Poemas sobre Razão e o Coração
"Coração brilhante".
A razão chega à porta do coração e pergunta: Há algum sentimento ai dentro? toc, toc. Lentamente e cabisbaixos vai saindo um a um... Paixão, auto- estima, a libido, desejo, prazer, lucidez e por fim, a inteligência. Ela pergunta: O que estavam fazendo de tão importante que descuidaram do coração? Todos responderam em coro... Foi culpa do Amor! Ele soltou seu brilho e nos cegou. Falhamos mais uma vez com o coração.
Eu sempre ajo pelo coração, mas não sou de abandonar a razão pra tomar decisões, principalmente as mais importantes. Aliás, talvez seja esse o motivo pelo qual eu consigo estar de pé, apesar das adversidades. A real é que é difícil ser assim, porque você tem que decidir se quer entrar em uma barca furada já sabendo que ela vai afundar. Confesso que peguei barcas furadas com uma pontinha de esperança de conseguir conserta-las (nem precisa dizer que não consegui). E essa fé meio cega, me fez por alguns momentos, ter fé em você. De alguma forma meio doida, eu sempre soube que você não me merecia, nunca mereceu e nunca vai. E mesmo assim, meu coração não me deixou te abandonar por completo. Olha, também não fique estufando o peito por aí. Tenho que dizer que, em algum momento, tive sim um sentimento aqui dentro, mas hoje ele se resume a uma saudade do que poderia ter sido. Sabe, uma parte de mim queria acreditar que talvez, só talvez, você tivesse aprendido algumas coisas novas e que pudesse mudar. O fato é que ambiente nenhum muda ninguém. Toda mudança, seja ela qual for, tem que partir de dentro. Me entristece ver você pegando a tal barca furada sem se dar conta de que, é inevitável que ela afunde, de novo. Também não cabe mais a mim, a ninguém talvez. Só queria te desejar sorte, e te pedir um favor: me deixa aqui quietinha no meu canto. No fundo, você também sabe que não me merece.
Ser espiritualista é buscar o equilíbrio entre mente e coração. Entre razão e emoção. Entre o pensar e o sentir.
E quando menos se espera o coração grita mais alto, amar não é com a razão, quem faz a escolha é o coração...
Pensamentos nos leva a um sentimento Coração sentirá um momento, que nos leva a uma razão com amor ou paixão
Se um dia a razão te pedir para desistir e o coração te mandar lutar, lute pois não é a razão que bate pra você viver e sim o coração!
Penso assim..
Busquei na fronteira entre a razão e o coração uma maneira simples de ver a vida. Ultrapassei a linha tênue deste perigoso limite precavido das maiores dúvidas, porque em qualquer um dos lados poderemos tomar rumos que por vezes são sem voltas, causando-nos sofrimentos a permearem grande parte de nossos dias tornando-os uma eterna gangorra, ou fazer fluir como se fora uma eterna felicidade.
Se não consegue entender o coração não terá motivo de perguntar a razão o motivo de cada emoção, resumindo só quem sente é quem entende...
Cuidado, o uso excessivo da razão, pode matar a singeleza de coração. E coisas realmente belas se ocultam na simplicidade.
As vezes falamos coisas apenas com a razão e não com o coração e quando isso acontece com certeza nos magoamos mais do que o ouvinte, mais palavras que precisa ser dita apenas para os fortes, pois só os fortes vão entender a razão!
