Poemas de Sabedoria

Cerca de 19470 poemas de Sabedoria

⁠"Cuidado ao usar a língua sem pensar,
Pois uma palavra errada pode te complicar,
E acabar te deixando em apuros,
Melhor escolher bem as palavras, é mais seguro.
Então vamos usar a língua com cautela,
A não ser, se for pra beijar,
Não existe coisa mais bela,
E que mal isso pode causar?"

Inserida por felipereis_fr

O Homem e o Abismo


Um homem tinha sua casa à beira de um abismo. E, por temer o abismo, um dia pensou em se atirar nele. O homem saiu de sua casa e caminhou serenamente até a beira do abismo, e olhou para dentro do abismo, pretendendo se atirar no abismo, o que ele julgava ser a solução para os seus problemas. E os seus problemas eram, em sua totalidade, o medo do abismo. Após um longo tempo à beira do abismo, olhando para dentro do abismo, pretendendo se atirar no abismo, o homem decidiu não se atirar no abismo, e voltou para sua casa.

A casa, bem construída em terreno firme, tinha uma horta e um cercado para as galinhas, tinha água para a plantação e pasto para o gado; o tipo de lugar onde nada de ruim tinha como acontecer. Mas tinha o abismo. E tinha o medo do abismo. E, desde então, inúmeras vezes, o homem caminhou até a beira do abismo, e olhou para dentro do abismo, pretendendo se atirar no abismo. Todas as vezes, porém, o homem decidiu não se atirar no abismo, e voltou para sua casa. Todas as vezes, ele decidiu, sabiamente, viver. Todas as vezes, menos uma. Uma única vez, o homem se atirou no abismo.

Inserida por CarlosAlbertoSilva

⁠Não luto porque eu quero, não é por um sonho ou muito menos conquistar alguma coisa...
Luto porque eu preciso lutar, preciso vencer custe o que custar e não há outra escolha.
É como se nada mais fizesse sentindo além da própria luta!
E eu sei que a cada batalha, cada luta e cada instante no ringue da vida pode ser o último, e por algum motivo estou lutando entre o tudo ou nada, sabendo que um dia serei nocauteado!

Inserida por Dom-Oliviero

⁠Quando moramos com nossos pais,
nossa vida é como andar num triciclo,
Quando nos casamos,
estamos mudando para uma bicicleta.
Mas quando perdemos um amor,
é como aprender a andar de monociclo
(isto machuca um pouco no início.)

⁠Pois, para mim, o símbolo máximo
da religião deveria ser a ampulheta,
haja vista que, na medida em que o homem
esvazia sua alma das "dez mil coisas",
ele vai automaticamente se preenchendo
unicamente com Deus.

⁠Combater o mal
é o trabalho da polícia;
tornar o mal inexistente,
é a função de quem
aprende a amar.

⁠Tem um problema grave
no excesso de segurança:
damos a liberdade aos malfeitores,
e criamos uma prisão ao nosso redor.

⁠Enquanto somos novos, jovens,
agimos conforme pensamos ser.

Mas quando vem a soma do tempo,
também a multiplicação de sabedoria;
agimos mais conforme deve ser.

Inserida por Cleibson

O Sol, é um girassol
que descobriu quem é,
mas o girassol, é apenas um girassol
que não sabe que é um girassol
e fica sonhando em ser o Sol.

⁠Minha fé é meu amuleto!

Sim, exatamente a fé que me protege de todo mal.

Sinto quando as energias perniciosas tentam se aproximar.

Sonho quando meu nome é escrito...

Meus anjos protetores me auxiliam quando percebem que há alguém com intenções não benditas.

Aí então oro❗
Oro, oro e oro...

A oração me faz querer bem quem em qualquer momento possa ter tropeçado desejando, falando ou tentando fazer o mal a mim...

E assim sigo, sendo abençoada, dia após dia❗😇

E meus sentimentos...rsrsrsrs❤

Sorrio o tempo todo para minha vida, para minhas conquistas, para meu entusiasmo e minha perseverança.

A tristeza, essa dificilmente se aloja em mim...pois quem tem fé, sempre persevera e nunca se bate.

Aprendi com o Pai que não precisamos revidar o mal com o mal, pois infalivelmente ele se enrola em suas artimanhas e se denigre com sua propria língua, se fere com suas próprias mãos e se abate com seus pensamentos negativos.

A fé me ensinou que para quem é filho do Pai o mal não tem poder❗🔒

Inserida por cris_mendes_1

⁠Quem, em meio a um universo de embustes, terá a nobre tarefa de tutelar a realidade?

O insigne Salomão da antiguidade não hesitaria em desaconselhar o jovem e imprudente Salomão. Paulo, apóstolo em prisões, não poderia deixar de proferir um severo veredito sobre o impetuoso Saulo. Os dois velhos mestres se juntariam a Elias, o profeta pessimista, numa taverna aqui ou em qualquer outro canto, para aguardar o desfecho da história desse mundo de fingimentos e falsificações.

Um brinde ao fim de tudo isso!

Inserida por officina

⁠Em uma conversa calorosa com minha amiga, discutimos a questão de guerra e paz. Chegamos à conclusão de que, às vezes, para ter paz, é necessário abdicar da razão. Isso é importante porque evita certos desgastes e desavenças no futuro. Também consideramos que, como somos a imagem e a semelhança de Deus, devemos seguir a sua palavra e seus mandamentos. Isso nos levará à graça divina.


Dedico esta reflexão à minha amiga Jamylle Maria Araújo Silva, que sempre esteve ao meu lado nos momentos difíceis. Ela é uma pessoa de grande coração e inteligência, e me ensinou muito sobre a vida. Sou muito grato por sua amizade.

Inserida por lucasmauricioarj

⁠O inteligente busca diploma,
O sábio busca conhecimento.
Eu faço parte da minoria,
eu busco sabedoria!

Inserida por DanielChrystianno

Prefiro uma costura, até mesmo um reparo com algumas pequenas irregularidades feito por um humano a uma costura e um reparo perfeito e impecável feito por uma máquina. Porque afinal de contas temos que nos relacionar uns com os outros e não com as maquinarias projetadas para não falharem.
Muitos de nós esquecemos que somos seres suscetíveis a erros e acertos. Somos sábios e inteligentes, mas ao mesmo tempo habitamos um corpo e uma alma frágeis e corruptíveis.
Que saibamos comungar e tolerar uns aos outros em amor. E o amor engloba paciência, tolerância, respeito mútuo, gentileza e compreensão. Neste mundo ninguém é 100 por cento perfeito. Estamos longe de sermos irrepreensíveis e donos da razão. Portanto sempre é bom que sejamos espirituosos e amáveis uns com os outros.

Inserida por geovanivilela

A cada palavra engolida,
uma confusão evitada.
Melhor uma indigestão do que
uma guerra.

Inserida por ofrancopensador

A estrada da vida é linda de viver,
Dentro do meu coração só levo aquilo que me fez crescer!
O teu sorriso que me fez florescer,
Olha para mim, estou diferente e posso te agradecer!

Inserida por SC77AC69

Contratempos, adversidades e contrariedades, sempre estarão presentes em nosso cotidiano.
Alguns destes empecilhos resolvemos com muito esforço e tempo de dedicação, outros poderão persistir pela nossa vida.
O que nos incomoda é que demoramos quase nada para envelhecermos, o que nos tira o tempo necessário para adquirimos a sabedoria desejada.
(Teorilang)

Inserida por ivan_teorilang

Ainda que eu tente
dizer não,
Meu coração só diz que sim,
O que eu posso fazer então
Se ele te ama tanto assim.

Inserida por gabrielcorrea

⁠⁠"Deus sempre irá te ouvir, se você parar para ouvi-Lo primeiro."

─By Coelhinha

Inserida por ByCoelhinha

A escravização de todas as formas e fórmulas sempre será um atentado a vida, que deverá ser combatido por cada cidadão e cidadã que reconheça o mínimo de valores e princípios humanos, todo opressor deve ser dizimado.

Kaab

Inserida por CesarKaabAbdul