Poemas de Orgulho

Cerca de 4440 poemas de Orgulho

A busca incessante do reconhecimento em virtude do orgulho é colocar todo conhecimento na mesma futilidade.

Estando longe querendo estar perto,
Mas quando estamos perto, o "orgulho" nos deixa tão distante.

A diferença do orgulho e do amor-próprio é que um faz de você uma pessoa prepotente e triste, enquanto o outro provoca autoconfiança e satisfação.

Não se explique, se corrija e faça melhor. Reescreva sua história, faça dela seu orgulho, a inspiração de seus frutos, seja uma pessoa melhor.

Não importa qual seja o seu orgulho; qualquer que seja o orgulho ou a confiança ou a segurança ou o que for que você veja em você, ou qualquer coisa que você possa fazer ou faça pessoalmente, foi reprovado e condenado uma vez por todas pela morte de Cristo na cruz.

A pior coisa é o orgulho, orgulho de não admitir seu erro. É incrível ver como ele é capaz de destruir coisas que levaram anos para ser construídas, ele as destrói em um piscar de olhos.

Eu fingi por orgulho que não doía, eu pensava que fingir força era o caminho nobre de um homem e o caminho da própria força. Eu pensava que a força é o material de que o mundo é feito, e era com o mesmo material que eu iria a ele.

Clarice Lispector
Para não esquecer. Rio de Janeiro: Rocco, 2015.

Nota: Trecho da crônica Uma ira.

...Mais

De todos minhas conquistas , a qual mais me orgulho é não ser ignorante a ponto de refugiar-me na religião por medo do saber.

É um jogo esse que estamos jogando, e o estamos jogando com amor e orgulho, ciúmes e sedução, frieza e amizade, desejo e ilusão, manobras impensadas e estratégias. E em meio a todas essas disputas, antíteses e paradoxos, amor e orgulho, o meu medo é somente quem vai dar o xeque-mate no final.

O orgulho é a consciência (certa ou errada) do nosso próprio mérito, a vaidade, a consciência (certa ou errada) da evidência do nosso próprio mérito para os outros. Um homem pode ser orgulhoso sem ser vaidoso, pode ser ambas as coisas, vaidoso e orgulhoso, pode ser — pois tal é a natureza humana — vaidoso sem ser orgulhoso. É difícil à primeira vista compreender como podemos ter consciência da evidência do nosso mérito para os outros, sem a consciência do nosso próprio mérito. Se a natureza humana fosse racional, não haveria explicação alguma. Contudo, o homem vive a princípio uma vida exterior, e mais tarde uma interior; a noção de efeito precede, na evolução da mente, a noção de causa interior desse mesmo efeito. O homem prefere ser exaltado por aquilo que não é, a ser tido em menor conta por aquilo que é. É a vaidade em acção.

Só queria ter 1 desejo da lampada de aladin,
Que n amasses mais o orgulho do que me amas a mim.

Não me orgulho do que tive de fazer para sobreviver; era matar ou morrer – preferi matar, só não sabia na época que eu seria meu próprio alvo, a vítima perfeita! Meus sonhos, meu amor, meus desejos. Foi como vender minha alma. Nem mesmo o próprio diabo cobraria um preço tão alto. Foi assim que me tornei esta morta-viva

*Não alimente em você sentimentos tipo: vaidade, orgulho, não seja arrogante e nem queira pisar em ninguém. Evite magoar os outros querendo ser sempre melhor. Somos todos aprendizes na grande escola da "vida," estamos no mesmo barco e por isso somos todos iguais, não existe essa de ser melhor do que ninquém. Lembre - se que estamos subordinados a Leis Maiores, vamos receber exatamente o que damos nem mais nem menos. Dê amor e o Universo te devolverá na mesma intensidade que você doou.
Pense nisso!*

*Seja sempre você, não queira vestir uma roupagem que não te cabe, por orgulho, vaidade na pseudo ilusão de agradar os outros e passar uma imagem que não é a sua. Não adianta, você pode até enganar algumas pessoas por algum tempo, mas não conseguirá engana - las por todo tempo. O que de fato você é transparece no seu caráter e nas suas atitudes, melhor assumir - se, ser autêntico, antes que a mascara caia e a decepção seja maior. Seja verdadeiro (a), seja sempre você mesmo (a).*

Não deixe que a teimosia e o orgulho lhe impeçam de demonstrar para a pessoa que você mais ama o quanto ela é importante em sua vida. Sempre ganhamos quando externamos o amor e o carinho! (Pedro Marcos)

Que a gente se conscientize a cada dia de que o amor pode nos curar de todo orgulho e preconceito. E onde houver respeito, este também nos ensinará a valorizar a “individualidade" permitindo que cada um cresça no seu próprio tempo.

Enquanto o ser humano persistir no pré-conceito,
jamais poderá bater com orgulho em seu peito.

Sustento o orgulho em dizer: prefiro perder por ser justo a ganhar por justo não ser.

No orgulho do meu passado, não me importa o que você diga agora, pois você só tem história trazida de fora, já eu seu moço, eu trago no sangue que corre o cheiro do Brasil de outrora!

Tenho orgulho da pessoa que por vezes sou, pois sei que perfeito não somos, e bom não podemos ser a todo momento, mas minhas falhas e meus defeitos ja não tomam a mesma proporção que antes, e o bem que habita em mim prevalece, tornando-me melhor, transformando-me a cada dia.