Poemas para Jovens
Uma vez eu ouvi de uma amiga:
"Estou na BAD!"
Fui ver o que era essa tal de BAD...
Ficar na BAD é uma mistura de um estado melancólico, dramático, carente de valores e depressivo. É péssimo!
Choque cultural.
Antigamente era algo normal a família sentar, todos juntos, para almoçar. Era normal uma reunião de família.
Hoje não é mais assim, ao que parece, a nova geração não é mais tão ligada nisso. Isso provoca um choque cultural e datas como a de hoje viram motivos de desentendimentos.
Para os mais antigos hoje era um dia de reunir a família e comemorar. Hoje em dia para os mais novos, em sua maioria, é um dia comum. Esse choque cultural é o pivô das reclamações dos mais antigos para com os mais novos.
As coisas mudam, as culturas mudam, mas nem todos mudam junto. A antiga geração não entende muito bem a nova geração onde não existem mais laços tão fortes com a família. Não que eles não existam, mas não são tão fortes quanto eram antes.
Para a nova geração: Entendam que as reclamações fazem parte da cultura dos mais velhos, na criação deles a presença era algo muito importante, quase que sagrado, dias comemorativos era "o dia da reunião da família". Como isso quase não existe mais, seus parentes mais velhos sentem falta e reclamam tentando falar "isso está errado"
Para a antiga geração: Entendam que hoje vivemos num mundo onde tudo que envolva laços emocionais perdeu valor, as coisas não são mais como antes. Entendam que não é que os mais novos não ligam para nada, mas eles tem o jeito deles de gostarem baseado na geração deles. Não criem expectativas em cima deles. Eles gostam sim de vocês, mas o "gostar"de hoje não é mais igual ao "gostar" de antigamente porém isso não quer dizer que gostem menos ou mais. Apenas gostam.
É complicado sim de entender, mas não briguem, apenas tentem ver com os olhos dos outros, o mundo está passando por um grande processo de mudança cultural e as coisas já estão complicadas o suficiente para todos. Não piorem!
O que faz agente mudar de ideia tão rápido?
Será essa tal de geração Y que fazemos parte? Ou essa ânsia por mudança que eu e você temos?
Tenho medo que isso um dia nos prejudique, que alguns vejam com maus olhos, que acham que somos imprevisíveis e bipolares.
Como explicar essa busca constante por realização, essa trocas de ideias tão rápidas, o que normalmente deveria demorar 5 anos, acaba em 5 meses.
Temos pressa em ver as coisas acontecerem. E isso significa pra ontem!
Raabe estava feliz no Brasil
As coisas tinham mudado muito
Era como um jardim regado de amor
Todos felizes, rosados e nutridos
Não existia mais violência
Pobres não se viam nas ruas
As crianças estavam todas na escola
Todos sabiam ler e escrever
Jovens e velhos tinham saúde
Os sorrisos tinham dentes saudáveis...
Esses dias assisti um episódio de uma série de tv e uma cena tocou-me profundamente.
Era uma cena simples, em que dois jovens dançavam enquanto mostravam um amor puro e intenso um pelo outro.
Amor intenso, profundo e verdadeiro, sendo correspondido da mesma forma. Era a plenitude do amar fluindo livremente.
Logo em seguida passei a refletir...
Por que eu senti algo assim apenas uma vez em minha vida?
Por que não sinto isso sempre?
Por que isso é algo raro e não normal?
Por que deixamos que nosso coração esfrie e se encha de toda sorte de limitações para o amor? Por que perdemos essa pureza?
Como foi bom sentir aquela plenitude novamente...
Mesmo sendo através de uma tela de tv...
Como foi bom tocar a existência e sair um pouco desse mundo que parece ser feito apenas de momentos...
...
À medida que desemburramos com o tempo, substituímos o viço da mocidade pela autenticidade das marcas de expressão.
Descobrimos uma riqueza que nenhum dinheiro pode comprar, o processo extraordinário em que você se torna a pessoa que sempre deveria ter sido.
Aí passamos a invejar o vigor dos jovens, e percebemos que os mancebos não estão preocupados com a nossa austeridade. Eis que surge mais um esculacho da vida: uns conhecem o que perderam, outros desconhecem o que lhes falta.
Ainda posso trocar a inveja pela consciência de perceber este movimento tão natural.
Segue o êxodo de músicas do Spotify, os mesmos milhões de dólares saem da conta de Zuckerberg. Facebook é para velhos, dizem os jovens, ávidos por movimentos, informações diluidas, e relacionamentos líquidos, como disse o pensador.
Mas os velhos do facebook, que gostam de boa música, que prezam valores, não abrem suas câmeras para qualquer um, prezam suas seguranças e seus familiares, curtem leituras longas, textões e tals. Eles têm perfil para metaversos, fazer fortunas virtuais, investir em terras de ninguem?
Seria o colapso pandêmico?
As crias de point blanc, redes, velocidades, sem saber ler e escrever...estariam as criaturas devorando seus criadores? Tal como Frankenstein...criaturas monstruosas, com bloqueios mentais...será?
Aguardando as cenas dos próximos capítulos...
Tem dias que já acordamos com o espírito da juventude nós impulsionando a lutar e assim nos vemos com coragem nos olhos e toda a vida pulsando em nossas mãos.
PauloRockCesar
Nesta jornada da vida, é comum encontrar desafios que parecem insuperáveis. O bullying e o preconceito são formas cruéis de injustiça que podem ferir profundamente, deixando marcas difíceis de serem apagadas. Mas lembrem-se, vocês são mais fortes do que imaginam, e há uma luz brilhando dentro de cada um de vocês, pronta para dissipar as trevas da adversidade.
Em momentos de desânimo, recorram às palavras reconfortantes do Salmo 34:18: "Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito." Deus está sempre ao seu lado, pronto para lhes oferecer conforto e força para superar as dificuldades.
Assim como José, que foi alvo de inveja e injustiça por seus irmãos, lembrem-se de que Deus transforma as situações mais sombrias em oportunidades de crescimento e superação. José passou por tribulações, mas no final, emergiu como um líder poderoso, capaz de perdoar aqueles que o haviam ferido.
Sejam como Daniel, que manteve sua fé e integridade mesmo diante das provações mais difíceis. Sua coragem e determinação o tornaram um exemplo de resistência e esperança para todos nós.
Queridos jovens, não permitam que o ódio e a intolerância dos outros definam quem vocês são. Vocês são preciosos aos olhos de Deus, criados à Sua imagem e semelhança, e merecem ser tratados com amor e respeito. Acreditem em si mesmos, busquem apoio em amigos e familiares amorosos e nunca desistam de lutar por um mundo onde o amor e a aceitação prevaleçam.
Lembrem-se sempre das palavras encorajadoras de Romanos 8:37: "Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou." Vocês são mais do que vencedores, capazes de superar qualquer desafio que a vida lhes apresentar.
Adolescência é uma coisa engraçada
Isso, pra não dizer outra palavra
Você olha, sente e se adapta
Isso mesmo, nada se destaca
Que saudade de pirraça
Eu queria escrever uma coisa bonita
Daquelas que dá gosto de ler só pela escrita
Com pensamentos coerentes e no lugar
Mas isso fica dificil quando minha mente
Não consegue parar
alinhar....
respirar......
concentrar......
“Tá tudo acelerado na verdade
Oi de novo ansiedade.
Coração disparou comecei a tremer,
Por que não consigo respirar?
Meu Deus, é agora que você vai me levar?
Pessoas querem ficar à vontade
De pouco a pouco vão tirando a bandagem
Será que vao ficar quando verem a verdade?
As bagagens viram ancoras,
E não é daquela pra te manter no lugar,
Sim, é daquela pra te afundar
Adolescência é uma droga, e tá cada vez mais difícil de continuar
Jovens e nus frente ao mar, estão presentes em cada célula do seu corpo. Mas a vida que têm é demais para eles e não sabem que fazer dela. Emergem da água rutilantes e riem. Depois deitam-se na areia, gastam o dia e a noite a amar-se, a embebedar-se, a estoirar todo o prazer e forças que têm. E ficam ainda com vida por gastar. É desses sobejos já com bolor que terão de viver depois na velhice.
A distância que você percorre na vida depende do seu carinho com os jovens, da sua delicadeza com os idosos, da sua compreensão com os que se esforçam e da sua tolerância com os fracos e os fortes.
eles acham que podem me manter do lado de fora, mas não importa quantos cadeados pendurem na entrada.
Sempre há outra porta.
Nada é isolado. Faça uma coisa, por menor que seja, e ela vai afetar alguma outra, do outro lado do mundo
Todos amam as copas das árvores e suas flores, mas quase ninguém dá importância às suas raízes. As raízes fincadas no solo sujo, oculto, representam os alicerces de nossa personalidade: as perdas que sofremos, as dificuldades que atravessamos, as lágrimas que choramos, inclusive aquelas que ficaram escondidas, que nunca foram encenadas no teatro do nosso rosto.
Todos erramos, todos falhamos, todos nos estressamos. Mas reitero, ninguém é digno do pódio se não usar suas lágrimas e seus fracassos para alcançá-lo. Aplausos e vaias, sucessos e crises, apoio e rejeições, fazem parte da história de cada ser humano, principalmente daqueles que são apaixonados pela humanidade e querem contribuir com ela.
Um caminho longo, dolorido, com perdas, com faixas, cartazes, kamikazes, jovens esperançosos. No meio do caminho tem fé , paixão, comoção. No fim do caminho há luz, muita luz. E o brilho que reluz é dos
olhos marejados dos senhores e senhoras que acompanham todo trajeto e trajetória de seus herois. O Brasil pulsa , de novo. No passado , passado a limpo, vibram os Deuses do nosso Olimpo!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp