Poemas quando vai Falar Comigo
*Fugindo de mim*
“Bom... Vou ficar um período de tempo sem falar e posta nada, vou viajar pela minha mente e sabe-se lá quando irei voltar para o meu eu.
DIZEM: Você deve aproveitar a vida e fazer tudo oq quiser fazer!
A vida não é tão fácil como falar ou aprender a correr, Existe muito mais inclusa, E, sinceramente é difícil!
Por esse motivo eu digo: Irei dar prioridade aos meus pensamentos”.
Às vezes, falar o que você pensa cria um abismo entre você e outras pessoas; outras vezes, expor os teus pensamentos constrói pontes sobre abismos já existentes.
Por isso, construa pontes, não abismos.
PEÇA PERDÃO, AINDA QUE VOCÊ SE SINTA VÍTIMA. VAI QUE A RAZÃO ESTEJA DO OUTRO LADO!!!
AMORES...
Ah, se me pedissem para falar dos meus amores...
Eu começaria pelo seu: Imenso!
Do tamanho do universo!
Daqueles que não cabem no peito
e que se fosse um rio,
seria tão caudaloso
que transbordaria do leito.
Intenso!
Daqueles que não cabem num verso
e que por isso mesmo eu não soube guardar.
Pois que um dia
e como já vai longe este dia,
eu o vi se acabar.
Mas foram tantos:
De risos e prantos,
hereges e santos,
perdidos e achados,
proibidos e abençoados,
tímidos e despudorados,
perfeitos e imperfeitos,
negados e confessados!
Amores de anos,
cheios de planos,
causaram mais desenganos.
Amores de dias,
de amanhecer incerto,
que nem sempre estavam por perto,
trouxeram mais alegrias.
Amores cantados e encantados,
de pele,
de carne,
de mesa de bar,
que em guardanapos viraram poesia.
Amores de uma noite,
e que quando amanhecia,
partiam com os sapatos nos dedos,
sem ao menos dar bom dia.
Amores de escola,
de olhares disfarçados,
de toques escondidos
e falsos juramentos
em bilhetes rabiscados.
Que como aconteceram do nada,
por nada se foram,
sem deixar vestígios,
e depois três mil vezes negados.
Amores ousados, fortuitos,
que deixaram fortes lembranças,
marcas nos lábios e n'alma,
que nem mesmo o tempo
e outros amores,
até mais intensos,
conseguiram apagar.
Amores fúteis e inúteis,
frios e desmotivados,
daqueles por vingança.
Que nascem sem esperanças,
vivem de aparências
e morrem por seus pecados.
Mas amor mesmo,
daqueles que queimam no peito,
que nos deixam loucos de paixão,
foi um amor incondicional,
que encontrei em um carnaval.
Profano e divino,
sem pedir ou impor condição,
sem ciúmes e traição,
sem desculpas e sem perdão,
amores assim terminam,
mas nunca se vão!
em18 de outubro de 2017.
" Evitarei usar adjetivos populares ao falar de ti
Não quero que seja ocasional aquilo que direi aqui.
Observastes as vicissitudes que ocorreram em mim?
Todas elas foram tu quem causastes, achou morada em meu peito enfim. "
Falar em uma historiografia que seja cada vez mais abrangente – entenda-se: mais representativa ou mais inclusiva em relação a todas as possibilidades que possam interessar à sociedade – implica pelo menos três patamares de reflexão. Afinal, quando se quer saber algo sobre a abrangência de um campo de saber, podemos situar essa abrangência diante das seguintes questões fundamentais: (1) “Do que se fala”? (2) “Quem Fala”? (3) A quem se fala”?
Estas três perguntas fundamentais dirigem-se à compreensão, respectivamente, de três fatores que, de um modo ou de outro, estão sempre em permanente interação. São eles a ‘abrangência de temas’ (aquilo que o campo de saber estuda ou o seu universo de práticas); a ‘abrangência de autores’ (aqueles que se expressam através do campo, ou mesmo os que se acham diretamente representados pelos autores propriamente ditos); e, por fim, a ‘abrangência de públicos’ (aqueles a quem a mensagem é dirigida, ou que consumirão o conhecimento produzido pelo campo);
[extraído de 'Seis Desafios para a Historiografia do Novo Milênio'. Petrópolis: Editora Vozes, 2019].
SONETO PERDIDO E TORTO
Se prosar que ignoro estou mentindo
Mas falar de amor eu não mais tento
Por essa tal poética eu vou convindo
Sem mais entender deste sofrimento
Se da saudade atormento vai saindo
Nesta sensação nada mais fomento
De tuas rememorações vou fugindo
Destinta quimera eu lanço ao vento
Se a prosa é de que me ama, maço
E se silencia, nem sei o que eu faço
Com a solidão na minha inspiração
Quanto mais o sentimento absorto
Mais o soneto se vê perdido e torto
Na prosa de um apaixonado coração
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
29 janeiro, 2022, 10’16” – Araguari, MG
O Interlocutor
Você precisa só de 1 minuto pra falar
Eu preciso de 1 minuto pra ouvir.
Esse minuto é o mais importante da vida.
Por gesto ou por som a interlocução
Precisa ser compreendida.
Policromas do Amor
Hoje prometo não falar
Das minhas polissemias
Mas as cores da nova aurora
Se apresentam com múltiplas
Cores de primavera
A terra e as aves riscam o céu
Branco da paz
Com voos cada vez mais
Verticais em busca da
Sobrevivência
A chuva mansa e calma
Toca ao chão que ensaia
Uma corrente de felicidade plena
Uma tênue correnteza de amor
A vegetação, de leve, tremula suas
Folhas suave e levemente
A luminosidade acanhada
Anuncia que o amor
Na sua multiplicidade de cores
Colore um belo jardim da vida
Juncando a vida de baunilhas
E copo de leite
Colorindo de lirismo meu
Iracema de encantos
O tempo nos convida para um
Novo dia com suas promessas
De amenidades
Tempo de riscar as páginas do
Livro da vida e despertar para um
Mundo novo...
Nessa terra de gigantes,
meu olhar é estrangeiro,
meu falar de forasteiro
preso em belos horizontes.
Quem me enxerga um salta-montes,
desconhece meus desejos
e tropeça em meus traquejos.
E por falar em política... Pátria amada Brasil!!
há tanta coisa ainda a ser dita.
Tantas palavras, xingamentos, ódio... negativos sentimentos. Lamento!
Poizé, mané! Mas o que tá feito, tá feito... não tem jeito - pelo menos pros próximos quatro anos... já sabemos quais são os planos. Ou não!?
O destino da nação já está em 'boas' mãos!? Há quem diga que sim... e há quem diga que não.
O que digo eu!? Bem, quanto a isso Euzinha da Silva Calza quero acreditar que o rei - ou rainha, no caso - faça tudo direitinho. Cuide com amor, com cuidado de mãe, com respeito e com carinho o nosso ninho.
E, de novo: pode ser que sim... pode ser que não... que tudo ande mesmo na contramão...
Que ninho que nada! Tô nem aí pra essa passarada... xôxôxô...o Brasil é MINHA morada
Mas aí... simples né!? Pra quem ficar ligadão: a decisão está na sua mão e sempre estará (se Deus quiser)... Então... sempre dá pra mudar... simples, não!? Passarinho, passarada... e eles passarão... tome jeito e tome de volta a SUA morada.... ;)
Agora.... xenofobia não... né!? Faça-me um favor: mais amor, por favor!!
Respeito, consideração...
EDUCAÇAO!!!!
Cara, dá pra tratar todo mundo como irmão, não!??? Podemos.... ah! podemos... mas daí precisa querer.
"Saber falar é fácil, quero ver é saber fazer"
"Saber fazer é fácil, quero ver é saber falar"
Para ambas situações é evidente a necessidade de evolução!
Hoje é o dia da melhor mãe do mundo: a minha! Mãe, como começar a te descrever, a falar de você? Com um alfabeto de 26 letras é missão impossível. Tudo em você é amor, é potência, é doação. Dentro de você cabem sentimentos que palavra nenhuma consegue representar.
Mãe, você é além. Além do amor, dos significados, até da própria vida. Dentro de mim você é infinita e sempre será. E o meu amor por você é eterno. Aliás, eterno é pouco. É além. Além da eternidade. E se isso não existir, tenho certeza que o nosso amor é capaz de criar.
CHORAMINGO PELOS CAMPOS
O vento vem me falar de amor...
Conto-lhe coisas...
Sai choramingando pelos campos...
comovido pela minha dor...
assovia saudades!
_____ angela dias.
21/10/17
9h38min
Já me conheço, tudo que fores a falar sobre mim, não me ofende.
Conheço os meus limites e sei o que fazer com eles. Por isso, a sua opinião é sua opinião, a sua observação é sua observação. E eu respeito.
Você tem o direito de pensar o que quiser sobre uma pessoa. É um direito constitucional de liberdade de expressão.
Se fores a falar mal de mim, o problema é seu. Se fores falar bem de mim, o problema também é seu. Isso não me encomoda.
Ataque é veneno, só funciona quando eu tomar. Infelizmente a vida é muito curta, para eu perder tempo com babacas cheios de ódio.
E por falar em morte...
Quando você se dá conta de que ela está aí à espreita, só esperando o momento certo, você só quer viver sua vida frágil, você só quer tempo, você só quer viver o tempo todo que você tem.
Quando você se dá conta de que ela é inevitável... - morrer ou não morrer, eis a questão... que não existe... porque, quando se trata de morte, todo mundo está no mesmo barco... que irá afundar... inevitavelmente -, você só quer a vida em todos os seus poros, você só quer respirar e respirar... até sugar todo o ar que é possível... você só quer, lá bem no fundo, bem no fundo, evitá-la.
Mas não há caminho que leve você pra longe dela; ao contrário, a cada passo, mais perto do abismo você se encontra... e inevitavelmente você cairá.
Quando você se dá conta de quão próxima ela está, você sente o quanto ela é sombria, o quanto gostaria de não ter de encará-la, o quanto você gostaria de não ter de enfrentar esse inimigo sem face, o quanto enigmática ela é. Qual o rosto da morte? Qual o sabor da morte? Qual o cheiro da morte? Qual será o gesto personalizado da morte na sua própria direção - como ela se fará real pra você?
E por falar em morte...
Você se dá conta de como a vida é bela?
A vida em anos dividida... interessante isso de o tempo 'ter sido cortado em fatias' chamadas anos - ilusão de que estamos sempre a recomeçar, enquanto estamos a respirar... esperanças que se renovam, planos, desejos, sonhos de que tudo vai ser novo de novo.
Sonhe, e sonhe, e sonhe...
Não quero acabar com seus sonhos... mas tudo vai mesmo é acabar.
Seu belo sorriso,
Seu jeito sedutor,
Seu olhar encantador
E até seu modo truta de falar.
Por seus detalhes sou apaixonada.
Por você eu sinto
Um turbilhão de coisas,
Algumas podem parecer bem loucas.
Mas não sei com chegar e falar
Que você quero amar,
E só com você quero
Me deitar à luz do luar,
Para observar um céu de estrelas
Caindo sob à imensidão do mar
Deixa eu olhar no seu olhar;
Escuta bem o que vou falar
O teu sorriso é de apaixonar.
Sua beleza é de inpressionar
Quando falarem mal de vc, não revide! As pessoas quando estão inflamadas pela raiva, tendem a falar coisas pra te diminuir, pelo simples fato de sentir-se melhor com isso...
Se rebaixar a esse nível, deixar com que isso penetre no seu coração, só te fará mal...
Apenas se cale, deixem pensar o que quiserem de vc, o tempo se encarregará de mostrar a cada um a sua verdade.
As vezes falar de amor
é profundamente triste,
devido que o brilho
no olhar é diferente...
O que brilha, são as lágrimas.
