Poemas de Sabedoria
Em momentos desafiadores você pode descobrir que tem a força do semideus Hércules, mas é preciso mais que força para vencer as dificuldades do caminho e derrotar os teus inimigos, é preciso ter a força de Hércules unida à sabedoria do rei Salomão, filho de Davi, para então conduzir os teus negócios e alcançar a tua vitória.
ENXERGAR COM A ALMA ajuda a ver o que as multidões de olhares físicos não veem.
"Resoluto o filósofo perguntou:
— Porque ansiarmos tanto por aprovação e reconhecimento, quando em muito breve tanto o aprovado quando quem o aprova não passarão de poeira esquecida na soleira do tempo?
Ao que o poeta lhe respondeu:
— Porque nada há que seja humano por completo que não passe pela sua interação com o outro. Ainda que tenhamos nascidos sós e de igual modo vamos partir, entrementes ao curso dessa jornada, o que lhe dá conteúdo, valor e sentido é a parcela que compartilharmos de nossa alma e coração."
A insegurança às vezes nos ajudam a nos conhecer interiormente.
Porque navegaremos por caminhos desconhecidos.
...
Os melhores bombons estão em caixas novas e velhas. Espero ter o privilégio de contemplar o mundo com as bengalas da prudência, pois criança saboreei o doce da vida.
Nos últimos vinte anos percebi que precisava armazenar suavidade para resplandecer altivez quanto meu rosto já mostrasse sinais de cansaço, e ao desembarcar na terra de Fernando Pessoa, me tornei vizinho da afabilidade, da brandura e da galanteria.
Sentimentos armazenados por aproximadamente oitenta anos, cultivados em barris de carvalho, fragrância exalada e inalada por quem tem a sensibilidade de perceber o quão mágico pode ser o odor da gratidão. De quem respira, pela chance de aprender. De quem expele, pela humildade de continuar aprendendo.
Ahhh, como é lindo contemplar a dissipação da amargura oitentista com a naturalidade de quem tem o dom de jovializar sua própria alma. Seres que souberam acumular sabedoria para hoje usufruir da sapiência ao impactar meros mortais, ainda sentados na antessala da sabedoria.
Ao passo que me tornei velho para jovens que me rodeiam, me vi criança ao ser observado pela amizade repleta de marcas de expressão e cabelos brancos. Ancoro meus princípios e valores em uma travessa sem saída, e vivo defronte à dignidade de uma velhice confessada, muito mais bela que outras disfarçadas e esticadas.
Obrigado Rio Douro, das suas margens, do Porto à Baião, tive a honraria de frutificar meu coração e fortificar minha alma ao experimentar a condescendência porta com porta e a benevolência larga e verdadeira.
Hoje penhoro toda e qualquer arrogância de dever cumprido, e me abro para um universo de possibilidades. Anos vindouros, onde também poderei historiar e dividir com mancebos de trinta, quarenta a cinquenta, a honraria que tive ao conhecer a afabilidade chamada de Terezinha, a brandura chamada de Cinda e a galanteria chamada de Lino.
Para mim, o Amor é a única religião que existe. A mais pura, justa e verdadeira.
O amor não julga, adverte, não condena, redime, não castiga, ensina, não destrói, edifica, não mata, ressuscita.
O Amor vive em nós e nós o negamos diariamente quando reduzimos seu significado a um reles sentimento.
Ó Mestre Jesus veio e nos ensinou a importância da conexão com o Criador e nós evitamos isso e inventamos milhares de desculpas para significar nossos fracassos na vida.
A verdade que Liberta!
IGREJA de Cristo
—A Glória de Deus sobre nós—
Não sabemos e não conhecemos!
Vemos por partes e em partes!
— Não é missão !
— Não é vocação!
— É sua devoção em União.
"2 coríntios 3.18"
Vera Haddd Mattos
O homem aprendeu a controlar o fogo.
Mas o fogo se dividiu, amor, ódio, verdades, tempo, medo, curiosidade...
...dominando assim o homem.
Nos resta o balde do reconhecimento e a água do saber.
SÉRIE: O ESTRATEGISTA 45
No mundo há muitos infelizes e derrotados por más escolhas. A boa escolha é fruto da refinada arte do bom gosto e discernimento. Aprimore os seus sentidos. É próprio dos fracassados escolher por emoção ou simpatia. Não se fie em seus próprios olhos nem se deixe enfeitiçar por perfume barato ou promessas do “gênio da lâmpada”. As coisas ruins, assim como as más intenções, são envolventes e destinam-se aos emocionais. Pare e pense. Avalie. O ambiente diz muito na escolha. Não se encontra um par romântico ideal em baile de periferia ou em tendinhas de beira de estrada. Seja seletivo. Desenvolva um gosto apurado, um faro infalível para as grandes escolhas. Mas cuidado. Há muita gente sem escrúpulos nas altas rodas e muitos vigaristas fazem seus ninhos em bons ambientes. Aprenda a ler nas pessoas. Um terno barato ou um vestido de festa alugado não há como esconder numa festa de traje a rigor. No entanto, fique atento. O carisma pode superar o traje; a sedução natural tem certo encantamento. Todo trambiqueiro tem seu charme pessoal. Aumente sua imunidade.
O sucesso, muitas vezes, depende da escolha certa; implica em certo refinamento e tirocínio. Não basta ser inteligente para uma boa escolha; é preciso julgar o mérito. Não valendo a pena, não se envolva. Se acontecer de uma escolha errada; não insista. Só os pretensiosos persistem no erro. Volte atrás ou desista. Não perca seu tempo. A escolha perfeita começa com a seleção: escolher o melhor. Esteja atento para o momento certo e pronto para agir. Muita gente se perde quando não aproveita a oportunidade .Ela pode ser única. “O destino não bate duas vezes na mesma porta”, diziam os antigos. Não custa nada ficar atento.
DIONILDO DANTAS
As pessoas em sua maioria desperdiçam o tempo querendo impor as suas próprias razões, talvez com o intuito de obter o mundo ou a verdade apenas pra si, pois em seu próprio "mundo" ou "verdade" eles acham que sua razão é a que tem de prevalecer.
Use seu tempo com sabedoria. Ouça mais e observe mais, com atenção.
No sopro sempre vem um aprendizado, na cura e nas constância.
Elevada ascensão e fluidez, limpa, chora, verte e libera na busca de encontra a mim mesmo e quando encontro vibra numa só harmonia.
Energía ancestral me leva para o lugar infinito de luz onde posso sentir o meu Ser integrado com a natureza.
Leva... leva para sentir o poder de cura e amor.
Honro meu sagrado feminino, meu sagrado masculino, honro meus ancestrais e faço as pazes com meu ser.
Encontro me aqui no espaço verde de vastidão de vida, a vida que há em mim, em todos os seres existentes, logo comprendo que somos todos Um!
Giovana Barbosa
Amadurecer pode ser perceber
que podemos ser melhores
Se encontrarmos o caminho do meio...
A sabedoria da melancólia e
A inocência da comédia.
Conheço homens inteligentes; mas nem todos são sábios.
Agora está se questionando, qual a diferença entre ambos;
O conhecimento muitos possuem ou conseguem por meios e esforços,
o mesmo dá ao que possui poderes e status em meio a este mundo, dando ao mesmo o feito de ser admirado e respeitado em meio a sociedade em que vive.
Já o sábio, em sua infinita sabedoria sabe que neste território tudo é passageiro,
que honra e glória são passadas a outros de tempo em tempos;
e que o eterno; somos nós.
Pensando bem.
Um Grande Sábio Davi disse: Hoje em dia as pessoas não pensam no próximo, hoje em dia pensam não na dor,
ELES QUEREM VER LOGO SUA DESGRAÇA
Desculpe a expressão!
Estudar nas melhores escolas,
Seguir uma trilha de educação,
Se submeter a horas trabalhando,
Com um chefe como sua única direção.
Mas e se tudo isso não for suficiente?
Se a alma ainda se sentir vazia?
Se o coração clamar por mais,
Por algo que preencha a vida?
Talvez a resposta esteja em seguir,
A paixão que queima no coração,
Fazer o que se ama a cada dia,
Em busca da verdadeira realização.
Não há escola que ensine a paixão,
Ou um caminho garantido para o sucesso,
Mas com coragem e determinação,
Podemos encontrar nossa própria estrada a percorrer.
Porque, no fim, o que importa,
Não é o diploma ou o cartão de ponto,
Mas a alegria e satisfação que sentimos,
Ao fazer o que amamos com todo o nosso ser.
Se quiser ser um grande Homem não só por fora mas também por dentro leve consigo, em qualquer lugar onde for, a Reflexão Crítica e a Correctude!
Pois, a Reflexão Crítica trará Sabedoria e a Correctude trará Paz!
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA CANDIDATOS AO REINO DOS CÉUS
Para ter Paz precisa ser Correcto, para ser Correcto precisa ser Sábio e para ser Sábio precisa exercitar a Reflexão Crítica!
Reflexão Crítica causa Sabedoria, Sabedoria causa Correctude e Correctude causa Paz!
Quanto maior for o nível de exercício da Reflexão Crítica maior será o nível de Consciência ou Sabedoria e quanto maior for o grau de Correctude maior será o grau de Paz ou Reino dos Céus!
Até que ponto exercitou a Reflexão Crítica para merecer o alto nível de Sabedoria e até que ponto foi Correcto para merecer o alto grau de Paz?
Eis a questão para os Candidatos ao Reino dos Céus!
O nível de Sabedoria e o grau de Correctude são os Critérios usados na Avaliação dos Candidatos ao Reino dos Céus!
O mínimo nível de Sabedoria e grau de Correctude implica o mínimo grau de Paz, o médio nível de Sabedoria e grau de Correctude implica o médio grau de Paz e o máximo nível de Sabedoria e grau de Correctude implica o máximo grau de Paz!
Os diversos graus de Paz correspondem aos diversos Mundos existentes no Cosmo e as Almas Humanas são distribuídas em cada um desses Mundos conforme o seu nível de Sabedoria e grau de Correctude!
Para estar no máximo grau de Paz precisa ser Correcto em tudo!
"Procuramos a distração por querer, e vagueando pelo sol intenso e pleno percebemos que o dia também fenece com o entardecer, então procuramos distrair da distração como um dever"
Riquezas
E
Honras
Para todos vocês
Que utilizem com sabedoria
E gratidão
Consciência
Espírito
Pensamentos
Imaginações
Em ação
Paz no coração
"Arthur Schopenhauer, disse: 'Se a marca da primeira metade da vida é o anseio insatisfeito pela felicidade, o da segunda é o receio da desgraça, pois, a essa altura, reconhece-se mais ou menos nitidamente que toda felicidade é quimérica, enquanto o sofrimento, ao contrário, é real.'.
Toda realidade, ao ser sentida, já não é -para o homem, na relação com o homem- ela mesma, e sim, uma sensação, uma interpretação sensorial. O homem subjetiva a realidade, 'dosa', dá à ela, 'medidas de intensidade', de maneira que, Shophenhuer, não está plenamente com a razão. A vida é um 'caldeirão fervilhando, resultando em encantamentos, magias..., enquanto bruxas criam suas receitas'. Não se tem garantias sobre 'o que os elementos jogados no caldeirão irão resultar'; coisas boas e coisas ruins podem resultar. Na realidade, o que chamamos de 'coisas boas' e o que chamamos de 'coisas ruins' referem-se, simplesmente, à predominância, do bem ou do mal, pois não há separação, sendo, sempre, uma e mesma coisa, como 'extremidades alcançadas por um pêndulo movendo-se'. Não há como furtar-se a isto: a vida pode ser mais ou pode ser menos saborosa à medida em que, a pessoa, experimenta coisas amargas, e vice-versa.
O novo -independentemente de positivo ou negativo- só pode vir mediante o choque de realidades que, em alguma medida, sejam opostas."
VIDA VIVA
A vida e' uma forma agonizante de temer...
A vida seria toda uma agonia,
não fosse o recepcionar de mais um ser.
Va'! Sirva-se do tempo com ou sem poesia.
Ao nascer algo magico acontece
No fulgor de ser desabrocha uma luz
O tempo e' como um mosaico que padece
Um bolo de canduras esmaece e reluz
A vida seria toda uma agonia,
não pudesse o vento, o sol, a lua,
por mais uma vez sentir... eu iria
Pra Deus clamar: _Que vida flua!
