Poemas Vinicius de Moraes o Lago
O barulho, os equívocos baseado em suposições em torno do que não se sabe é ensurdecedor. Confunde ainda mais ou invés de esclarecer.
A mentalidade humana está em constante transformação, adequando-se aos conhecimentos que dia a dia são desvendados, incitando cada vez mais a capacidade de ampliar-se para além do desconhecido.
Humildemente o Homem deveria render-se diante dessa grandiosidade que é a verdade, e sabendo disso haveria então aprofunda-se cada vez mais no amargo de suas revelações?
Saber de tudo não era a primeira questão para Sócrates, mas continua eternamente na estrada do saber porque é isso que nos engrandece diante da vida. Nesse sentido, quanto mais se sabe mais entusiasmado fica por entender que ainda há muita coisa para se aprender. Isso é vida!
O verdadeiro sábio quanto mais se aprofunda no saber conhecer se rende alegremente diante de tudo que ainda tem por aprender.
A única maneira de se atingir a plenitude é pela ampliação do intelecto e pelo refinamento dos sentimentos e emoções para que só a partir daí possamos ter consciência do real significado da vida.
Tem momentos que não são fáceis, mas isso já sabemos desde quando chegamos ao mundo, então um dia difícil não passa de um tempo nublado que será sucedido pelo renascimento de um novo dia.
Trabalhando, força e coragem frente aos obstáculos que estão por vim, porque lá na frente a vitória é certa.
Rendendo-se diante da grandiosidade que existe em torno do conhecimento, haveria então o encanto de aprofundar-se cada vez mais no amargo de suas revelações.
O Homem não é somente a sua superficialidade, porém por pensar assim, vive às cegas, de um lado para o outro, a procura de respostas que só poderão ser encontradas em si próprio.
O conhecer-te a te mesmo, de Sócrates, resume bem isso.
A verdade de um povo é assim, exaurida as tentativas de coloca-la em xeque passa a ser então a orientado daquele momento. E assim sucessivamente até que surja outra verdade que a substitua.
Você pode ser o maior vencedor do mundo, mas continuará perdendo se não vencer as suas batalhas internas.
Ele me incumbiu de ser um bom cavaleiro para defender os fracos, e inocentes e o Reino, com toda a minha dedicação. E eu jurei fazê-lo.
Acho que a razão de toda essa nossa jornada ter sido tão linda é que você foi parte dela.
Há tantas línguas quanto há pessoas no mundo. Cada pessoa fala a própria língua. Por isso há tanto desentendimento, má interpretação e ofensa entre as pessoas.
Você foi o príncipe encantado que eu via nos meus sonhos, você foi uma fuga da realidade.
Se eu não lutar pelas coisas que eu quero muito, tudo o que eu vou ter será raiva e arrependimento.
A burrice como passado, a ilusão como futuro ou a sabedoria como o presente? Na verdade não há o que escolher; uma só opção existe, não existiu ou existirá, para ninguem.
Aceitamos o inaceitável e recusamos o obvio, num balé ruim e interminável da hipocrisia que nos adormece, lentamente.
O limite da tolerância está diretamente ligado a falta de limite de quem, frente aos fatos, permanece cinicamente tentando justificar o injustificável.
O incondicional amor de um cachorro é difícil de ser superado, até mesmo pelo mais romântico dos homens.
