Poemas sobre Nós Mesmos
Somos donos de nós mesmos, mas abro os olhos e não consigo ver para que ou quem eu possa entender;
Conceda-me a liberdade para amar e ser amado por mãos alheias para seguir a voz do meu coração;
Quando priorizamos olhar para nós mesmos e expandir nossa consciência, permitimos tirar os véus da ilusão que tolhem nossa jornada. Encontramos as raízes que nos mantém presos a padrões de comportamento que nos fixam no mesmo lugar.
Portanto, somos nós, aqui, a ter a responsabilidade da mudança. Devemos começar por nós mesmos, aprendendo a não rejeitar antecipadamente o novo, o surpreendente, aquilo que parece ser radical. Isto significa afastar os destruidores de idéias, que apressadamente reprovam qualquer proposta nova como irracional. Eles defendem tudo aquilo que já existe como racional, independente de quanto possa ser absurdo ou superado. Isto significa lutar pela liberdade de expressão e pelo direito de manifestar as próprias idéias, mesmo quando heréticas, e isto significa iniciar já este processo de reconstrução, antes que a ulterior degradação dos sistemas políticos faça retornar nas praças o totalitarismo, tornando impossível uma transição pacífica rumo à democracia do século XXI. Se começarmos agora, nós e nossos filhos poderemos participar da reconstrução não somente das nossas obsoletas estruturas políticas, mas de nossa própria civilização. Como a geração dos revolucionários do passado, nós temos um destino a criar.
Dentre todas as batalhas de nossas vidas a maior delas é aquela que travamos com nós mesmos, quando vencermos essa batalha encontraremos a verdadeira felicidade!
Nos tempos de hoje, não podemos amar o próximo como a nós mesmos, pois corremos o risco do próximo ser um onça devoradora.
Ninguém é responsável pelos caminhos que escolhemos ou pela vida que temos, a não ser nós mesmos, e ninguém nos faz algum mal se nós não nos permitirmos a isso.
As mudanças mais importantes e significativas precisam começar dentro de nós mesmos antes de queremos que alguém ou o mundo sejam a mudança que desejamos.
É preciso renovar, ultrapassar as barreiras que nós mesmos nos impulsemos para sentir que temos o poder da mudança. Seja o que for, a sua maneira, dentro da sua realidade, do seu contexto, das suas possibilidades, surpreender a si mesmo. Você segue sempre o script ou se permite as vezes a dançar fora do compasso?
Sempre tive em mente e dizia sempre que tendo nós uma vida curta e fragilizada por nós mesmos, o melhor era atentarmos em nos conduzir do que nos lançarmos nos braços da esperança, manter-nos frios como as águas e constantes como rios, que sempre operam e seus percursos, moldando rochas e aumentando as areias.
Cuidar de nós mesmos em um universo conspiratório e simétrico consiste em cuidar também do outro. Se tiveres a impressão de estar recebendo pouco, doe-se mais.
Nos doamos tanto que quando pensamos em nós mesmos ainda nos perguntamos se é egoísmo. Ser o salvador da pátria,ficar a disposição de todos, é anular-se, mas de fato, essas características são da nossa natureza, foram construídas em nossa história de vida, não praticá-las também doem...
Quando compreendemos a vida, compreendemos a nós mesmos, e automaticamente nos tornamos mais humanos.
É impressionante o ar de repúdio que temos a nós mesmos quando encontramos algo que tem-se a certeza de que poderia ter sido feito de maneira melhor.
Individualização do pensamento e consciência de nós mesmos enquanto um ser cheio de falhas e em constante evolução. Evolução esta que só acontecerá quando nos abstrairmos das diversas opiniões a nosso respeito e tecermos nossa própria opinião, mas uma opnião sincera, crítica. Nós sim podemos e devemos julgar a nós mesmos. O julgamento da pessoa pela própria pessoa não é como o julgamento alheio, superficial, que nada constrói, só maltrata, rotula, menospreza.
Que a gente aprenda a rir de nós mesmos, que possamos dar altas gargalhadas, que gritemos nossos medos, saibamos cantar nossas saudades e dançar, rodopiando nossas alegrias.
