Poemas do Padre Fabio de Melo

Cerca de 424 poemas do Padre Fabio de Melo

"Saber finalizar uma fase da vida requer tanta sabedoria quanto para iniciar."

Almas órfãs quando se encontram não se submetem mais aos malogros e sofrimentos das distâncias.

Não há milagre que possa reverter o que se foi semeado. Se as sementes plantadas eram de limão, não espere colher laranjas. É a regra da vida. É dura, eu sei, mas é a lei!

A estrada fica mais bonita quando podemos olhá-la sem o peso de malas nas mãos.

A paixão é a supressão temporária de 98% dos recursos da inteligência.
Durante a fase aguda da paixão a pessoa perde totalmente o senso de realidade, passando a ser guiada pela imaginação.

Testemunhamos mais facilmente a fé que dizemos ter em Deus quando amamos e acolhemos os que precisam de nós.

Quando utilizamos a religião para justificar nossos ódios e preconceitos, privamo-nos de encontrar no outro a verdadeira face de Deus.

Amamos melhor quando nos livramos da pretensão de comandar a vida alheia. Exigir que o outro corresponda ao que esperamos, ainda que isto o negue em sua identidade, é a prova de que somos comandados pelo egoísmo.
Deixar partir também é ato de amor.

Amor que não se submete ao crivo da razão pode se tornar servidão. A doação ao outro nunca pode supor a supressão do amor próprio.
Só no exercício da liberdade amamos verdadeiramente.

Ao dizer o que sentimos aceitamos o risco de que o sagrado do sentimento seja banalizado. Convém o silêncio. Nem tudo a palavra sabe dizer.

Alegrar-se mais, estender no tempo a gratidão pelo bem acontecido. Entristecer-se menos, desobrigar a vida de ser como imaginava que seria.

Porque diante da dor sofrida,mais vale um silêncio,uma pausa,que uma palavra inoportuna.

Nós complicamos demais a vida, e por esse motivo sofremos tanto. Deus é simples. Prefere os caminhos inusitados. Olhe ao seu redor. Veja o que é pequeno, humano e torto. Ele costuma se esconder nestes lugares.

Se os bons combates eu não combater, minha coroa não conquistarei, se minha carreira eu não completar de que vale a minha fé tanto guarda

Quem um dia soube admirar um brinquedo na vitrine, mesmo sabendo que ele nunca poderia ser seu, teve uma experiência primária de Deus, a quem amamos sem possuir.

⁠O conhecimento produz as contrações que nos fazem nascer de novo, mantém ativos os ciclos de nossa evolução. Quem nos mata não é a morte, é a ignorância. É contra ela que precisamos lutar. Todo dia. Para que ela não venha impregnar nossas percepções. Quando estamos sob o domínio da ignorância, a tudo enxergamos com distorção.

Padre Fábio de Melo
A hora da essência. São Paulo: Planeta, 2021.

⁠Perguntas são sempre bem-vindas na vida de quem cresce. Há perguntas que não precisam ser respondidas com pressa. Elas pertencem ao mundo da reflexão, que não se interrompe. São perguntas que possuem o dom de fertilizar o plantio que somos nós.

Padre Fábio de Melo
Quem me roubou de mim? São Paulo: Planeta, 2013.

Você tem um único inimigo que tem o poder de destruir você, um único e que mora aí dentro. A única pessoa que pode destruir você é você mesmo. Quando você escolhe a pior parte da vida, quando você escolhe o elemento mais mesquinho que você conseguiu produzir, para ser ele o mestre do seu coração, do seu pensamento. Conversão é isso minha gente, é você lutar a favor de você mesmo, é você identificar que Deus coloca uma força em você capaz de lhe fazer vencer tudo aquilo que lhe destrói.
Senhor conceda-me a graça de eu nunca permitir que eu me destrua, que eu me impeça de chegar perto de Você, de conhecer Sua misericórdia, de conhecer o Seu amor!

⁠Sabe quando você vai saber que venceu na vida? Quando você descobrir que seus filhos não são mais obrigados a estarem a seu lado e eles escolhem estar.

⁠Hoje não é dia de tristeza. É dia de contemplação. No silêncio da Sexta-feira Santa, a alegria da ressurreição é preparada. Bom dia!