Poemas sobre Vida dos Cangaceiros
Um dia declara outro dia...diz as escrituras sagradas.
É preciso experimentar cada dia sabendo que o hoje é o anúncio de outro dia, que um instante é referência ao próximo instante, que o presente não existe sem o passado, que o passado só existe porque chegou o hoje e que o futuro é uma possibilidade que o presente manifesta sempre.
Raquel Amélia dos Raquel Amélia Santos
É mais fácil criticar alguém que não está afim de você, do que entender as razões dela. Por que a briga é pelo seu querer, sendo assim esquece de perceber que cada um faz o que quer.
Simplesmente as pessoas se preocupa demais e esquece de viver, prefere deixar a tristeza e a solidão tomar conta, do que se alegrar.
Eu saio, bebo, faço da minha vida limão, sal e "tequila", por que minha felicidade não é somente na base do açúcar.
Essa é a minha resposta para quem acha que conhece meus sentimentos, mas não sabe uma gota do meu orgulho!
Eu preciso de você do meu lado ,
Queria poder te abraçar todo dia,
Sentir teu cheiro toda vez que respirasse,
Olhar no fundo dos seus olhos toda vez que abrisse os meus
Te beijar sempre que o momento permitisse
Dar a minha mão para ti,
Para que ficassemos de mão dadas,
Até não sentir mais força;
Isso seria impossivel por você me fortalece
Te Amo,
Muito mesmo.
Amigo
"Amigo é coisa pra se guardar de baixo de sete chaves, dentro do coração"?
Uma letra linda realmente, porém, AMIGO é alguém pra se vivenciar, AMIGO é alguém a se dar amor, AMIGO é alguém a se dar carinho. AMIGO é complexidade de encontrar seu eu em outro alguém, de uma maneira que vc não consegue dizer o quão improvável é a semelhança na alma de vcs.
Então guarde amigos, proteja, vivencie-o, mas nunca o abandone, pois um amigo abandonado é um ser amargurado, um ser que produzia luz, mesmo sem querer uma fagulha de escuridão sairá daquela personificação de não mais paz e fará com que o próximo a lhe chamar de amigo entenda as consequências de quem já sofreu por um amigo que não foi AMIGO.
Desutil?
Você é útil?
Você é empática?
Você se dedica?
Você se mostra disposta e disponível?
Ótimo você está sendo exatamente como as pessoas querem, não cobre, não peça, não deixe em momento nenhum que notem que você também é um ser humano e sofre pra caramba, eles não entenderiam, não aceitariam, não estariam lá por você da mesma forma e pelo.mesmo tempo. Por mais que as pessoas estejam dizendo sempre. "Conte comigo", até onde realmente você pode contar?
Sua dor sempre será menor, seu problema sempre será mais fácil e claro culpa sua, só sua, você procurou, você causou, você fez ele acontecer, AGORA??? Se vira, você gosta de resolver problemas, você sempre resolveu o deles. Porém nunca, nunca, nunca mesmo cite coisas que eles não queiram ouvir, porque se você magoa-los, eles tem todo direito , e sim tem todo direito de brigar com você, mas nunca exerça essa força ao contrário, porque ela vai voltar para você, mais forte e mais dolorosa.
Moral dessa história, seja como um aparelho celular, aceite tudo, receba tudo, aceite tudo, porém não trave, não pare, não tenha vírus e em hipótese nenhuma traga notícias ruins, porque? Porque eles vão te trocar por algo melhor, te deixar no canto e provavelmente num momento de raiva te tacar longe, porque se você não for útil, você é facilmente descartável.
Amor e bicicleta
Pedalar junto é muito mais difícil que pedalar pela primeira vez quando criança. Se você se esforçar demais ou usar o medo, com toda certeza não dará certo. Tudo que é demasiado acaba por ser falho.
EVOLUÇÃO
Evoluir mentalmente é algo de uma grandeza tão sagaz que deixa qualquer ser mais leve. Entender que as pessoas tem pontos de vista que são plausíveis mesmo que venham a contradizer os seu, se torna algo perspicaz.
Cada indivíduo difunde de uma percepção, essa mesma percepção vem de cada coisa que o mesmo aprendeu, viveu, sentiu e fez. A partir do momento que você entende que não será capaz de interferir na forma de ver do outro e isso não é culpa sua, não te faz menor ou maior te faz apenas você. Você encontra a paz mental e isso volta ao nosso início, evolução mental. Não podemos interferir na evolução de cada ser e isso nos faz simples e ao mesmo tempo grandiosos.
Eu tenho isso pra mim como verdade, mas isso é apenas minha opinião e você, qual a sua opinião?
Imagina se eu soubesse!?
Imagina se eu soubesse que mesmo depois de dormir mal, ter uma manhã corrida e estressante meu dia dependeria de mim.
Imagina se eu soubesse que mesmo dando 100% de mim, minha produtividade seria julgada e seria dada como baixa diante de quem é mais querido.
Imagina se eu soubesse que mesmo depois de um dia cansativo, onde comi mal, me hidratei mal e mal tive tempo para minhas coisas pessoais, ainda sim, seria mal interpretado por chegar fora do horário base.
Agora imagina se eu soubesse que al de sentir tudo isso, minhas relações afetivas estavam mal, minha vida pessoal TB não estava lá essas coisas, mas ainda sim eu não poderia explodir pra não demostrar fraquezas.
Imagina se eu soubesse que independente do que eu fizesse ainda seria pouco aos olhos dos outros porém não poderia dizer muito, por que eu escolhi esse caminho.
Imagina se eu soubesse como é isso?
Imagina se umeu soubesse que um dia, apenas um dia que você sentiu isso, foi um sentimento de meses que resultaram em um convite a se retirar. Imagina se eu soubesse de tudo isso ?
Poxa IMAGINA SE EU SOUBESSE....
Paisagem Muda
Cada dia é um desafio,
Pobre o pássaro que perde o pio
Mas se voar que voe em silêncio então,
Pois será na beleza de uma paisagem que ele sentirá que a sua viagem jamais foi em vão.
A Queda ( de uma Folha )
Ó Vento que embala este meu corpo
Que liberta os sentidos de uma doce melancolia
Ó Luz que invade e purifica os sentidos
Que abraça enquanto o tempo pára
Outrora Verde, corpo vestido de uma Primavera passada
Hoje Castanho, corpo despido de um Outono presente
“E doravante?”
Doravante cá estarei de novo para mais uma dança dos sentidos
Dou por mim a pensar em tudo e dou por mim a pensar em nada
Dou por mim a sentir tudo e dou por mim a sentir nada
Dou por mim a falar acerca de tudo e dou por mim a falar acerca de nada
Dou por mim a escutar tudo e dou por mim a escutar rigorosamente nada
Dou por mim a fazer tudo e dou por mim a fazer nada
Dou por mim a partir e dou por mim a regressar
E entre o meio desses extremos vou verdadeiramente existindo, ciente de tudo aquilo que pretendo e de tudo aquilo que não pretendo
O Passado que um dia foi Presente e Futuro
O Presente que um dia foi Passado e que um dia será Futuro
O Futuro que um dia foi Presente e Passado
Simplesmente Ser
Ser
A distância alimenta o poder e imensidão da ausência que por sua vez faz de nós um Povo diferente. Um Povo único na sua forma de Pensar, Sentir e Agir.
Por isso somos Portugueses, por isso somos Saudade.
A DICOTOMIA DA SOLIDÃO
Todo aquele que se conhecer a si próprio será imune ao caos organizado que a solidão acarreta.
Prisão para uns ou Liberdade para outros, a solidão é como uma espécie de faca com dois gumes. Ora mata e elimina as turbulências externas que entram pelos nossos poros adentro, ora corta e separa o trigo do joio quando estamos perante as nossas mais diversas dúvidas existenciais.
A solidão, por assim dizer, também revela uma sombria ou luminosa dualidade. Digamos que, uma espécie de arauto da desgraça ou fortuna, que invade o nosso espaço interior e exterior quando a própria nos persegue em modo de delito involuntário ou quando a procuramos incessantemente de livre e expontânea vontade.
Reza a regra que a solidão já matou tantos quanto salvou e já salvou tantos quanto matou se dela fizermos um amigo que nos escuta sem julgamento.
Reza também o dito que “mais vale só que mal acompanhado” mas no entanto também Amália Rodrigues um dia disse que preferia estar mal acompanhada do que só.
Eu por mim cá estarei para a receber ou procurar, sempre que os sentidos e os momentos assim ordenarem.
Domingos
Aos Domingos de uma qualquer semana, aprecio escrever pela noite dentro.
Talvez porque esse Domingo seja o final ou então a preparação do início de uma nova etapa.
Escrevo e descrevo imensas memórias por vir, algumas de fazer chorar e outras de rir.
Escrever é quase como fazer aquela viagem diurna de comboio inter-regional, sentado de início ao fim o mais junto da janela possível e com a cabeça encostada ao vidro de modo a abraçar silenciosamente toda aquela paisagem exterior. Paisagem essa que apenas estagna, tal e qual este corpo inerte e prostrado ao vidro da janela, quando a próxima paragem se avista.
Através dessa janela vejo e sinto o que há além de mim, curiosamente muito menos daquilo que existe dentro de mim. Esteja parado ou em movimento, ambas locomotivas dos sentidos serão sempre um ponto de partida, de paragem e chegada independentemente de termos viajado num Domingo.
10 motivos para você não deixar seu coração ser consumido por maus sentimentos...
*O ciúme e o ódio envelhecem o corpo e causa transtornos para sua alma, além de ferir seu coração com a tristeza;
*Os maus sentimentos lhe impedem de sentir o sabor da vida, lhe impede de se alimentar bem, causando doenças, extrema tristeza e depressão;
*Os maus sentimentos lhe impedem de ser livre tornando-lhe escrava da maldade e das decepções;
*Você se torna incapaz de amar a si mesmo, de amar a Deus;
*O transforma em uma pessoa escrava do pecado, lhe impedindo de prosperar, lhe impedindo de querer ser melhor;
*Seus dias serão abreviados, porque você não será capaz de sentir vontade de viver.
*Os maus sentimentos não provêm de Deus, e se você não aceita nada que venha do maligno, deve renunciar as tristezas, e os sentimentos ruins como a inveja, o ódio e o ciúme exagerado;
*A inveja e o ciúme fazem de você uma pessoa que afasta de si o Santo Espírito de Deus; além de te afastar das pessoas que gostam de você;
*Com um coração consumido por maus sentimentos, você será incapaz de vencer por menor que seja uma batalha, e a sua saúde se tornará frágil;
*Em sua vida não haverá espaço para coisas boas, porque você vai está ocupando todo o espaço com coisas ruins, com sentimentos egoístas. E tudo o que você almeja se distancia de você a cada passo que der.
CULPA
As vozes que ouço no escuro
Na calada da noite fria
Estremece minha alma
E traz-me agonia...
É a voz da culpa que grita,
Esbraveja e aflita
Já não deixa que meus olhos
Se fechem...
As vozes ocultas pela escuridão,
Traz consigo vultos, lembrança.
Invade veloz o coração,
E destrói sem piedade a esperança.
É a voz da culpa que fala
Que não ousa se esconder,
Esvazia os pensamentos...
Se cala,
Faz a alma estremecer.
Ferve o sangue cozinha a carne
Emudece as palavras, empalidece as cores,
Matas as alegrias ressuscita o temores,
Mas a culpa não sai...
Até que num momento tardio,
Decidimos buscar, o perdão.
Meu amor!
Mas se todos os dias a tua ausencia me visita
Então saberei que não foi vão o meu amor
Durante anos foi reflexo de tristeza e dor
Uma ferida dilacerada trazia-me as lembranças de um desfecho sem despedida!
Quando caminhava entre sons de pássaros que voavam
Meus pensamentos devaneavam
Com você estive nas nuvens
Mas estar nas nuvens é perder a razão
A eloquência do discurso
É loucura, é emoção!
É perder a batalha por conta da paixão!
A tua ausência visitava o meu coração Vazio de amor
Era condoído saber que desde que se foi ele nunca mais palpitou!
O meu amor congelou!
Era meu corpo fundido ao seu que desfazia as camadas de gelo superpostas!
Eram seus beijos que me faziam flutuar
Por isso eu só queria te amar e te amar
Te amar com desejo ardente
A minha alma despida e envolvente
Porque se meu pecado foi te amar
Morrerei sem meus pecados expiar!
Se te amar causou-me feridas
Então, um outro amor as cicatriza!!!
Roubada de mim!
Você me roubou de mim, mas quando interrogada
Disse perante Vossa Excelência e os presentes que não me ameaçou
Que não usou de violência
Nem de morte me jurou, então Vossa Excelência meignorou!
Diante dos presentes
Expressei-me com veemência
Excelência, ele não usou armas de fogo, nem armas brancas.
E só isso seria caracterizado como violência ?
E se me roubou a paz
E se me roubou a alegria
E se desdenhou de mim
Porque de mim abdiquei
E se ficar provado Excelência
Que foram danos extrapatrimoniais
Que não levou nada de valor pecuniário
Mas levou-me a vida
Roubou-me de mim
A minha essência
Convencer-te-ia que levou todo meu ouro?
E toda minha prata?
Porque não eram eles objetos tangíveis
Mas imateriais
E não precisou usar de agressão porque a maior forma de violência
É aquela cometida contra o indefeso
E assim estava meu coração indefeso e vulnerável
Como um domicílio desabitado!
Ele de tudo se apropriou
Porque não havia indícios de ocupação
Era como um território sem proprietário
E se eu te disser Que a legítima proprietária sou eu?!
Que tenho testemunhas
E tudo documentado
Está no cartório de registro de imóveis desta comarca!
Que embora até sua alma ousaram levar!
Vive a proprietária que deseja seu coração resgatar!
Posto isso,
Pede e espera deferimento!
o castelo
Construí um castelo
Nem ventania nem tempestade podem derrubar
Suas paredes são de rocha
E o sol sobre suas janelas resplandece!
Quando vem a noite
E o mar se aproxima
Sinto o cheiro da brisa
Um castelo que mãos humanas não fizeram
Mas o melhor arquiteto o desenhou
Foi o soberano Deus
O arquiteto do amor!
Quando eu ainda repousava
Incrédula já não mais te esperava
O sol nasceu mais uma vez
Pude ver raios de luz envoltos em nuvens de algodão!
Não sabia se alcançava o céu
Ou se pisava o chão!
Então veio com sua maestria
Nem sentia as suas pisadas
Mas o seu cheiro inconfundível
Eu sabia que era humano como eu
Chamava-o de anjo
Mas não tinha asas
Achava-o perfeito!
Belo e indefectível
Nada mais me importava!
Mesmo insipiente eu sei
Não eram os meus olhos que viam
Era falta de lucidez
Amor é para os loucos
Nunca para os normais
Qualquer margem de razão destruiria
O idlilico poder do amor!
Foi nessa insanidade que pude notar
Que o amor é sorrateiro e chega sem avisar
É preciso ser mesmo louco
Correr riscos e ser corajoso
Para desfrutar da indisivel arte de amar!
Erros!I
Se errei, é porque minha natureza é adamica!
Perdoe-me, Senhor
Porque de todos erros cometidos
Meu intuito foi acertar!
E só os cometi porque existia uma pedra alçada em meu calcanhar!
Verdade seja dita
Omissões nunca esquecidas
Por que quantas vezes escondi de ti a face
Era para não me omitir
Se aplicar com zelo a justiça
E não compactuar com mal também for erro!
Muitos eu cometi!
Fui rebelde
Destemida
E pequei
Jamais daria a minha alma o direito de ser canonizada
Porque sou humana como todos os demais!
Então, não há entre nós santos
Apenas pecadores e mortais
Que julgados pelos que se dizem santos
Vão à guilhotina todos os dias
São calúnias, injúrias e difamações
E beijam a face e lisonjeiam
Suas línguas são felinas
Venenosas e vermelhas como escarlate.
Mas, de nada possuem compaixão
Se até Cristo foi à crucificação
O que será de nós, então?!
