Poemas sobre Doença

Cerca de 1901 poemas sobre Doença

Eu me livraria de todas as doenças que assolam a humanidade e as substituiria por doenças piores.
(Luci)

Cada doença pertence a um doente. Cada doente tem uma mente. Cada mente é um universo infinito.

A doença e o mal-estar são os opostos da saúde e do bem-estar, e se manifestam em sua realidade obedecendo às suas ordens. Vocês não podem adoecer sem provocar a doença em algum nível, e podem ficar sadios de novo em um instante simplesmente decidindo por isso. As grandes desilusões pessoais são reações escolhidas, e as calamidades mundiais são o resultado da consciência mundial.

Dor de barriga não dá uma vez só, mas memória fraca parece doença de pessoas mal-agradecidas.

⁠O jejum cura doenças, seca os quatros humores corporais (teoria de Hipócrates), expulsa demônios, acaba com os pensamentos impuros, torna a mente clara, o coração puro e o corpo santificado, elevando o homem ao trono de Deus.

A mágoa é uma chaga que quando alimentada se transforma em doença. Quem a cultiva costuma justificar-se dizendo-se vítima da maldade alheia. O tamanho da mágoa revela o quanto a pessoa está distante da realidade. Ela esqueceu que além das qualidades todos ainda temos pontos fracos. Todavia, subestimar as fraquezas dos outros é iludir-se. Ver a pessoa só como gostaria que ela fosse, leva á frustração. Saia da cômoda posição de vítima, não se culpe mas perceba que foi você quem falhou e a mágoa irá embora. Reconhecer a verdade ás vezes dói, mas sempre liberta.

É preciso aprender que dinheiro não traz vida nem cura doenças, apenas traz a felicidade e ganância.

Não sofrer quando dói é doença. Diante de uma perda, fingir que nada aconteceu mostra que você está fora de si.

Tive vontade de chorar, mas nada saiu. Era apenas uma espécie de doença triste, doença da tristeza, quando você não pode se sentir pior. Eu acho que você conhece isso. Acho que todo mundo conhece isso de vez em quando. Mas acho que eu tenho conhecido isso muito frequentemente; muitas vezes.

A maior de todas as doenças é a ignorância, a falta de empatia e a idiotice crônica.

As pessoas falam que amor é uma doença. Se for assim eu sou o doente mais feliz do mundo, serio. E a culpa é sua, então trate de cuidar direitinho de mim.

A grande doença do ser humano (mental, física, social) está em sua falta de ética.

Não há nada pior do que dor no coração, estar apaixonada. É como se houvesse uma doença física. Você passa por algumas semanas e pensa: 'Oh, eu estou bem, me sinto melhor e, de repente, do nada, ela vem de novo. A parte mais difícil é quando esta dor vai embora. Isto te traz uma série de questões que podem te fazer se sentir um fracasso ou como se houvesse algo de errado com você. Você não pode fugir de si mesmo e tem de lidar com isto.

“O charlatão estuda doenças em órgãos doentes, onde encontra apenas os efeitos, mas permanece ignorante quanto às causas. O verdadeiro médico estuda as causas das doenças, estudando o homem universal. Aqueles que apenas estudam e tratam os efeitos da doença são como as pessoas que imaginam que podem acabar com o inverno varrendo a neve de suas portas. Não é a neve que causa o inverno, mas o inverno que causa a neve. "
Paracelso

⁠"Todas as doenças têm seu princípio em algumas das três substâncias: Sal, Enxofre ou Mercúrio; isto quer dizer que podem ter sua origem no domínio da matéria, na esfera da alma, ou no reino do espírito. Se o corpo, a alma e a mente estão em perfeita harmonia, uns com os outros, não existe nenhuma discordância; mas se se origina uma causa de discordância em um destes três planos, isto se comunica aos demais." Paracelso

É a doença que torna a saúde agradável e boa, o mesmo faz a fome com a saciedade, e o cansaço com o repouso.

A maior doença do ocidente não é a tuberculose nem a lepra; é sermos indesejados, desamados, desassistidos.

Há quem discorde do problema, mas o álcool "doença do alcoolismo", ele destrói tua dignidade, tua moral e tua vida.

Não existe médico melhor do que um pensamento alegre para dissipar as doenças do corpo; não existe nenhum confortador que se compare à boa vontade para dispersar as sombras do pesar e do sofrimento. Viver continuamente em pensamentos de má vontade, cinismo, suspeita, e inveja, é como estar confinado ao buraco de uma prisão feita por você mesmo. Mas pensar bem de todos, ser alegre com todos, pacientemente aprender para encontrar o bem em todos - tais pensamentos altruísticos são os próprios portais do céu; e viver dia após dia com pensamentos de paz em relação a cada criatura trará paz abundante para quem assim agir.

"A imaginação é a metade da doença; a tranqüilidade é a metade do remédio; e a paciência é o começo da cura."