Poemas sobre Respeito
Tão importante quanto o amor-próprio, é o respeitar-se a si mesmo. No fundo, sabemos, que sempre existe uma voz interior que nos diz exatamente o que ela quer que façamos naquele dia. Em uns ela nos instiga a sair, viver, interagir. Em outros momentos tudo que precisamos é de um pouco de solitude. Ouvir essa voz é fundamental para um dia de paz. Tem dias que simplesmente não sabemos o porquê de estarmos aqui, tendo a estranha sensação que não pertencemos a nada, mesmo em meio a outros, nos sentimos sós. Em outros acordamos distribuindo abraços, porque o simples fato de estarmos aqui, é o suficiente para sermos gratos. Na verdade, nunca estamos sozinhos, essa “bipolaridade” é própria do ser humano. Quando finalmente entendemos isso não nos cobramos tanto! Aprender e entender tudo isso é uma parte difícil do processo. Compreender que devemos nos cuidar e autoconhecer para estarmos bem em qualquer um desses dias.
É integridade que se conquista ao respeitar seus ideais e objetivos, ao mesmo tempo em que, se respeita as pessoas ao seu redor.
O verdadeiro líder não está no número de liderados, mas sim quantos destes você respeita e quantos deles tem o mesmo respeito por você.
A curiosidade e o conhecimento se entrelaçam; o amor e o respeito se afeiçoam. Juntos de mãos dadas, felizes seguirão.
Acredito muito na construção do nosso respeito e amor-próprio antes de deixar alguém acessar a nossa vida, bem como antes de ousarmos estar na vida do outro. É necessário termos prudências em nossas escolhas. Ocorre que, muitas das vezes centralizamos em excesso o nosso amor-próprio, logo, por um descuido, ficamos racionais e perdemos um pouco da nossa flexibilidade em se doar para o próximo. Por isso, as vezes, não achamos critérios suficientes no outro que possa nos agradar e isso gera em nós o perfeccionismo e por consequência a intolerância. Diante disso, corremos o risco de cultuarmos o nosso egocentrismo e de criarmos um escudo emocional em nome do amor-próprio. É preciso entender que o amor ao próximo passa pela nossa compreensão de sabermos que todos nós somos dotados de imperfeições e que amar também é se doar e correr riscos. Permita-se.
É o respeito que deve nortear nossas ações, não o medo de ser punido, seja pela lei divina ou pela dos homens.
"Ser respeitada é um direito seu, mas esteja preparada para se defender quando esse direito for violado"
Aprenda! Você pode ter tudo na vida mas se você não tiver o respeito de sua mãe e do seu pai você não tem nada.
Digo com tal cuidado e respeito que, chegar perto das nuvens sozinho é perigoso, não escutamos mais nada por ali, nem ninguém, também não vemos mais ninguém, porém, vemos mais alto, e o silêncio se torna vivo, aos nossos olhos e nos nossos ouvidos e em todo redor de nós.
Na política é necessário diálogo, civilidade e respeito as instituições democráticas. Na anti política ocorre o uso da manipulação, violência, medo e intimação.
Uma nação que não aprendeu o mínimo de solidariedade e respeito pela dignidade humana, é tudo, menos uma nação.
O ódio é o amor dos esquecidos, força dos fracos, sabedoria dos ignorantes, e respeito dos maculados.
"A partir de hoje, comece a respeitar mais, a ser gentil com as pessoas e descubra o bem que você está fazendo para a sua autoestima".
"Preserve a natureza. Ela é a sua vida; não deixe que morra. Se você a respeita, estará em perfeito equilíbrio com suas atitudes, ações e emoções. Dessa forma, contribuirá para um mundo melhor e sem poluição".
Seja uma pessoa que respeite a todos, independente da sua condição social, da sua cor ou raça. Pois, todos somos irmãos e vivemos no mesmo Planeta.
Cuidar do nosso tempo também tem a ver com amor próprio. E, amor é respeito e respeito é amor. Quantas vezes nós nos desrespeitamos vadiando por aí sem um destino a seguir? Desrespeitamos o nosso tempo... o tempo de plantar, o tempo de crescer e o tempo de dar frutos. Não cuidar do nosso tempo é flagrante ofensa ao nosso amor próprio.
