Poemas de Karl Marx sobre I Homem
Bem-aventurado o homem cujo coração aprendeu a desejar os céus em lugar desta terra, pois isso é ainda muito melhor do que mil anos, ou uma eternidade aqui.
Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina.
Pagar pensão não transforma homem nenhum em pai. O que faz de alguém um pai é estar presente, são os ensinamentos, a proteção, o cuidado, o carinho, o amor e sobretudo, o exemplo.
Quando um homem beija seu filho, dizia Epicteto, deve sussurrar para si mesmo: ‘tu morrerás amanhã talvez’. Mas, estas são palavras de mau presságio.
— Nenhuma palavra é uma palavra de mau presságio que expresse qualquer obra da natureza.
A religião é o homem tentando fazer a vontade de Deus, através da sua capacidade, buscando assim cumprir a sua Palavra através do seus próprios dons, talentos e virtudes. E que jamais vão produzir vida e frutos dignos de arrependimento diante de Deus.
A verdadeira nobreza de um homem não está no saber, e sim, em reconhecer que a sabedoria não se compara a sua pequenez.
O que mais impede um homem de desfrutar de todos os prazeres que uma mulher pode oferecer, não é a falta de atributos delas é o interesse deles em querer ter muitas.
O tempo é algo peculiar comparado ao fogo, o fogo foi o que manteve o homem vivo com o seu controle, porem sem o controle se torna uma arma, algo maléfico, por coincidência, o tempo também, é ótimo quando temos o controle, porem enquanto mais ele passa, mais perdemos o controle, e ele se torna uma ameaça, assim como o fogo.
Temos medo daquilo que não conhecemos. Não é comum um homem se sentir a vontade em um ambiente obscuro.
A luz do resplendor é santo quando é de Deus e assim encontrou a humildade no coração do homem para que nele pudesse mostrar a sua obra.
Mas a glória que vem do próprio homem está cheia de intenção maliciosa e com interesse próprio em alta.
Nunca se viu um homem bom ser esquecido por pessoas ruins , mas a tristeza de homem bom é ser esquecido por aqueles a quem ele amou.
O dia em que o homem de bem se achar valente para guerrear sozinho as suas batalhas, este homem já perdeu a guerra.
