Poemas de Luto
Quando quebramos nossas expectativas, quando nos frustramos e perdemos algo importante, devemos passar pelo luto.
Quando um anjo parte, não é uma derrota.
Quando um anjo parte, é porque ele cumpriu exatamente, tudo àquilo que veio transformar (...).
O que me conforta na morte é a ideia pura e simples de que tudo que morreu um dia viveu, não importa o quão longa ou curta fora a existência deste ser, ou o quão injusta fora sua morte, o fato de ter surgido mesmo que por um milésimo de segundo neste universo já é tão grande e incompreensível que por si só sustenta todo o meu luto.
Refugiada sob a saia de uma mulher, senti se solidificar em mim, como uma lava, um sentimento que deveria nunca mais me deixar, mescla de terror e luto.
"Pense na vida e não na morte, um dia todos nós iremos conhece-lá. Mas o que vem em seguida, irá depender do que você fez em vida e não depois."(28/04/16)
A morte raramente muda aquilo que sentimos por alguém. Só aumenta o sentimento, na maioria das vezes.
A morte é como ganhar na loteria. Você não espera que realmente aconteça, mas se acontece, muda tudo.
Depois do susto, da dor, das lágrimas. Depois do ritual fúnebre, da missa de sétimo dia e do período de luto, esqueça o passado onde ele está, deixe de visitá-lo, de levar flores. Depois que se transforma em passado é impossível devolver-lhe a vida. Pare de reavivá-lo. Isso atrasa o seu crescimento, tanto como pessoa, quanto o espiritual.
“Esteja sempre na luta, buscando tudo o que completa a sua vida e alegra o seu ser. Por outro lado, esteja de luto momentâneo enterrando hoje, tudo o que não faz parte da vida boa e entristece a alma.”
Quando as lembranças invadem a alma as recordações de quem partiu nos consolam. E nesse momento até o homem mais insensível com a saudade chorando adormece.
Os bons serão relembrados e reconhecidos para todo sempre, já os ruins serão renegados e cairão em esquecimento.
Toda a dor, melancolia e tristeza tem a sua história de ser. Todo o sentimento o direito por igual de existir. Ser contemplado na sua plenitude ao luar... celebrando.
Cada um traz consigo uma saudade. É como uma bolsa a tiracolo, com o peso das coisas que a gente não disse.
Eu te suplico ó Deus que ao passar páginas da minha vida que sejam de forma lenta e que menor seja meu sofrimento!
