Poemas sobre Virtude
A verdadeira virtude consiste em recusar o que viola a dignidade humana; não é sabedoria tolerar aquilo que destrói a justiça.
A tolerância muitas vezes não é uma virtude moral, mas o sono profundo de uma sociedade que já não acredita em nada com força suficiente para se indignar.
A virtude não é uma medalha que se pendura no peito, mas o suor de uma alma que se acostumou a caminhar contra o peso da própria inclinação.
A coragem não é simplesmente uma das virtudes, mas a forma que cada virtude assume quando está sendo testada, ou seja, no ponto da mais alta realidade. A castidade, a honestidade ou a misericórdia que se entrega ao perigo será casta, honesta ou misericordiosa apenas sob certas condições. Pilatos foi misericordioso até que isso se tornou arriscado.
A magnanimidade, uma virtude muito esquecida, é a aspiração do espírito a grandes coisas. Uma pessoa é magnânima se tiver a coragem de buscar o que é grandioso e se tornar digna disso. (...) A magnanimidade, como nos dizem Tomás de Aquino e Aristóteles, é "a joia de todas as virtudes", pois sempre – e particularmente em questões éticas – decide em favor daquilo que, em dado momento, representa a maior possibilidade do potencial humano para o ser.
A virtude é uma cadeia de todas as perfeições, o centro de toda a felicidade. Torna-o prudente, discreto, perspicaz, sensível, sensato, corajoso, cauteloso,
honesto, feliz, louvável, verdadeiro... um herói universal. Ter esses nos tornam bem aventurados: sábio, sadio, e santo. A virtude é o sol do mundo, e seu hemisfério é uma boa consciência. É tão encantadora que ganha a graça de Deus e dos homens. Não há nada tão amável quanto a virtude, nem tão detestável quanto o vício. A virtude só é autêntica; tudo o mais é imitação. Capacidade e grandeza se medem pela virtude, não pela sorte. Só a virtude basta a si mesma. Faz-nos amar os vivos e lembrar os mortos.
Toda Mulher é um amor que nunca morre. É uma virtude que muitos sabem que existe, alguns descobrem, mas poucos reconhecem. Quando é sincera o esquecimento é impossível
Alexandre Sefardi
A humildade é a fortaleza dos sábios. Mais que uma virtude, é um ato de lucidez. Jeremias suplicava ao rei Zedequias: "Seja humilde, ou Nabucodonosor virá." Mas o orgulho cega. A arrogância sela destinos e, no fim, a última imagem pode ser a devastação do que se mais ama: os próprios filhos. A lição é atemporal. Ser humilde é ter a coragem de enxergar a verdade, de ouvir avisos, de dobrar-se para não quebrar. É o antídoto contra a ruína autoinfligida. Pois quem se levanta demais, cai mais fundo. Escolher a humildade é optar pela preservação, pela vida e por um futuro que não seja definido pela perda irreparável.
A humildade é uma virtude que faz parte da nossa caminhada e é caracterizada pela nossa consciência. Cada um de nós traz na sua bagagem um legado de experiências e de lutas. Somos protagonistas dessa jornada, portanto sejamos conscientes de que a humildade consiste em conhecer as nossas fraquezas e limitações.
Sei que preciso morrer dentro do meu próprio coração para entender que levantar é virtude de quem acredita em sim mesmo;
Saiba juntar suas próprias cinzas para solidificar-se para o amor que nem sempre depende de outro coração;
A força e o pensamento positivo é uma virtude dos sábios, que acreditam em si mesmos, os males e os obstáculos que eles enfrentam abrem as portas para o seu próprio amadurecimento.
A maior virtude do ser humano é o equilíbrio,pois tudo que é demais nos remete ao caminho da dualidade
A virtude, não é a medida certa do amor, nem da justiça, nem medida justa ou justa medida. A virtude é como o brilho das estrelas.
A maior virtude do homem está em cultivar a simplicidade, sem ter que vender ou abrir mão de sua dignidade, a fim de cultivar a vaidade.
Sou tão otimista que esta virtude chega a ser um defeito, mas tem que ser assim, o que o coração sonha, o corpo se esforça pra realizar e o universo conspira ao nosso favor
A filosofia de um homem sábio é amar para ser amado na virtude da bondade, a filosofia de um moleque ímpio é ficar bagunçar e trocar;
