Poemas que dizem sobre Contos de Fadas
Texto postado em minha página Frases, textos e citações by Josy Maria
Sobre a inveja
Não é o tanto que você tem que causa inveja, é o que você é. Essa luz que só você possui, seu jeito especial de fazer as coisas, seu jeito de lidar com as situações, sua delicadeza em não responder o mal com a raiva que esperam, pelo contrário, você distribui a educação e a gentileza igualmente para todos. Isso é o que incomoda, suas qualidades, suas virtudes, sua inteligência... A inveja tenta te diminuir, humilhar ou até imitar! Pela incapacidade de lutar para ser alguém melhor, a inveja quer ser o que você é e não consegue. Às vezes tenta até copiar seu jeito e o que você faz, mas não se satisfaz por não conseguir essa luz tão forte que emana de você. Mas digo uma coisa, não foque na inveja velada que você percebe, não foque no que tentam roubar de você, e imitar também. Não foque no mal destilado contra você. Nem se sinta melhor por ser alvo de inveja. Pelo contrário, eleve seus pensamentos, combata cada pensamento inferior que lhe afasta de Deus. Se tornar alguém melhor a cada dia é trabalhoso. E lutar contra as más tendências, naturais ao ser humano, também. Apenas continue. Siga o caminho da evolução espiritual e da Paz. Batalhe por seus propósitos e entregue seus planos e projetos nas mãos de Deus. Se blinde em oração e mantenha sua fé.
E mantenha a gratidão diária. Lembre, gratidão também é prece.
Josy Maria
Mais uma semana vencida...
Falo sempre sobre a vitória de cada dia, porque viver é uma luta diária, de aprendizados, de momentos bons e ruins. Acordar cada dia é por si só um presente divino. E terminar cada um com fé e gratidão é uma vitória, independente do que estejamos passando ou do quanto esteja doendo, ou mesmo que se esteja vivendo um daqueles momentos de calmaria os quais Deus nos presenteia como alívios aos nossos enfrentamentos diários. Gratidão, Senhor, pelo dia que termina e pela semana vencida.
Boa noite a todos!
Sobre o Dia da Mulher...
Não quero flores, nem elogios, quero respeito. Quero ter direitos, quero ter escolhas, quero poder viver.
Que esse dia seja lembrado não pela minha feminilidade, pela minha aparência ou pelo maravilhoso dom gerador que possuo, mas como um símbolo, um lembrete que nos mostre a que viemos, o que podemos e quantas se foram para podermos ser o que somos hoje.
Que possamos ser beleza, ternura e fertilidade, mas que sejamos vistas como sinônimo de força e que possamos viver com toda dignidade de que somos merecedoras.
A todas nós, mulheres, feliz dia.
Josy Maria
Frases, textos e citações by Josy Maria
Setembro Amarelo. Vamos falar sobre?
Sua fala descuidada, sem querer, eu sei, pode ser um empurrão na dor de alguém para o abismo. Quem passa por situação de sofrimento psicológico, não precisa de achismos, nem de opiniões infundadas ou baseadas em senso comum. Elas precisam de apoio. Estamos vivendo a era digital, com o conhecimento ao acesso mais facilmente. Há vários trabalhos e estudos na área da Psicologia a respeito da depressão, da ansiedade e de outros transtornos mentais.
Vamos tentar entender, para evitar opinar de forma contundente e equivocada. Em último caso, o silêncio é o melhor caminho.
Que as pessoas que passam por essa situação de sofrimento psicológico, continuem aqui, busquem ajuda, não desistam! Que seus sonhos sejam mais fortes do que suas dores. E que a chama do Setembro Amarelo perdure não apenas no mês de setembro, mas por todos os outros meses do ano. Que a empatia, a solidariedade e a caridade sejam as luzes que conduzam esta chama.
Josy Maria
Frases, textos e citações by Josy Maria
Sobre invisibilidade
Muitas questões no Brasil são invisibilizadas, seja pelo silenciamento social ou pela falta de conhecimento. Hoje, falo especificamente sobre os transtornos mentais na sociedade brasileira. Pouco se fala a respeito, as grandes mídias, as redes sociais, não abordam o assunto, e isso é grave, visto que há a prevalência de pessoas com transtornos mentais no Brasil. Segundo a pensadora Djamila Ribeiro, é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que providências sejam tomadas. E a partir do momento que os transtornos mentais não têm visibilidade social, pouco se faz a respeito, tanto em relação a políticas públicas para atender a demanda de pessoas que precisam de atendimento e acompanhamento, quanto à falta de conhecimento populacional, o que leva, consequentemente, a estigmas associados aos transtornos mentais, como por exemplo, discriminação, estereótipos negativos, vergonha e ocultação de quem tem a doença, pelo medo do julgamento social, falta de compreensão e apoio de parentes e familiares, mitos culturais de que depressão, ansiedade e outros transtornos mentais são falta de fé, até um dos problemas mais graves, na minha humilde opinião: acesso limitado a serviços de saúde mental de forma gratuita e continuada. Desse modo, é preciso falar a respeito, através de campanhas, da conscientização social e também através da educação. As escolas, com seu importante papel social na construção de seres humanos, precisam abordar o assunto. Quem sabe assim, campanhas invisibilizadas como o Setembro Amarelo não só ganhem força, como também o assunto ganhe a atenção que merece e as pessoas que sofrem com esses problemas consigam apoio e tratamento gratuito adequados.
Josy Maria
Frases, textos e citações by Josy Maria
Sobre dor.
Tem dia que é assim. Tem tempo que é assim todo dia. Muitas vezes melhora. Às vezes, piora. Mas você segue, firme e forte. Você continua, insistentemente, na jornada da vida. O modo combate vive ligado. Às vezes cansa lutar o tempo todo, por isso, às vezes você cai. Mas a fé não lhe deixa ficar no chão. E você dá conta do que precisa. E aproveita a vida nos momentos de alívio, porque Deus não abandona seus filhos. E Ele sempre dá um jeito de mostrar que está presente. Ele permite as alegrias e as tristezas. Ele também envia as levezas que aliviam a vida, incluindo as pessoas certas. Por isso, agradeça diariamente por tudo, tanto as alegrias quanto as tristezas. E siga fortemente, nada apaga sua luz. Acredite.
Josy Maria
Frases, textos e citações by Josy Maria - 29/07/2022
Para hoje…
Sobre plantar e colher
Não pense que suas sementes de fé e de bondade distribuídas no solo da vida são infrutíferas. Pense que de uma árvore boa não tem como sair maus frutos. Apenas espere o tempo da colheita, que é determinado por Deus, e continue o seu plantio na seara do bem e do amor. Faça o que lhe cabe para viver, sobreviver e crescer. E o que fugir ao seu alcance ou entendimento de resolver, entrega para Deus. Ele sabe o que fazer e a hora certa de agir. Confia no seu caminhar, na sua fé e na sua força. Confia, acima de tudo, em Deus. Lembra de que estamos aqui para evoluir, que é normal errar, não se culpa em excesso, só vai tentando melhorar a cada dia. E, principalmente, de que não é tarde para mudar o que precisa ser mudado em sua vida, para traçar um novo caminho, mudar padrões destrutivos, começar novos projetos ou retomar sonhos guardados. Não é tarde para fazer seja o que for em sua vida de forma positiva. Pede orientação a Deus e faz o que está ao seu alcance. E sobre o seu plantio, se ao longo da vida suas sementes foram amargas e danosas, pensa que ainda dá tempo de mudar. Deus conhece nosso interior e sabe de nossa boa vontade. Segue como trabalhador humilde na semeadura de bondades que nosso planeta precisa. Deus estará ao seu lado. E enviará os anjos de luz necessários para lhe soprar doces inspirações. Luta contra suas más escolhas, que todos nós cometemos vez ou outra, eu sei. E não desanime em recomeçar quantas vezes forem necessárias.
Desejo para todos nós, a luz divina de Deus a nos cobrir e nos fortalecer, hoje e sempre.
Assim seja!
Josy Maria
Frases, textos e citações by Josy Maria
Sobre o Setembro Amarelo, e que seja sempre...
"Se não soubermos acolher ou entender as pessoas que passam por alguma situação de sofrimento psicológico, que pelo menos possamos olhá-las com os olhos do nosso amado Jesus e que nossas palavras e ações não sejam um empurrão a mais para suas dores e possíveis consequências fatais."
Josy Maria
Frases, textos e citações by Josy Maria
02/11/2022
Finados. Sobre o luto...
O luto é algo complicado, porque ele passa, mas não passa de fato. Perdi meu pai em setembro do ano passado, passei meses de luto. Não quero falar agora do curso natural da vida, nem da vontade de Deus, que para mim é soberana. Quero falar apenas de meu luto. Hoje, ele voltou com força. É como se ele estivesse guardadinho no fundo do peito, junto com o amor e a saudade. Junto com o tempo a mais que eu queria ter tido. E junto com a certeza de que Deus sabe de todas as coisas, por mais que esteja doendo agora. Falo de saudade, mas também falo de dor. Sinto que não deveria sentir tanta dor, mas simplesmente não consigo evitar. Vai passar, eu sei. Tudo passa. Vai restar só o amor e a saudade. Mas hoje eu sou dor.
Josy Maria
Cada pessoa é um universo paralelo, e sobre isso nunca teremos nenhum controle. O conjunto de idiossincrasias que nos compõe deixa-nos tão inigualáveis quanto nossas digitais, só que no plano do impalpável. Essa é a causa de nos virmos completamente sós em meio a pessoas do trato obrigatório, e tão intimamente ligados a outras com as quais sequer mantemos contato físico.
O momento dessa descoberta resulta num sentimento avassalador de solidão que não tem qualquer relação com a dos inseguros e deprimidos, mas com a do guerreiro antes da batalha pela convicção de que tudo o que virá dali por diante depende unicamente dele, seja para sucumbir ou vencer, e nenhuma intervenção externa – por mais enfática que se mostre – conseguirá amenizar coisa alguma. Universos semelhantes ao nosso, no entanto, terão um papel fundamental no fornecimento da carga necessária às nossas baterias.
O knockout de Sartre sobre Goethe – Ep. 1
Não há como ficar alheio à irracionalidade destes dias que parecem nos aproximar cada vez mais de um estágio de distopia, e cuja linha divisória não se sabe quando será cruzada. A única certeza é de que o mundo continuará seguindo sua trajetória independente de nossos bandeiras, achismos e modismos, mesmo que Sartre já o tivesse previsto há mais de 80 anos.
“Os homens. É preciso amar os homens. Os homens são admiráveis. Sinto vontade de vomitar – e de repente aqui está ela: a Náusea”, disse ele à época, e o que se seguiu depois foi a sucessão de erros que nos trouxe até este agora e que Sartre, se pudesse vê-lo, certamente o perceberia como um melancólico “déjà vu”.
Sim, até porque a vida não é um diagrama de causa e efeito, e se não temos sequer ideia de como seremos projetados nesse futuro, o que dizer de perder tempo com o “quando”? O papel que nos compete é fazer as melhores escolhas enquanto a liberdade individual se apresentar como opção, de modo a persistir na busca por significado em um mundo aparentemente insano optando deliberadamente pelo caos. Far-se-á necessário, sem dúvida, nos mantermos apegados, com unhas e dentes, à visão existencialista da liberdade humana, malgrado a indiferença do universo em relação aos nossos dramas.
A lucidez – e apenas ela – se apresentará como aliada confiável numa realidade em que ideologias, dogmas e verdades absolutas não te serão de qualquer valia, já que em tal cenário todas as tuas “crenças inquestionáveis” serão postas à prova, e terás no teu pensamento crítico e em tua busca pela verdade – aquela que não depende de mim nem de ti – o único lenitivo para seguir acreditando. Arrisco perguntar: tuas crenças ainda te servem de refúgio, ou insistes em usá-las como antídoto para teu desespero, mesmo que não acredites mais nelas?
Neste momento, és tu e tua autonomia para sonhar o agora que te serve de âncora, de modo a não seres levado de roldão para um futuro incerto, e do qual não terás garantia alguma de que sobreviverás a ele. Assume, pois, a tua parte da responsabilidade pelo que percebes, pelo que não te podes furtar da forma como o fizeste até aqui.
Vivemos um momento em que a realidade se impõe sobre o romantismo. A frieza existencial de Kierkegaard e Camus retomando o palco no qual Goethe brilhou sob os holofotes do Iluminismo, e que também acolheu Voltaire e Rousseau.
Sartre já alertava que só é livre quem pode ser responsabilizado pelas próprias ações mas, como também anunciava, esse homem circunstancial inegavelmente depende da direção dos ventos, e este pode, de quando em quando, produzir o contradicto que o eximirá da tal responsabilidade. Assim, em nome da liberdade sistêmica - dita irrenunciável – podemos destruí-la de um único golpe para garantir a pessoal. Inaceitável contradição, diriam os Iluministas, sem se estribar nas mordazes narrativas de Sartre que já alertavam para tais despropósitos do nosso cotidiano proselitista e, tanto quanto diria Nietzsche, humano, demasiado humano!
“Novos tempos”, dirão os arautos de um tempo instável o bastante para chamar de novo o que há de mais velho no mundo, que é a luta pelo protagonismo da ópera bufa que todos deverão aplaudir, incluive os que apostavam numa valsa de Strauss.
Resumo
O texto discute o pessimismo existencialista de Sartre em relação ao futuro da humanidade, contrastando-o com o otimismo iluminista de Goethe. O autor argumenta que a frieza existencialista de Sartre, representada pela ideia de que a liberdade individual é responsável pela criação do caos, se assemelha à visão de Kierkegaard e Camus, enquanto Goethe encarnava o ideal iluminista de progresso e razão. A peça argumenta que, apesar da aparente irracionalidade do mundo, a liberdade individual permanece como um refúgio contra o desespero, e a responsabilidade pela ação individual deve ser assumida mesmo em meio à incerteza do futuro.
Trata-se de um ensaio que critica a sociedade contemporânea, utilizando a filosofia existencialista de Jean-Paul Sartre para analisar a perda de significado em um mundo cada vez mais caótico. O autor argumenta que, apesar das aparências, a liberdade individual continua a ser um valor fundamental em um contexto onde verdades absolutas e ideologias se esfacelam. Ele compara a situação atual ao período pós-Iluminismo, onde a frieza existencialista de Kierkegaard e Camus se sobrepõe ao otimismo de Goethe. O autor sugere que a liberdade individual, apesar de ser a chave para a ação, pode ser comprometida pela dependência às forças externas, o que resultaria em uma contradição insustentável. Ele termina o texto com uma crítica ao proselitismo e ao romantismo, defendendo a necessidade de uma postura crítica e consciente para lidar com a realidade complexa e instável em que vivemos.
O ÔNIBUS
Um Homem, uma Ruiva, uma Morena e uma Loira dialogavam sobre a história de um Ônibus.
A Morena perguntou:
– Se você estivesse saindo em uma viagem pela estrada, quem você gostaria que fosse o motorista? Qualquer um ou alguém informado a respeito das necessidades envolvidas em dirigir um Ônibus?
– O último, é claro! – respondeu a Loira.
O Homem olhou nos olhos das três belas mulheres e perguntou:
– Então por que eles continuavam a pensar que qualquer pessoa podia ser capaz de escolher quem seria o líder de um Ônibus?
– Tudo indica que a democracia no Ônibus era o último estágio antes da tirania – respondeu a Ruiva.
A Morena, carinhosamente, disse:
– Não houve mais tirania, nem democracia depois da iluminação que faltava no Ônibus.
_______Sim__
DUAS PESSOAS CONVERSAM
SOBRE O MUNDO
— A nova política: nada mais
velho do que o ato de
enganar o povo para atender
os interesses próprios.
— Verdade.
— Os piores inimigos das
crianças são os próprios pais.
— Entendi, elas são oprimidas
pelos oportunistas que seus
pais elegem.
— De tempos em tempos
aparecem políticos diferentes
apenas para atualizar as
injustiças da gestão anterior.
— Isso é óbvio.
(Desconhecido)
DUAS PESSOAS CONVERSAM
SOBRE O MUNDO II
— A teimosia no erro é a força
de vontade dos fracos, além de
que a falsidade é o escudo
deles.
— Uma mão na bíblia, enquanto
a outra pede propina.
— Tipo isso.
— Quem engana mais: políticos
ou líderes religiosos?
— Tanto faz, pois o que eles têm
em comum é a desonestidade.
— A falsidade deles nos mostra
o quão felizes somos por não
sermos iguais a eles.
— Sem dúvida.
(Desconhecido)
UMA VERDADEIRA FANTASIA
Dois detetives argumentam sobre um fato ocorrido.
— Bem, amigo, algo me preocupa.
— Como?
— A manchete diz: "Dormi com uma sequestradora — disse assustado o Homem".
— Ele abriu uma garrafa de vinho e logo depois estavam fazendo amor no sofá.
Ele disse que ela foi muito legal.
— Ela aparece em casa e diz que tem saudade do Homem e aí... ele sente saudade dela também, logo depois estão no sofá.
— Então quer dizer que é assim que se ganha agora?
— Bom, eu acho que é.
— Ele é um Homem comprometido, mas vai pra cama com uma fugitiva, porque ela diz que tem saudade dele. Ele conta o ocorrido pra todo mundo e a polícia o protege.
— É.
— Já viu essa Mulher?
— Não, ele pediu pra não revelarem os nomes deles.
— Bom, faz parecer que... o que ele faz é certo, contando que a Mulher não descubra, como uma Mulher que trai o Homem, dizendo que o que ele não sabe não o preocupa.
— Sim, mas tenho quase certeza que nesse caso não existe ninguém além dos dois.
— Prazer em falar com você.
— O prazer é meu.
________________________________
A MULHER EGOCÊNTRICA
Um Homem e o Porteiro estavam conversando sobre a vida:
– A rejeição não é uma coisa horrível como muitos pensam – disse o Homem. – Horrível é não poder viajar!
O porteiro curioso perguntou:
– Pode explicar?
– É que eu não vejo problema em ser rejeitado por uma mulher egocêntrica – respondeu o Homem.
– Por quê?
– Poque ela é mais interessada em si própria do que em mim.
– E o que você vai fazer agora?
– Bom, ela me deu a oportunidade de conhecer uma Mulher melhor do que ela.
SOFISTICAÇÃO
Dois amigos se encontram e começam a conversar sobre o mundo:
— De pessoas falsas o mundo tá cheio — diz o primeiro.
— Verdade.
— O que é sofisticação, afinal?
— Um sábio disse uma vez que a simplicidade é o mais alto grau de sofisticação.
— Então as pessoas sofisticadas são aquelas que reivindicam por justiça.
— Sim, sem dúvida.
— O que você espera desse mundo corrupto?
— Bom, eu não espero nada, apenas busco viver o que ninguém nunca viveu.
ALIMENTOS DIVINOS
Dois amigos conversam sobre alimentos:
— Grãos e frutas são os únicos alimentos que considero divinos.
— Por que?
— Porque são alimentos que não envolvem morte.
— Como são alimentos que não envolvem morte, também não envolvem dor.
— Sim, você ainda usa as sementes para plantar.
— Verdade.
— By-Marcélio
O que você tem a dizer sobre o seu ímpeto...
Você pode falar de liberdade sem hesitar...
Com sabedoria o suficiente para se esquivar de problemas...
Você pode sempre encontrar um jeito de fazer aquilo que você gosta de uma maneira melhor e diferente...
Como uma forma de evitar que os seus desejos sejam reprimidos...
Sim.
DOIS JOVENS AMIGOS RESOLVEM CONVERSAR SOBRE SUAS ORIGENS
O primeiro moço comenta:
— Uma vez um Poeta amoroso chegou para mim e disse: "A melhor brisa é aquela que vem do espírito santo."
O outro diz:
— Verdade, minha vó uma vez me disse que sentir o espírito santo é como sentir a melhor coisa que se pode sentir na vida.
— Sim.
Do nada o outro diz:
— A maioria das pessoas não faz amor, elas apenas transam.
— Felizes somos nós dois por ter certeza que não somos frutos de traição.
— Sim, meu amigo.
— Tenha um excelente dia!
— Eu sei que eu vou ter, meu amigo, e sei que você também vai ter.
— Sim.
Marcélio O. Sena
