Poemas Melancólicos
Dos direitos universais: "Todos têm direito à tristeza, independentemente do gênero, da etnia, da idade, da religião ou da classe social"
O amor e o ódio, a felicidade e a tristeza, a ilusão e a certeza, o tempo e o perdão.
De todo esse matiz, tudo passa, mas o perdão é o único que não deixará cicatriz.
Hoje é dia de cortar amizade e pessoas tóxicas, cortar a dor, cortar a tristeza, cortar tudo que não te serve mais, remover tudo que tem te feito mal !
Fica aqui, Jesus, pois a minha alma está angustiada de tristeza, mas a Tua presença traz alegria para a minha alma.
“É incrível como alguns seres humanos têm o dom de espalhar tristeza ao redor. Às vezes, basta uma palavra torta, uma atitude fria ou um gesto egoísta para apagar o brilho de quem está perto. O mais triste é que eles nem percebem o estrago que causam. Mas a verdade é simples: onde existe amargura, nasce amargura; onde existe luz, nasce luz. E eu prefiro continuar sendo luz, mesmo quando alguns insistem em trazer escuridão.”
A tristeza e a carência que te definiam eram mais do que falta de afeto, era um buraco negro existencial que sugava toda a tua luz própria, te deixando dependente da migalha emocional que o mundo te oferecia, a verdadeira dependência, porém, veio com a força que bateu à porta, um Amor que não mendiga espaço, mas que instala o reino onde antes havia apenas ruína e desespero, reconfigurando a arquitetura da tua necessidade, você era um poço seco ansiando por uma gota, e Ele chegou como uma enchente de sentido, lavando toda a poeira da autocomiseração.
Em um show musical há muita euforia pelos seus ídolos, enquanto que em culto de adoração há tristeza pelo arrependimento de pecados.
Meus professores não tinham nomes gentis, foram a tristeza, o sofrimento e a incerteza. Nunca fui um bom aluno, por isso ainda tento decifrar suas lições.
As pessoas me perguntam por que minhas frases nascem sempre cobertas de tristeza, por que falam tanto de dor. A resposta é simples e cruel. Eu sou fruto do abismo. Fui moldado nas pedras frias da cachoeira. Senti a água gelada arrastar a infância de mim, como se o tempo me afogasse antes de eu aprender a respirar. Ali, o antigo eu morreu, silencioso, afogado em medo e inocência. E o que subiu de volta pela encostar pedregosa, já não era uma criança… era um sobrevivente, meio homem, meio sombra, aprendendo a existir entre o que restou e o que se perdeu.
Às vezes sinto uma tristeza profunda. É uma tristeza que não há explicação. Enquanto as lágrimas teimam em cair, eu as retenho para que a alegria tome conta do instante.
Não vou dizer que hoje a tristeza não vem mais, porém agora, felizmente, ela é menos intensa. Eu finalmente descobri que apesar de todos os percalços e dificuldade, vale a pena viver. Há sempre um bom motivo para sorrir e acreditar.
Bem-aventurados os que choram — de alegria ou de tristeza — porque serão consolados. Ai dos dissimulados!
Não fossem as Lembranças Coloridas que eternizastes, jamais suportaríamos a Tristeza de um dia tão Cinzento.
Se andas sempre na amargura e na tristeza é porque sua fé
e sua confiança estão em crises espirituais.
“A gente vira saudade pra não virar fim. A gente vira tristeza pra não virar fim. A gente vira choro pra não virar fim. A gente vira qualquer coisa, mas fim não. Porque fim é uma palavra dolorosa demais, ainda mais pra nós dois, que um dia já fomos tão bonitos. E não existe fim, se ainda tem amor. E se tem amor, meu bem, a gente tem o mundo inteiro."
