Poemas sobre Si Próprio
Uma das perguntas que se deve fazer a si mesmo é; “Qual o motivo da minha pesquisa? ” O motivo será o combustível para a caminhada.
Não é a falta de dinheiro que te trava, mas a história que você contou para si mesmo sobre como lidar com ele.
"Quando você deixa de ser si mesmo para ser o reflexo do outro, o controle muda de mãos — para as suas."
Todos somos maus. Não há quem faça o bem. Não há bem em si mesmo, a não ser aquele que recebemos de Deus. Somos seres maus que por motivos egoístas tentamos fazer o bem, portanto, continuamos sendo maus. O amor, a bondade e compaixão e justiça são essencialmente divinos e isso nos torna semelhantes a ele, à medida que ele os distribuiu a todos, independente de cremos nele ou não.
Quando você olhar-se no espelho, e não enxergar-se a si mesmo, você precisa descer um degrau de onde está.
Sempre analise a si mesmo antes de se envolver com alguém. É melhor um casamento na velhice do que um divórcio na juventude.
Para se transforma sonhos em realidade é fundamental contar sua história de vida para si mesmo de forma coerente com o seu propósito.
Quando um homem beija seu filho, dizia Epicteto, deve sussurrar para si mesmo: ‘tu morrerás amanhã talvez’. Mas, estas são palavras de mau presságio.
— Nenhuma palavra é uma palavra de mau presságio que expresse qualquer obra da natureza.
Como a vida vai passando, torna-se maçante manter o caráter que fora inventado para si mesmo e, então, esquecendo-se de representar, retoma-se a própria individualidade, ou seja, passa-se a ser o que era todos os dias.
Aprenda a dar valor a si mesmo, as vezes colocamos muitas expectativas em coisas que nos frustram, na vida o importante não é ter tudo, o que importa é ter o suficiente para ser feliz, nunca espere nada dos outros, haja com reciprocidade, se afaste de oportunistas, ninguém precisa mendigar atenção, mesmo que você não tenha amigos, Deus sempre estará com você.
A elegância consiste na gentileza e educação, agindo com retidão pela moral, confiante em si mesmo nas palavras e ações, não sendo melhor que os outros, assumindo responsabilidade como obrigação, analisando seu próprio passo para agir com discernimento, buscando fazer sempre o seu melhor dentro da harmonia que engloba todos envolvidos, sem perder o decoro ou cair na vulgaridade.
Aquele que perdoa, não redime o outro da culpa, redime a si mesmo, da culpa de não ter dado antes o perdão. Perdoar não é reatar laços, é jogar fora um peso que a gente não precisa carregar.
Quando alguém se encontra cansado de tudo, é porque distanciou-se de si mesmo, é preciso reconectar-se com o seu verdadeiro eu, para restabelecer as energias e o equilíbrio entre corpo e espírito. Uma maneira de fazer isso é ter autorrespeito.
Na disseminação da bondade pelo mundo afora marca-se a si
mesmo e a outros que muitas vezes nos observam em silêncio porém criando dentro de si crenças a nosso respeito.
Lúcio Aneu Séneca, Filósofo estoico disse "é livre quem deixou de ser escravo de si mesmo".
Porém reitero, É livre aquele que não se deixou escravizar pelas coisas, Nilton Mendonça parafraseia...
