Poemas de Menina Sapeca
"O acúmulo dos anos o convenceu de que, depois de muito andar, há sempre uma graça reservada aos retornos. Não pensou muito. Seguiu o movimento do desejo. A primeira foi encontrada. Uma estrada interior. Só é possível retornar ao lugar de partida depois de tê-lo reencontrado nos albergues de si mesmo. A saudade é o bilhete que antecede a estrada. Depois que o desejo de retorno está aceso, o destino de voltar requer iniciativa menor. Um transporte que nos faça sair, e já estamos nos preparativos da chegada. E assim se deu com ele."
As vezes penso que as respostas virão. As vezes, não. Olha ao longe e o que vejo é o espelho do tempo, convicções implorando por adoção. O mundo mais raso me desagrada. E preciso buscar os recantos onde ainda existe profundidade que favoreça o mergulho. Eu não me adapto às estruturas da superfície. Seria o mesmo que ser mortal além da conta. Mas sou mortal. Não quero ser, mas sou.
Existem acontecimentos que não combinam com as palavras. Foram feitos para o silêncio, porque não podem ser tocados na sua inteireza. Qualquer descrição seria uma forma de empobrecimento.
"Até que a morte nos separe." Antigamente era mais fácil dizer isso. Havia mais disposição para ver o tempo passar, menos pressa, porque as distâncias eram maiores. Quanto menor a distância, maior é a pressa e a ansiedade de chegar.
A experiência normativa do processo: depois da tristeza, a alegria. Não a manifestação eufórica, irreal, mas a serena alegria, aquela que, antes de ser externada, nós construímos no silêncio do coração.
Organizar o luto talvez seja isso: recolher o que da vida restou. E como é belo recolher o amor e suas respectivas saudades. É uma forma de afirmar que a vida não foi em vão. Não foi uma experiência que passou pelos vãos dos dedos, mas registrou-se nas cordas do coração.
O sofrimento consegue unir as criaturas que lhe experimentam o impositivo, irmando-as. Dá-lhes uma visão de profundidade em todo da vida e reveste-as de resignação digna, tranquilidade que se converte em vitória pessoal sobre as vicissitudes.
Que neste Natal você se lembre dos que te amam, dos amigos que mesmo na distância não te esquecem e da família que é a base de sua vida... Deus abençoe seus dias!
Os que buscam libertar-se de seus respectivos cabrestos, no mais, apenas desejam trocar de confinamento.
Dentre tantas inquietudes, o que não convém é alimentar o que de fato não existe. Melhor deixar dar o último suspiro àquilo que não tem mais como viver de forma digna.
Escolha deixar para trás o medo de sair da sua zona de conforto, de mudar de vida, de tirar os sapatos que calejam, da roupa que não cabe, da casa desabitada ou de mudar de cenário. Em suma, saia de situações em que você não cabe no contexto.
Nesta vida, aprendemos com as moiras a festejar as intempestivas glórias, a desapegar-se, a desfrutar dos “golpes de sorte”, a sermos ativos na passividade e passivos no que pretensamente pensamos que temos o controle: aprendemos a morrer, a renascer, em suma, aprendemos a viver.
O assunto quântico há muito tempo não é mais assunto da ciência, este é um assunto já batido. Agora é a vez da engenharia mecânica e outras disciplinas técnicas abraçarem a quântica para a trazer a realidade como tecnologias.
"Nas nações onde a caridade é de livre escolha, os EUA ocupam hoje, como sempre ocuparam, o primeiríssimo lugar: setenta e dois por cento dos americanos ajudam pessoas que nem conheciam. Meu irmão costumava dizer: 'Dos povos que conheci, só os americanos tinham um coração.' Ainda têm."
“Numa aplicação de Reiki, misteriosamente, a energia agirá automaticamente, por si mesma, indo à causa do desequilíbrio, sem que você precise saber o que o causou.”
“Num atendimento de Reiki, você não poderá ajudar uma pessoa caso se ponha a julgá-la. Você precisa ter a capacidade de liberar qualquer julgamento que possa ter sobre a pessoa ou as questões com as quais está lidando. Ouça tudo com compaixão.”
“Todo Reikiano deve, necessariamente, assumir a ética profissional do sigilo. Garanta sempre ao receptor que aquilo que se passa durante uma sessão de Reiki é estritamente confidencial. Encoraje a pessoa a confiar, sentir e falar.”
Em qualquer lugar onde nos encontremos... Você meu amigo, sempre fará parte do meu mundo, porque tu conheces a minha verdadeira essência. Saiba que sempre farei boas coisas a ti sem esperar nada em troca, porque tu és meu irmão de coração.
O ânimo de enfrentar os desafios, pelo amor a uma justa causa, nos basta. Embora o êxito seja utópico.
