Poemas de Ignorância
Quem muito julga, perde a capacidade de conhecer o que tanto julga... Julgar é coisa de gente que precisa matar a ignorância que impera dentro de si.
Somos mortais desejando a imortalidade pelo medo causador do sono eterno que não desejamos, por sermos ignorantes ao ponto de achar que tudo acaba aqui
Muitas pessoas concordarem com alguém não quer dizer que este alguém esteja certo. É natural que uma afirmação leviana atraia a atenção de repletos ignorantes.
E a cada dia amplia em mim a consciência de que minhas certezas são incertas, minhas decisões errôneas e que vastidão define minha ignorância...
A consciência, o amor e a sinceridade são os requisitos mais importantes na vida de qualquer pessoa. Quando se entende isso, não há exclusividade, não há ignorância, não há soberba, não há pecado porque tudo isso é aniquilado pelo amor de Deus.
Quando o rico sofre de burrice, não há dinheiro que consiga esconder os efeitos colaterais. De que vale perfumar um gambá?
Por um lado é infeliz o ignorado, por outro lado é maior a felicidade do ignorado por não ser ignorante!
O mundo é visto como separado porque a pessoa projeta nele o seu próprio estado de confusão e ignorância; assim, em cada um de nós há essa mente que observa as circunstâncias criadas por ela mesma e, de acordo com a natureza particular da expressão dessa mente nos indivíduos, são criados os ambientes que os envolvem.
(O Espírito do Zen)
Se o papagaio fala, mas não pensa. Repete o que lhes dizem, mas não faz a mínima ideia do que está dizendo. Decora palavras, mas nem imagina seu significado, acho que matei a charada: Estou numa sociedade de papagaios! Desconfiei desde o princípio...
Uns vão me criticar, outros concordaram, e como eu não ligo para a opinião alheia vamos lá:
GENTE não adianta fazer manifestações contra a COPA DO MUNDO... Precisamos de educação? De saúde? De melhorias nos demais setores do país? Sim precisamos. Mas já era, a grana já foi gasta, o dinheiro que tinha que ser desviado já foi para alguma ilha neste mundão. Neste momento o mundo está com o olho no Brasil, e nossa fama lá fora não é muito boa, acho que ta na hora de todos mostrarem como somos sim um país de gente civilizada, que Brasil não é só samba e futebol. Vamos receber os estrangeiros com fraternidade. A manifestação faça nas urnas, este ano temos eleições mostre lá sua insatisfação. Poxa o Brasil é um país apaixonado pelo futebol, admirado pela qualidade de jogadores, não vamos estragar esse momento que é tão importante para o nosso país. O erro não está na Copa do Mundo ser no Brasil, está em cada um que não soube votar. Parem de falar a Copa isso, a copa aquilo. Aceitem, curtam os jogos, torçam com toda paixão dos outros anos, e em outubro mostre o que não te satisfaz. Eu sou uma amante da democracia, sou fã de manifestações, adoro ver o povo lutando pelos seus direitos, mas gente, a copa não é o problema do nosso país, o problema é a ignorância.
A ditadura dos militares acabou? Não! Ela apenas mudou de forma. Se na dos militares foi imposto um AI5 para que as mentes esclarecidas não abrissem os olhos dos cegos concidadãos, na ditadura petista, foi criado um protetor da ignorância dos cidadãos mais carentes que os torna surdos às ideias daqueles que enxergam e desejam que todos vêem. A esse protetor da ignorância dá-se o nome de Bolsa-Família. Dessa forma, o pensamento é livre, mas para o que interessa, não há ouvinte. Talvez haja necessidade de se criar uma forma de comunicação que fale ao estômago e não ao cérebro... Enquanto isso a ditadura continua com escândalos e tudo mais que lhe é inerente.
Tem gente que tem o dom de cuidar da vida dos outros e esquece da própria vida. Fala dos outros e ignorar seus próprios defeitos.
Não ocupe a menor parcela do seu tempo esperando de alguém o que de antemão se sabe que não tem pra dar. A pequenez não oferece variedade de opções para quem a traz dentro de si. O espaço interno é por demais pequeno para conter qualquer outra coisa.
“O que pode suscitar uma pequena história é quanto por trás do cientista reside um homem, com suas ignorâncias, suas incertezas e suas crenças tantas vezes muito pouco científicas”.
(trechos do texto elaborado para crianças lusófonas integradas no programa interescolar "Ciência Viva", Julho de 2004, publicado em "Pensatempos)
Chamar alguém de feio, gordo, magrelo, velho não faz mais bonito, mais magro, mais forte ou mais jovem, mas faz de você uma pessoa mal-educada e insegura. Zombar de alguém por afirma sua ancestralidade (indígena, africano, asiático, europeu e etc.) não faz de você um patriota, faz de você xenofóbico e ignorante por não reconhecer que o povo Brasileiro é miscigenado, independente do seu conhecimento pífio sobre o assunto. Entendamos que não apreciamos as mesmas características físicas e raciais, gosto não é uma unanimidade, mas o respeito às diferenças e a educação (que ainda é o melhor caminho) isso sim deveria ser unânime.
A civilização em seu íntimo só evoluiu pelo conceito de civilidade, é quando pensamos uns nos outros acima dos nossos desejos. E quando essa reciprocidade acontece, mudamos de um animal besta, regido por instintos, que pensa apenas em si mesmos para verdadeiros homens modernos. Como dizia Thomas Edson: É o objetivo de toda evolução, parar de prejudicar a todos, para não sermos eternos selvagens.
Não é da ganância que surge a riqueza, mas de árduos estudos ou empreendedorismo. Não é do desejo animalesco que surge o amor, mas do cortejo romântico e mútuo entendimento. Não é consentindo com comportamento imoral que mantemos bons amigos, mas os corrigindo e se necessário nos afastando. Não é com a idade que vem a experiência, mas com a capacidade de não sermos consumidos pela ignorância e aprender a mudar de opinião.
Ouço sons mudos de palavras anoréxicas de sentidos... Me desespero, mas espero que se acendam os sentidos... A vida grita em silêncio, berra calada, e eu repito a agonia da esperança adiada para o momento mágico , o momento em que a luz se acende e as idéias afloram em uma primavera vestida de inverno, com cara de inverno... Fria como o inverno, mas aquecida de novas ideologias, onde aflitos seguiremos em paz para algum lugar onde o silêncio seja expresso por palavras sensatas e com sentidos, onde seguiremos certos de que nada está perdido... Certos de que as palavras não são produto de ódio, de preconceitos, mas sim de uma reflexão oposta à tudo isso... #byLuhcyhMiranda
“Um passo importante para qualquer evolução é aprender a lidar com o julgamento. Assim como há a resistência de reconhecer nossa ignorância, as mudanças incomodarão, e os julgamentos virão.”
Tolerância é a tendência a admitir, nos outros, maneiras de pensar, de agir e de sentir diferentes ou mesmo diametralmente opostas às adotadas por si mesmo é a condescendência aceitando algo impossível de se impedir. Temos a tolerância social que é comemorada em 16 de novembro, e é fundamental para a convivência harmoniosa entre os seres humanos, principalmente à termos a consciência de admitir que somos diferentes, com ideias, comportamentos, culturas, religiões e opiniões divergentes. Posso ser tolerante, mas isso não quer dizer que seja conivente. Há atitudes tomadas por outrem que a meu ver não são racionais, portanto não admito. Há ainda que se registrar a tolerância medicamentosa e alimentar que afeta muitas pessoas em seu cotidiano. Precisamos de medicamentos contínuos para cuidar de nosso organismo, mas que não reagem e pelo contrário nos impregnam, daí é necessário avaliar seu custo benefício. E temos testes que podem ser feitos, pois há alimentos que suas substâncias nos intoxicam, podemos citar a intolerância a lactose. Acredito que para atingir o sucesso necessitamos de uma pequena modéstia, um tom amigável, aprender a agregar e uma boa dose de tolerância, caso contrário é certo que o fracasso nos levará a sermos amargos, ruins e a excluir. Independente da tolerância ou intolerância que somos obrigados a conviver, o melhor a se fazer é medir os prós e os contras, sempre, antes de agir.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
