, e no final do abismo, continue junto a mim.
E eu esfrego os olhos / na ilusão do horizonte mudar / torcendo pra minha vida transladar / antes da música acabar.
Aprendi com os pistoleiros que minha mira é excelente, com os peixes que a rede é covardia e com os vilões de toda espécie que minha proteção é divina. Acrescentei saberes a mim.
agora tudo faz sentido você me revelou a verdade e abriu as portas da minha insegurança, pensando bem o que me garante que não vou me machucar de novo, poderia aproveitar de descontar o que eu passei mas não sou assim!
Apertam minha mão enquanto tiverem conseguindo o que querem de mim, mas a ação muda quando não mais conseguem o que querem...
Apontam... Julgam... e definem de forma errada, no qual me faça fazer o que querem de mim;
Não busco em ninguém a perfeição que eu não tenho, mas sim procuro alguém para compartilhar as minhas lutas da vida...
Para honrar as verdades e viver a realização da felicidade a transbordar o coração perdido por alguma razão...
Não se preocupe, a minha roseira não vai secar por causa do inverno.
Ela vai florescer mais bela do que sempre foi na próxima primavera.
Primeiro você tem que amar meus defeitos, minha insegurança, meus ciúmes, minha crises neurológicas, enfim... para depois sim dizer que eu sou digno de seu amor e ter acesso a minhas inúmeras qualidades. Quem não nos ama com nossos defeitos, com certeza não merece ter acesso as nossas qualidades. Então não nos serve para nada. Só se serve para si mesmo.
Gravei tantas palavras pra lhe dizer, mas quando vi seu sorriso, todas as palavras sumiram da minha boca.
A minha pergunta é se tens coragens de experimentar do meu tempero... Pois me defino igual a pimenta, nem todo mundo que gosta e são poucas que aguenta;
E ainda tem do meu prazer... No calor dar calafrios quando sente... E no inverno é quente feito vulcão...
