Poemas de Luto
Estamos tecendo com o que pudemos, aceitamos esse trabalho com a linha que temos e não paramos, pois sabemos que o único modo de encurtar uma distância é percorrendo-a. Mal sabemos que estamos, com isso, construindo uma outra distância. Maior.
Me pego olhando o horizonte pela janela, as luzes das casas e dos postes iluminam a noite, porque infelizmente é impossível ver as estrelas na cidade, me pego pensando em você, na gente, em tudo o que vivemos e poderíamos ter vivido. Estou aqui nessa noite calada e pacata, tomando uma latinha de cerveja e vendo o cigarro queimar lentamente, sabe você odiava me ver bebendo ou fumando, você odiava me beijar quando eu estava cheirando cigarro, acho que no começo de tudo eu fazia isso pra te esquecer, mas hoje sabe, cheguei a conclusão que ainda bebo e fumo para me lembrar, de quando você tava brava e eu fazia algo bobo e você dava risada, pronto logo estávamos de bem novamente. Hoje eu notei que bebo e fumo para me lembrar de você, isso é errado não é!? Passado deveria ficar no passado, mas te esquecer e deixar você ir, dói tanto, mas vou aprender a lidar com isso aos poucos, e quero dizer que estou me saindo bem, hoje eu bebo e fumo sim, mas não te mando mais mensagens e nem penso em te ligar no meio da noite enquanto tenho uma crise de ansiedade. A coisa mais difícil é ver aquele monte de poesias que eu escrevi e nunca te entreguei!!
A borboleta não lamenta o fim da lagarta — ela entende que para voar é preciso deixar a antiga pele no chão da história.
"As estrelas não brilham para serem vistas por todos, mas para lembrar aos que olham para o alto que a luz nunca se apaga na escuridão."
— Gilson de Paula Pires
A linguagem verbal é o milagre maior do Logos, oceano comum-comunicante, mare nostrum antrópico onde a prosa nada enquanto a poesia navega.
"Minha própria companhia, um bom livro e um salgado de padaria.
É assim que no meu mundo as coisas entram em harmonia."
Estar no litoral é uma forma de estar no paraíso. Um calmante natural e perfeito. Estar nas areias da Praia de Boa Viagem, é especial porque faz parte da minha vida. Quando criança estive aqui, quando adolescente e hoje na vida adulta sigo aqui sempre que consigo. Aqui abracei o futebol, o futevôlei, o vento, a brisa, o sol e o mar. Aqui abracei amores e relevantes momentos. Aqui abracei sonhos incríveis e em alguns momentos, também enxuguei lágrimas. Gosto de estar acompanhado, gosto de estar comigo mesmo e em alguns momentos estou apenas com Deus.
Atravessei um período difícil. Cheguei a pensar que não teria fim, mas sempre projetei e busquei de alguma maneira, alcançar um patamar de vida satisfatório. Não necessariamente relacionado a dinheiro, mas relacionado ao sentimento de paz e realização pessoal. Privilegiado é quem carrega esse sentimento, pois é a maior conquista. Felicidade é momentânea e pode ser perceptível todos os dias. Sensação fantástica que alimenta e impulsiona a nossa mente, assim como a nossa vida. O que deve ser feito todos os dias? Siga os passos necessários por menores que sejam, até que tudo esteja bem. Repita-os quantas vezes precisar. "Acredite no seu sucesso antes mesmo de tê-lo",
Agradecer, agradecer,, e agradecer um pouco mais. Muitas vezes não é fácil, não é simples, nem parece justo. Mas é o caminho mágico para continuar crescendo e alcançando todas as bençãos que são nossas e de mais ninguém.
"Enquanto houver erros, haverá aprendizados a serem descobertos. Os seres humanos são inerentemente propensos a cometer erros, mas enquanto houver humanidade, existirá uma busca incansável por respostas. No final, resta-nos a compreensão de que nada no mundo é tão desolador quanto a solidão."
Quanta beleza existe na diversidade. Olhar para os outros com o mesmo olhar que desejamos que nos enxerguem, não é tarefa fácil, como pode a princípio parecer. É um exercício diário de autoconhecimento, humildade e amor.
A natureza é sábia, transforma-se e transmuta-se a cada estação. Ao calor da aurora, cede lugar a noite mais longa. Ao florescer das plantas todas, pode-se prever que muito breve suas folhas cairão. As águas sobem, as águas descem, num contínuo e perfeito sincronismo. Tudo é mutante e mutável, porque nós seríamos extáticos? Vamos nos integrar a esse transformar e permitir que também nossas vidas sigam esse fluxo de energia infinita.
Meu problema com os sentimentos, sempre foi aceitar que eles existem. A maneira que encontrei de não me sufocar eles, foi senti-los, foi me permitir sentir a tristeza, as mágoas, a raiva, etc. Sempre que tentamos reprimir um sentimento ele sempre acaba voltando, porem de uma forma mais dolorosa. Se permita errar, se permita aprender com suas falhas. A dor machuca, mas a recompensa de aprender com ela é valioso.
Eu, poeta, sinto inveja do que posso compor. Se escrevo belas palavras, as escrevo como tradutor. Os sentimentos que aqui brotam são de outro semeador. O verdadeiro artista me abraça com seu calor. Encheu-me de rimas, plantou em mim o seu amor.
Somos todos uma adição não muito subjacente ou combatente de meias palmas.Somos todos uma divisa – expressão recorrente ou pouco insipiente de meias panças.Somos todos uma fração não muito igual de meios termos e meias verdades.
Somos todos uma multiplicação não muito promitente ou onipotente de meios abusos... Somos todos protetores – potenciação essa não muito intercambiável de meios tratos... Somos todos uma radiciação não muito equivalente de meios tempos e de infindas utopias.
Somos todos uma soma não muito congruente de meios papéis, ecos da pluralidade e política. Somos todos a resistência, e somos iguais –independentemente das incipientes e meias paixões.
