Poemas Quem Sou Eu
“Todos buscamos explicações sobre ‘onde vou?’, ‘de onde vim?’, ‘quem sou?’. E o brasileiro, especialmente, não tem formação católica, não tem argumentos, tem uma fé irracional, subjetiva, se deixa influir... tudo vale. Mas, a Parapsicologia está avançando. O clero está se formando mais, os catequistas e as pessoas cultas... Então, a verdade terminará por se impor. Já se percebe isso em todo mundo, especialmente pelos estudos dos milagres, que são fatos do nosso mundo. Há muitas conversões. A promessa de Cristo se cumprirá: ‘haverá um só rebanho e um só pastor’. Por quê? Principalmente por causa dos milagres.”
A madrugada grita meu nome em silêncio. Quem sou eu para não escutá-la? Fecho os olhos para escutar melhor cada vazio que ela diz... respondo sendo recíproca: silêncio.
Sou aluno e passageiro nesta vida, tentando entender "quem sou?" e "o que sou?". Caminhando a procura de mim, tentando me encontrar.
Quem sou eu para apontar, julgar ou condenar qualquer um que esteja a minha volta ou distante por suas opções e escolhas. Longe de mim querer cometer este erro; por não ser e nem me achar melhor do que ninguém e muito menos superior; por ter a minha opinião e no que eu acredito,
E por isso que amo a cada um dos meus amigos, colegas e conhecidos. Busco tratar a todos com o mesmo respeito, amor com que sou tratado em gestos e atitudes que em vez de criarem barreiras com o que queremos forçar ou impor, ao invés disso amemos reciprocamente, mostrando o que as verdadeiras atitudes podem demonstrar e realizar.
O que escrever ou até mesmo expressar, quando eu tenho a noção de quem sou diante da sua face.
Mas, me atrevo a dizer que com todas as minhas falhas, erros, pecados e defeitos; busco com todas as forças existências em mim; lhe conceder meu mais puro, sincero, gratidão, fidelidade e amor a ti eterno Deus.
Eu sei quem sou. Não devo me sujeitar ao que pensam de mim. A maneira como me percebem é irrelevante ao encontro do meu autoconhecimento. Talvez se deva buscar uma imagem justa de si pelos outros, mas não que isso seja tudo, posso viver sem isso. Me percebo e, então, ganho autotransformação; penso nos que me julgam e não sou autêntico, logo me torno escravo da imagem projetada pelo outro sobre mim pelo medo de ser excluído do bando. Eles querem que eu não seja como eu. Conhecer a si mesmo é a mais nobre forma de resiliência das sentenças
Nós nos vemos através dos nossos amigos. Assim, sei quem sou: fragmentos dos deuses e do universo, juntos formamos o todo.CiFA
Preciso sempre encarar-me a mim mesma,com ousadia e coragem para não esquecerquem sou eu de verdade.
As vezes eu sento na cama e tento entender quem sou eu, as vezes sinto que estou me perdendo no dia, sem saber o rumo das minhas decisões.
Quem sou eu? Desde que me perdi, já não reconheço quem fui e o que me trouxe até aqui. Não faço ideia do que serei, nem pra que serei. Apenas sobrevivo lutando contra algo que nem sei o que é, para me manter sendo o que nem sei que sou. Automático ligado, dias bons dias ruins, e quem dirá que não foram. Que lugar vazio, onde nada fica pairando sobre tudo, a mistura de tudo se transformando em nada, para que daqui a pouco seja o fim, de um mundo que apenas sobreviveu na esperança de se permanecer de pé, mas que nunca pertenceu a qualquer lugar, a lugar nenhum...
"Quem sou eu? Quem somos nós?" Esse foi o título do livro produzido pelos alunos da EJA Itinerante de Fátima-BA, entregue no dia 11 de agosto de 2023. Nesse evento foi possível perceber o quanto os alunos, adultos e idosos, estão dispostos a expor suas características na busca de identificação pessoal e social.
Não basta falar quem sou eu agora, nesse momento, se amanhã já não serei o mesmo. Basta-me a mudança do dia a dia.
Quem sou eu para julga-lo? Faça isso você mesmo, e teu veredito me bastará como princípio norteador.
