Poemas sobre Apoiar o outro
Para refletirmos
Sobre palavras...
Eu tinha uma pessoa amiga, muito especial e próxima a mim que sempre me respondia quando eu lhe dizia frases de afeto: "Palavras são só palavras"!
Eu nunca quis aceitar isso como verdade, pois, afinal, palavras sempre foi a minha maneira mais eficaz de demonstrar o quanto eu admiro, adoro ou amo uma pessoa. Geralmente as minhas palavras sempre vinham com gestos de carinho e atenção e, por fim, um abraço apertado, pois essas também são as minhas outras linguagens de demonstração de amor.
Pois é, meu amigo, hoje talvez de uma forma cruel e rasteira eu possa dizer que aprendi a lição que você sempre buscou me ensinar.
Eu entendo que as coisas tenham pesos e percepções diferentes de acordo com cada pessoa. Cada um sente de uma forma, cada um recebe de uma forma, cada um interpreta de uma forma e cada um supera as coisas de sua própria maneira. E isso deve ser respeitado.
Cada um é responsável pelo que diz e cada um é responsável pela interpretação que faz, do que se ouve ou lê. Não é mesmo?
Pois bem, hoje eu leio tantas palavras bonitas, doces, amenas, carinhosas e o que eu mais gostaria de acreditar é que "palavras não são só palavras".
É preciso muito mais do que palavras bonitas para ressignificar um coração estraçalhado por uma grande decepção.
Sinto muito em dizer isso, mas você sempre teve razão!
Você é uma rocha
Sobre a qual eu me sustento
e eu vim aqui para conversar
Espero que você entenda
Eu cheguei aqui com um fardo
E ele me parece tão mais leve
Agora que eu te encontrei
Você passa a maior parte do tempo
Preocupado com o que irão dizer
sobre seus maneirismos bobos
E isso não é bobo, da mesma forma?
Passe mais tempo fluindo
Você passa a maior parte do tempo
Reclamando, blefando, odiando todos
o tempos
Sangrando
E pra não dizer que eu não falei do ódio
Digo, pra que falar?
Falar sobre o demônio, é igual a um convite pra ele entrar
Sobre uma Garota
Eu preciso de uma amiga tranqüila
Sim...que me dê atenção
Sim...eu acho que você é ideal
Sim...mas você não percebe
Eu vou tirar vantagem enquanto
Você vai segurando as pontas
Mas eu não posso ver você todas as noites de graça
Eu estou esperando na fila por você
Sim...espero que tenha um tempo pra mim
Sim...espero aminha vez
Sim...eu não vou te decepcionar
... "fale-me sobre morrer no momento certo.
- Viva enquanto viver! A morte perde seu terror quando se morre depois de consumida a própria vida! Caso nao se viva no tempo certo, entao nunca se conseguirá morrer no momento certo."
(Quando Nietzsche chorou - Irvin D. Yalom, pg 329)
Ela disse: Será que podemos ficar só?
Perguntava sobre como tá minha vida
Eu querendo cortar laço e ela querendo fazer nó
olhei pro mar e a lua brilhava sobre ele
olhei para areia aonde as ondas se quebravam
Olhei para o céu aonde deus te guardava
As pessoas podem pensar o que quiserem
sobre nós, a nosso respeito. É um direito
que assiste a elas, e nada podemos fazer
a respeito disso. Não devemos é perder tempo,
tentando mostrar a elas quem realmente
somos, tentando provar o contrário.
É perda de tempo. O melhor a fazer
é deixar pra lá, deixar que pensem
o que quiserem...
Não tento provar mais nada a ninguém,
o tempo mostra quem é quem, mas se a pessoa
não quiser enxergar, nem o tempo
conseguirá mostrar!
COISAS SOBRE DEUS
1. Deus não escolhe pessoas capacitadas, ele capacita os escolhidos.
2. Um com Deus é maioria.
3. NUNCA PONHA UM PONTO DE INTERROGAÇÃO, ONDE DEUS JÁ COLOCOU UM PONTO FINAL.
4. Devemos orar sempre, não até Deus nos ouvir, mas até que possamos ouvir a Deus.
5. Deus não fala com PESSOAS APRESSADAS E SEM TEMPO.
6. Moisés gastou: 40 anos pensando que era alguém, 40 anos aprendendo que não era ninguém e 40 anos descobrindo o que Deus pode fazer com um NINGUÉM.
7. Só terei tudo de Deus, quando Ele tiver tudo de mim.
8. Nada está fora do alcance da oração, exceto o que está fora da vontade de Deus.
9. Perdoar é a melhor maneira de vingar-se.
10. A mágoa olha para trás, a preocupação olha em volta, a fé olha para cima.
11. O tempo é de longe mais valioso que o dinheiro, porque o tempo é INSUBSTITUÍVEL.
12. Não confunda a VONTADE de DEUS, com a PERMISSÃO de DEUS, nem tudo o que acontece é de sua VONTADE, mas nada acontece sem sua PERMISSÃO!!!
Não me prendo a rótulos,nem me preocupo com certos julgamentos sobre mim.
Somos o que temos dentro...
Essência e alma.
Se a essência é linda,o resto também vai ser !
BIOFAGIA
É vitalício: comer a Vida
deitando-a entontecida
sobre o linho do idioma.
Nesse leito transverso
dispo-a com um só verso.
Até chegar ao fim da voz.
Até ser um corpo sem foz.
Seu olhar
em uma noite clara com poucas estrelas uma se destava, e ela me fes pensar sobre você
tudo que podiamos fazer se estivessemos junto, mas infelismente não estamos
algo me impede de chegar até voê, não sei se é a distancia ou a vergonha que toma comta de mim
tento lutar com todas minhas forçar mas não consigo as correntes que me prenden são muito pesadas,
te pesso ajuda, você é a unica pessoa que pode me libertar, ai poderei falar quem sabe gritar com todo meu folego, te amo,
tudo isso por causa de uma linda estrela que me lembra teu olhar.
Luar sobre o mar
Sob o luar de esplendor
O mar ondeia em seu vai e vem
entoando lindos hinos de sereia...
Meus olhos vidrados de encanto
Não se contem em admirar com espanto,
Vertem lágrimas felizes que caem na areia.
Os bosques apodrecem e se extinguem,
A nuvem se desfaz em chuva sobre o solo,
E o homem lavra a terra, e sob a terra jaz,
E após muitos verões também o cisne morre.
PESSOAS DE CARÁTER FAZEM A COISA CERTA
Profª Lourdes Duarte
Para falar sobre caráter tomo por base o pensamento de um autor desconhecido que me chamou a atenção, ele diz que,
”Não se julga um homem pelos trapos que o veste, e sim pelo seu caráter. Pessoas de caráter fazem a coisa certa não porque elas acham que isso irá mudar o mundo, mas porque elas se recusam a serem mudadas pelo mundo."
É muito fácil dizer, sou uma pessoa de caráter, difícil mesmo é ser um indivíduo de caráter firme, íntegro e permanecer assim, sem se deixar moldar ou corromper-se pela sociedade doentia, onde muitas vezes, dá a entender que trilhar por caminho obscuros oferece vantagens mais rápidas.
O nosso caráter é um presságio de nosso destino, que nos leva a um futuro feliz ou infeliz e quanto maior a integridade e a firmeza do caráter, que temos e mantemos, mais fácil e nobre este destino tem probabilidade de ser. A formação do nosso caráter é a soma do meio em que vivemos, da educação que recebemos e das pessoas que escolhemos para conviver.
“Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter. Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino. Semeie um ato, e você colhe um hábito. Semeie um hábito, e você colhe um caráter. Semeie um caráter, e você colhe um destino."
Pessoas de caráter duvidoso, cometem tantos erros, vivem com hábitos tortos, e fazem isso rotineiramente a tal ponto, que acreditam que estão agindo corretamente e tentam convencer os outros .
Phillips Brooks diz que : O caráter pode se manifestar nos grandes momentos, mas ele é formado nos pequenos." Pense nisso!
Sobre cortar laços
Fez tanto tempo que os meus olhos não cruzavam com os teus que os meus pés passaram a te procurar, involuntariamente. Eu nunca quis te amar, na verdade, embora isto tenha ocorrido de uma forma tão assustadoramente espontânea que eu nem tive tempo de evitar. O pior aconteceu. Tudo vai ficar bem. Eu prometi e repeti mil vezes a mim mesma, embora eu ainda não tenha certeza disto. Estou desatando cada laço formado, mas estes nós são tão firmes e precisos que me dói ter de cortá-los. Estou seguindo. Hoje meus pés precisam encontrar novos caminhos e eu me recuso a me deixar ferir novamente.
Sobre ser superficial
Experimente demonstrar verdadeiramente a alguém todo o amor que você sente. É mágico. Não aquela coisa de tentar fazer com que as pessoas acreditem que você ama alguém. Não essa coisa superficial que a gente vê por aí. Sou das que ama poucos e que não consegue ver sentimento onde não tem. Pessoas têm essa ilusão, essa necessidade de mostrar pros outros que estão felizes. Tem gente que demora pra aceitar a verdade e vive mergulhado em mentiras, ilusões. Felicidade é quando a gente realmente enxerga quem se preocupa de verdade com a gente.
Eu não sei o que dizer sobre você, me deixou, arrebentou as veias desse velho coração e me tornou mais vulnerável do que antes e foi você quem prometeu que queria me ver forte, olha pros meus olhos e vê que minhas forças tentam se renovar, mas elas vêem sentimentos como abjetos, você não sabe o que eu poderia sentir.
Talvez a culpa seja não só sua, seja minha, porque calada eu sofri, eu não escrevi poesia ou música eu permiti que toda essa minha parte obscura tomasse conta de mim, que me enforcasse e me tomasse de um jeito que jamais permiti.
Você não pode ver, mas eu estou sofrendo,não estou chorando, não estou me sentindo mal mas eu sei que isso não vem de mim, isso não sou eu e que toda minha benignidade não conseguiu sobreviver. Eu não consigo olhar direito nos olhos das pessoas e isso me apavora mais do que qualquer outra coisa.
Eu estou sofrendo mas não parece porque eu criei um buraco negro dentro de mim, ele está no lugar do coração, ele sugou minhas lágrimas e minha benevolência , ele criou asas se é que é possível, e lá dentro dele existe um ser que devora almas pronto para pegar a minha.Sim, eu ainda tenho uma alma, só que é ela que me torna pura, engraçada e me fez ter esse buraco horrível no lugar do coração, algo que criei mas não consigo controlar, ele se revoltou, quer sugar tudo mas eu não suportaria, então tirei o coração, tirei o buraco e joguei no rio, no lugar mais profundo e deixei lá, mas parece que outro está nascendo no lugar, eu não quero afetar este. Eu quero que ele cresça forte e saudável, eu quero dá-lo à você e saber que mesmo que você não o queira você irá devolve-lo por inteiro, porque você é uma boa pessoa.
Obrigado por tudo!
Notas sobre ela!
Logo que amanheceu,
um sorriso em seu rosto apareceu.
Ela é cheia de sentimentos,
aprecia a vida em cada momento.
Às vezes ela dá risada sozinha
enquanto caminha,
falando com Deus para
cuidar dos seus.
Ela canta,
mas também encanta,
tem jeito de menina,
mas parece mais uma heroína.
De dia trabalha,
de noite sonha,
no intervalo sorri.
Às vezes chora por um amor perdido,
outras sorri pensando no novo amor que está por vir.
Mulher esperança,
menina criança.
Ela é assim:
cheia de amor,
mesmo com dor!
