Poemas sobre Vida dos Cangaceiros
A Beleza do Caos
A vida é caótica e imprevisível. Não há um roteiro predefinido, apenas escolhas e consequências. Mas é nesse caos que encontramos a beleza: nas pequenas coincidências, nos momentos de sincronicidade e nas histórias que se entrelaçam.
" Eu conheci uma garota que eu vou amar pelo resto da minha vida..."
" Mas vou viver a vida toda sem ela..."
Nos momentos mais temerosos e tempestuosos da vida resgatamos a nossa real força interior. Aquela que realiza o infinito e tranformador poder da Fé.
Acredite.
Goncalvesdarocha
Sabedoria amiúde
Filha!
Desde o momento em que você entrou em minha vida, trouxe consigo uma luz que ilumina tudo ao seu redor.
Você é bela de uma maneira única e especial, e essa beleza vem das suas raízes, da sua história, da sua cultura e da força de seus antepassados.
Ser negra é ter dentro de si uma força ancestral, é carregar no sangue a resistência e a resiliência de gerações que lutaram para que hoje possamos ocupar nosso lugar no mundo com orgulho e dignidade.
Sua pele, seu cabelo, suas feições – tudo em você é um reflexo de uma herança rica e poderosa.
Lembre-se sempre de que você é digna de amor e respeito exatamente como é.
Nunca permita que ninguém te diga o contrário.
Você tem o direito de sonhar alto, de buscar e conquistar tudo o que desejar.
A sua cor é símbolo de beleza, resistência e sabedoria. Celebre suas origens, pois elas são parte essencial de quem você é.
Seja orgulhosa de si mesma todos os dias. Abrace sua identidade com coragem e confiança.
Você tem um futuro brilhante à sua frente e um potencial ilimitado para alcançar o que quiser. Eu acredito em você, e sempre estarei aqui para te apoiar em cada passo do seu caminho.
Com todo o meu amor!
Papai! Para Raffaela Pires Bernardo
NETOS
Netos? Tê-los? Não pretendo jamais
A vida,me sugere andar sozinho
Sentar na varanda ler uns jornais
Ouvir um, ou outro passarinho
Gorjeando suave, baixinho
Nos intermináveis matinais.
— Gosto dos pássaros, dos pardais
Que cantam no mesmo cantinho
Onde o velho hidrata as fadigas
Causadas quando era rapaz
— Que não falte na vida as cantigas
Etão pouco me torne incapaz
De espreitar o vai e vem das formigas
Nesse âmago que tão bem me faz
NatalicioCardoso da Silva
Você foi e sempre será o amor da minha vida.
Até cheguei a pensar que te esqueceria um dia. Mas parece que estava subestimado esse sentimento.
Sinto falta das nossas conversas, e não imagina o quanto desejei receber uma mensagem sua.
Não me leve a mal, mas ainda tô na pira de ter um futuro contigo.
Sei que realisticamente não irá acontecer, mas ainda assim é o meu desejo ficar ao seu lado.
Quando conversamos, disse que mesmo se correspondesse meu sentimento. As coisas não teriam dado certo pela distância e talvez tenha razão. Ainda assim eu faria de tudo para que desse.
Como ter a vida transformada pela graça
Ao nascermos e durante nossa jornada, se desejamos conhecer o poder curador e libertador da graça de Deus, devemos nos voltar a Ele com um clamor que convida a Sua presença. Somente assim compreenderemos que não é pela força de nossas mãos que alcançamos a plenitude e a redenção em nossas vidas.
Na verdade, é pela Sua imensurável graça, que se manifesta como Seu amor e bondade em ação em nosso favor. Essa graça, doadora de vida, manifesta em nosso viver diário as Suas virtudes, princípios e valores, revelando que a nossa transformação é operada por Deus do início ao fim. Ele opera em nós a Sua vontade e a concretiza em nossas vidas.
Sempre coloquei limites na minha vida.
Se Você me faz de uma opção?
Eu te faço de uma memória.
É tão simples assim.
Yola Silva
O Enigma da Existência
A vida é um quebra-cabeça sem imagem na caixa. Montamos peças sem saber qual figura formam. A inteligência não revela o quadro completo, apenas os detalhes fragmentados.
Do Inglês para a vida! Aprendendo a não interpretar tudo de forma exata, literal. Nem sempre e nem tudo é o que parece!
Helda Almeida
Maio/2024
Se apaixonar não estava nos meus planos. Mas então você entrou na minha vida.
E quando notei, você estava nos meus pensamentos, um sorriso brotava no meu rosto só de conversar contigo.
Estava pela primeira vez experimentando o desejo de proteger outra pessoa.
Quando dei por mim, meu objetivo havia se tornado a sua felicidade.
E a distância só aumentava meu desejo de ficar ao seu lado.
Eu te amei como Van Gogh amou as estrelas. Mas infelizmente você me amou como ele amou a vida.
E agora, mesmo afastados, sinto saudade e queria estar próximo.
A Essência da Existência
A vida é um enigma que desvendamos lentamente. Cada experiência, cada escolha, é uma peça desse quebra-cabeça cósmico. Às vezes, sinto-me como um viajante solitário em um trem noturno, olhando pela janela enquanto as paisagens se desdobram.
O conhecimento, essa luz incansável, ilumina os cantos escuros da ignorância. Mas, ao mesmo tempo, ele nos despoja das ilusões. As correntes da inocência se transformam em grilhões da compreensão.
Quando crianças, acreditamos em fadas e dragões. O mundo era um conto de fadas, e a esperança dançava em nossos olhos. Mas, à medida que crescemos, os mitos se desvanecem. A realidade, crua e implacável, nos confronta.
O sentido da vida? Talvez seja a busca. Não por respostas definitivas, mas por momentos de beleza e conexão. O sorriso de um estranho, o calor do sol na pele, a melodia de uma canção.
Deus? Ele é o eco do Big Bang, o suspiro do infinito. Não como um ser barbudo no céu, mas como a essência da existência. Ele não julga, não intervém. É a harmonia subjacente, a equação que nunca resolveremos completamente.
E assim, na quietude da reflexão, encontro um propósito. Não grandioso ou épico, mas nas pequenas coisas. Nas palavras trocadas, nos livros lidos, nas lágrimas derramadas.
Às vezes, olho para o céu noturno e imagino que as estrelas são os olhos deDeus, observando nossa dança efêmera. E, nesse momento, sinto-me parte de algo maior.
Então, continuo a jornada. Não como um gênio exaltado, mas como um aprendiz humilde. As correntes podem ser pesadas, mas são elas que nos mantêm conectados à vida, à busca, à eterna dança das almas.
Pensamento escrito em 20/08/2015
“A vida mede-se pela intensidade, não pelo movimento do relógio.”
A vida começa todos os dias, mantenha seus pensamentos na fé, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras.
A confiança é ato de fé, e esta dispensa raciocínio.
Sabe. Vou te confessar, estamos procurando o lado bom da vida e chegamos a conclusão de que a vida é uma esfera.
Então é isso... Preciso de nós, hoje e sempre.
As dúvidas sempre existirão em sua vida e, também, os problemas. A sabedoria de viver reside em tentar prevenir-se e em resolver os problemas que surgirem. Mesmo aquele que não age errado deve, sim, temer. A vida é perigosa; não vivemos num mundo justo. Você certamente pode ser mais uma vítima das injustiças que sempre existiram e que sempre existirão no mundo. Seja cauteloso em tudo; desconfie. Busque sempre por Deus Pai e pelo seu Pastor, e se encontrar um BOM MESTRE aqui na Terra, oriente-se com ele.
Livro: A Carta da Vitória do Espírito Santo
Viva a sua vida concentrado no bem, pensando no bem, e tentando praticar o bem a todo momento. Mas, lembre-se que o mal e pessoas más existem – esteja atento! Mas não fale no mal, apenas esteja sempre atento. Somente o bem deve frequentar o seu coração.
Livro: A Carta da Vitória do Espírito Santo
A vida é feita de antagonias
De irreverentes ironias
de severas e suaves discrepâncias
De doces e amargas lembranças
De suadas e tranquilas anuências
De sentidas a imperceptíveis ausências
Do credo a factuais existências
Do abrir de mão a maior persistência
Do preto ao branco
Do centro ao flanco
Do luar ao raiar
De estrear ao encerrar
Irônico, antagônico, por vezes cômico
A graça de uma tragicomédia
A graça de uma comédia dramática
Piada intensa, enfática
Essa é a vida
Onde choramos de rir
Ou só choramos ao ir
Onde praticamos ambos
Ao ver a vida, aos poucos, sucumbir
Mahatma disse...
"Parei de ouvir palavras, e decidi observar as atitudes".
Vida é exatamente isto.
Viver é tão somente ação.
Palavras ainda que bonitas podemconter apenas promessas!
No entanto intensões não entregam conclusões.
minha vida anda corrida, não ando pensando muito em você, eu tenho outro amor, outro pensar, poderia pensar mil coisas que ele é melhor que você.
Eu finalmente consegui a paz que tanto procurei e sendo sincera, queria apagar as memórias que vc esteve na minha vida talvez assim minha paz seja 1000%, mais eu sei que você ainda foi algo, não estou mais confusa, nem mau, muito menos triste, eutou feliz.
Construa a sua vida baseada no AMOR DIVINO. Vivemos num mundo materialista, nossa fé nos faz ter certeza de que deixaremos a matéria para uma vida de luz, após a morte de nossos corpos. Mas em vida material, é justo buscar a matéria, o conforto, os bons alimentos, a boa moradia, a boa educação, e até o bom lazer, mas cuidado com os excessos. Cuidado com os falsos mestres que podem lhe induzir a pensar que você pode ter e ser tudo, e que basta ter fé e trabalho. Você é e sempre será o que Deus Pai desejou para a sua vida, nada além, nada aquém. Apenas Deus Pai pode mudar a sua vida, se for da vontade d’Ele. Não creia em falsos mestres, nem em falsas promessas, a exemplo da tão falada teologia da prosperidade. Não creia em frases de efeito, como "quero", "posso", "consigo".
Livro: A Carta da Vitória do Espírito Santo
