Poemas sobre Si Próprio
Deixe que lhe abandonem, mas nunca abandone a si mesmo, o que o mar leva, ele mesmo se encarrega de trazer.
Logo que acordar de manhã deseje a si mesmo um bom dia, reflita sobre seu aprendizado, suas atitudes, pois mesmo que em tempos difíceis seu dia será bom, só depende de você. Acredite, você é o maestro do seu dia, ouça a música... afinal, é você quem a compõe.
A oração revela quem você é. Não dá pra enganar nem a si mesmo diante do Senhor da Verdade. O coração fica exposto, e dado aos cuidados de Deus, ou a comunhão é interrompida pela vã ideia de cuidar-se só.
Dois rostos bastavam para ele: um voltado para dentro de si mesmo e o outro contemplando o mundo exterior; o interior se afundava no coração das coisas, enquanto o exterior contemplava ceticamente a maneira como essas coisas transcorriam materialmente enquanto girava o mundo e a forma como poderiam estraçalhar seu próprio ser, caso se deixasse levar por elas.
O homem que não vigia a si mesmo não consegue avaliar o seu pensamento e o seu comportamento, esse não evolui espiritualmente.
Se você é um indecente por natureza e impõe regras morais a si mesmo para ser aceito no clã dos preconceituosos locais, não compre armamentos pesados, e nem dinamite, e nem colecione armas brancas. A sua imagem sempre estará denegrida aos olhos alheios. E, um dia, a imoralidade reprimida se perverterá e romper-se-á como uma barragem de lama sobre as carcaças do povo que você nunca foi capaz de amar e cativar... e o responsável pela desgraça (geral) incontida, terá sido só - e somente só - você!
Sempre seja uma versão de primeira categoria de si mesmo, em vez de uma versão de segunda categoria de outra pessoa.
Um homem, primeiro, tem que renunciar a si mesmo; para que seja edificado em Cristo; e, para que seja aceito, por meio dele, ele rejeita completamente toda a convicção da carne; e, tendo nada a pagar, não tendo confiado em suas próprias obras, ou retidão de alguma espécie, ele vem até Deus, como um pecador perdido, miserável; assolando a si mesmo, condenando a si mesmo, incompleto, impotente; como alguém cuja boca foi terminantemente calada, e que está completamente culpado diante de Deus. De tal senso de pecado, da convicção plena, como nenhuma palavra pode expressar, de que apenas de Cristo vem à salvação, e do sincero desejo dessa salvação, deve proceder à fé viva, a confiança Nele, que, através de sua morte, pagou nosso resgate, e cumpriu a lei, em sua própria vida.
Não há necessidade de você mostrar para os outros do que você é capaz, mostre para si mesmo que é o suficiente.
Trabalhar nunca foi tão exaustivo. Médico virou divulgador de si mesmo, padeiro filma a fornada, pedreiro mostra a obra em vídeo curto, advogada comenta decisão como se apresentasse telejornal.
Aceitando “A SI MESMO” com gratidão, fica mais fácil encarar a realidade com suas alegrias e mazelas e, com maior habilidade de crescer em empatia, que se projeta além da simpatia.
Ainda que tenha uma multidão ao seu favor e um exército ao seu lado, se não lutar por si mesmo, nunca conquistará o inimaginável.
