Poemas de Morrer

Cerca de 6008 poemas de Morrer

MISTÉRIO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

A doença incurável de quem pode morrer a qualquer momento em razão da mesma ou ter vida longa sem grandes dores nem sequelas, não parece doença. Uma pessoa inteiramente sã tem suas dores normais e também pode morrer em noventa anos ou a qualquer momento, por uma bala perdida, um choque ou até um armário que resolva cair do sexto andar de um prédio.

Inserida por demetriosena

ANTI-AJUDA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Depois de muito viver, sem dar a vida ou morrer por coisas que não valem meu sangue, porque são coisas, crio e sanciono minha lei: não. Não "posso, quero e faço". Nesta nem em outra ordem. Quero e tento, exatamente nesta ordem, como tantos querem e tentam o que nunca está para todos. É, mas não está.
E acho que não vencerá o melhor. Vencerá o semelhante que naquele contexto for agraciado com as condições mais favoráveis; o que inclui preparo, desempenho, ajuda externa velada ou ostensiva, pequenos ou grandes detalhes que podem ser entendidos como sorte ou providência sobrenatural. Certamente a vitória seria de outro alguém, se o contexto fosse outro e todo esse conjunto desconstruísse, para depois reconstruir a posição de seus elementos.
Não saio de casa todos os dias, para ir à luta, e sim, aos projetos ou estudos, e ao trabalho. Vou à busca, ou à procura, sem aquela certeza dos campeões em potencial. Dos que sabem que um dia chegarão "lá", como não sei nem quero saber. Só quero ir. Mesmo que nunca chegue. O passado e o presente seguem ao meu alcance, mas o futuro não. O futuro está no futuro.
Realiza-me, ser um semelhante. Não fazer a diferença. Tão apenas manter a semelhança e contribuir para um mundo igualitário. Pelo menos no meu caso, viver não é um esporte. Nem uma guerra. No que tange a vida em um todo, pódio tem uma rima que me desagrada.

Inserida por demetriosena

MORRER PLENAMENTE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Só desejo da vida o desejo de ser,
ou a vida, o viver, o valor de seguir,
porque vida sem vida não cabe no corpo
inquieto, sedento, cheio de calor...
Quero mundo que gire de todas as formas,
quebre todas as fôrmas, respeite as escolhas,
tenha folhas em branco pra sermos autores
do passado; presente; futuro; destino...
É o excesso de leis que fabrica o pirata;
quando tudo é pecado só há pecador;
moralismo demais torna tudo imoral...
Eu desejo da vida o morrer plenamente;
lá no fim dos princípios realmente meus
terei sido meu deus no que tracei pra mim...

Inserida por demetriosena

GOSTEI DE VIVER

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Não é de morrer que tenho medo. É de não nascer de novo. Temo a treva do vácuo e da desexistência. Os domínios do nada. O fim que chega e pronto. Reina por todo o nunca. Tenho medo é do nunca mais. Do para sempre nunca mais.
E ao supor levemente que não nascerei de novo, dói a ideia de não repetir os amores vividos, as amizades conquistadas, os laços extras de afeto que fiz mundo adentro e me ajudaram a construir uma riqueza íntima que nada substitui.
Gostei de viver. Sofreria de novo as dores passadas. Os medos, angústias e privações. Todas as perdas, frustrações e perigos. Os baques. Os tombos. Desafetos. Desertos e solidões. Teria os mesmos vícios; defeitos; estranhezas.
Meu único pedido é ter de volta minha mãe. Meus oito irmãos. Minhas duas filhas. Os afetos reais e sinceros das pessoas especiais que jamais cruzaram meu caminho. Ficaram. Moraram em minha vida. possuíram meu coração.

Inserida por demetriosena

SABER MORRER

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Tenho muitas vontades distorcidas,
levo muitos desejos infundados,
tantas vidas ocultas numa só,
lançam dados nos vãos de minha sorte...
Sonho e fecho meus olhos pra viver,
pra voar sem sentido e direção,
sem saber se a viagem vale a pena
ou se meu coração quer mesmo ir...
Levo tantas verdades reprimidas,
tenho tantos passados que me alertam
das feridas que ainda posso ter...
É preciso morrer sem apagar,
ninguém há de pagar pelos meus erros
nem sentir os meus pesos e pesares...

Inserida por demetriosena

MENTIR

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Custa caro viver a qualquer preço;
é morrer muitas vezes até lá;
ter apreço excessivo por sentir
se apagar; derreter; perder a cor...
Meu amor pela vida não é tanto
que me faça cavar um poço fundo,
dar o mundo que nunca tive à mão,
pelo tempo estendido além de mim...
Só é justo viver enquanto a vida
não é fardo pra nós ou para os nossos;
para os olhos, os ossos nem a alma...
É injusto passar do fim da estrada,
pelo simples capricho de sentir
que mentir é melhor do que morrer...

Inserida por demetriosena

⁠A cada novo amanhecer
Cresce a vontade de morrer
Às vezes penso em sumir
Besteira, aindo consigo sorrir

Inserida por PedroDino

VIVER
O que devo fazer antes de morrer?
Viver, viver do jeito que eu quero, não do jeito que fui programado.

Inserida por adillsom_rodrigues

IMORTAL ATÉ MORRER

O tempo é uma tampa sobre o passado. Ninguém nunca retorna dessa rampa eterna. Sequer acampa sobre o presente, pois esse logo não é. Vira passado, e o presente já é outro. Somente o futuro continua lá; sempre lá, desafiando nossa caminhada.
Uma vida é simplesmente o joio por entre o trigo, no campo das vivências que a cada dia nos impõe. Cá comigo, afirmo que a mesma é joia rara. Se acaso nos causa uns arranhões, alguns graves, morrer não ganha minha questão. Não tem como ganhar.
É que o mundo é franco. Preto no branco. Mas muitas vezes dá um branco em meu preto e não resta fundo. Mesmo assim vou à frente, porque o tempo não pode me tampar. Tomei a decisão de apostar na imortalidade que o sonho empresta.
No fim das contas, nossa imortalidade é provisória. Por isso temos que aproveitá-la e não morrer enquanto a morte não chega.

Inserida por demetriosena

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Aceito a morte... não a sala de espera... se havemos mesmo de morrer, por que a morte não vem sempre antes da "desexistência"?

Inserida por demetriosena

BOA MORTE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Viver bem é morrer de velhice... morrer de viver... morrer bem.

Inserida por demetriosena

Não tenho de medo de morrer,
Tenho medo que o amor morra.

Me fechei dentro de mim por amar alguém.

O amor é bom, O amor é ruim, O amor é eterno.

Mas ao final dá tudo errado,
O que permanece?

Uma grande amizade.

Inserida por AlexsandraZulpo

Certos corpos precisam morrer para que novos possam nascer. Assim é a luta celestial de almas aprisionadas em desesperos existentimente pela fulga da encarnação.
Nos mundos das vidas somos astros, os espíritos somos nós, os corpos são objetos de uso e cada alma vivente nessa dimensão segue na sua missão.
Meu corpo não tem espírito, meu espírito tem um corpo.

Inserida por Chikinhosm

Não deixe a verdade morrer em você, faça dela, acima de tudo, a sua vestimenta para que possas se um anfitrião autentico das palavras de Deus.
Não sejam como vós outros, que como relata Jesus, pregaram em seu nome, mas não tomaram essas verdades para si.

Inserida por AdmilsonNascSantana

Morrer,
Não é só ausentar da vida
Tornar-se lembrança parida

Morrer,
É ir além (literalmente)
Ser e não ser um alguém

É também, nascer recorrente
para um espírito refém
dos Céus, se foi benevolente.
Amém!

Luciano Spagnol
Cerrado goiano

Inserida por LucianoSpagnol

A HORA

Morrer, Senhor, de súbito, eu quero!
Morrer, como quem vai em sua glória
Despedir-se do mundo em ato mero
De repente! Na bagagem só memória

Morrer sem saber, estou sendo sincero
Rogo, por assim ser, a minha tal hora
Morrer simples, sem qualquer exagero
Onde o olhar de Deus a minha vitória

Morrer, sem precisar ser feito severo
Das estórias que fique boa história
Fulminando sem lágrimas e lero lero

Assim espero, digno desta rogatória
Morrer fruto do merecimento vero
De ser ligeiro, cerrando a trajetória

© Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
2017, junho
Cerrado goiano
Paráfrase Augusto Frederico Schmidt

Inserida por LucianoSpagnol

FUNERAL

Quando eu morrer, atenção
É do mar o rumo da cidade
E não o cerrado a direção
Saudade

As mãos enterrem em Madureira
O coração levem para Ipanema
Na Coelho Neto a alma por inteira
Suprema

No aterro joguem a minha admiração
E meu sotaque mineiro anexado
Na Igreja da Glória, minha oração
Largo do Machado

Os ouvidos deixem na São Salvador
Degustando os chorinhos de domingo
Sepultem a cabeça na pedra do Arpoador
Gringo

Na "SAARA" depositem minha ambição
Em Botafogo os olhos na sessão de cinema
Do Redentor as cinzas que restaram
Poema

O juízo abandonem aos seus
Que desvivam como viveram
Assim seja, o espírito em Deus
Adeus

© Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
09/04/2016, 18'00"
Cerrado goiano
(Parafraseando Mário de Andrade)

Inserida por LucianoSpagnol

Revinda

Vim morrer em Araguari
Cidade sorriso, eterna
Que a mocidade é daqui
E o meu berço governa

Em uma banda a revinda
Na outra a fonte fraterna
Entre ambas a falta ainda
De a história que hiberna

E sinto, sinto: ganas nuas
O sentimento na berlinda
A ternura vagar pelas ruas
E rir. Antes que tudo finda

Vim morrer, no aceitar vim
Cá para as bandas das gerais
Vim. Outrora chama por mim
E, e por fim, não chama mais...

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
03/04/2020, 08’01” – Cerrado mineiro

Inserida por LucianoSpagnol

⁠se eu morrer antes de você...
se eu morrer antes de você, faça-me um favor. Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por ele haver me levado. Se não quiser chorar, não chore.
Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria. Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão.
Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me. Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam.
Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom. Se sentir saudade e quiser falar comigo, sopre sua palavras ao vento e de onde eu estiver te ouvirei.
Se derramar uma lágrima, eu não estarei presente para enxuga-la, mas não faz mal. Mandarei alguem em meu lugar, pois sempre estarei cuidando de você. Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção do céu, você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você. Mas viva sua vida, aproveite cada momento dela, cada sabor, aromas, sentimentos, e eu aproveitarei em seu coração.

Inserida por UmCaraSozinho

⁠Uma pessoa pode morrer de fome conhecendo tudo o que há para conhecer a respeito do pão, e uma pessoa pode continuar espiritualmente morta, ainda que saiba todos os fatos históricos do Cristianismo.

Teologia Arminiana

Inserida por VerbosdoVerbo

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp