Poemas de Filosofia
Antes de tudo, dizei-me: haverá no mundo coisa mais doce e mais preciosa do que a vida?
[...] bastará olhar-me de frente para logo me conhecer a fundo, sem que eu me sirva das palavras que são a imagem sincera do pensamento. Não existe em mim simulação alguma, mostrando-me eu por fora o que sou no coração.
Sou apenas um cowboy urbano que não está preocupado sobre achismos alheios sobre minha pessoa. Nem eu consigo me conceituar, imagina a prepotência de terceiros ao acharem que podem afirmar quem eu sou.
Toda a humanidade se ordena a um fim único. É preciso, então, que um só coordene. Tal chefe deverá chamar-se o monarca ou imperador. Torna-se evidente que o bem-estar do mundo exige a Monarquia ou Império.
Quando o Ninja assume o compromisso da missão, nada nem ninguém o fará parar. O código Shinobi não permite retrocessos.
Além disso não podemos mais voltar ao antigo, já queimamos o barco; só nos resta ser corajosos, aconteça o que acontecer.
A traição não é um erro, é um fruto premeditado da vaidade, que sustenta o prazer momentâneo do ego.
Nosso caminho é escrito a cada dia por nós mesmos, então que façamos bom uso da caneta de que somos detentores.
"A dependência emocional é como se fosse uma música muitíssimo triste.
Quando ela toca, você dança. "
Tem uma farda pendurada no varal daquela casa? Então ali reside um herói sobre o qual deposito meu respeito e admiração.
Existe algo de mágico sobre as celebrações natalinas, que enternece o mais duro coração e acalenta a alma mais oprimida ao receberem desejos para que tenham um Feliz Natal. Eis a verdadeira Magia do Natal.
Deus antecede tudo; quanto ao tempo, a flor antecede o fruto; quanto ao apreço, o fruto antecede a flor; quanto à origem, o som antecede o canto.
Ser filósofo é, pegar a falar do ridículo que a princípio todo mundo ri.
E a partir de então com o passar do tempo ele inverte de tal maneira o ridículo que todos começam a entendê-lo. Diante disso o ridículo passa a ser algo tão normal quanto para o filósofo. Em suma, filosofia muitas vezes é desridicularizar o irrefutável.
A loucura é uma necessidade das pessoas pela loucura que a vida é, no entanto, elas reprimem essa vontade de serem loucas e vivem num estado estóico inconsciente para se mostrarem normais. Por esse motivo elas vão se refugiar na igreja, que é um espaço aceito para extravasar essa vontade: para rodar, gritar, enrolar a língua, elevar os braços a um céu vazio, chorar, conversar com o inanimado; enfim, se livrar do acúmulo de loucura para voltarem ao mundo da razão.
Qualquer discurso (político, religioso, ético...) se torna perigoso quando há falta de equilíbrio. Aquele que procura afirmar demasiadamente a "sua verdade", torna-se incapaz de dialogar e, consequentemente, de aceitar que, muitas das vezes, o outro tem razão.
O Cristão é o verdadeiro radical da nossa geração, porque ele se posiciona contra o moderno e monolítico conceito da verdade relativa
Muitas vezes a coragem está no ato de não desembainhar a espada frente ao
agressor, está em manter uma acirrada atitude pacífica frente ao ditador, está em se manter determinado a seguir independentemente da dor que o oponente pode lhe impor. Basta o exemplo de um único homem assim para iniciar a queda de um governo e ou fazê-lo avaliar suas condutas.
Por que o homem deve evitar ser traidor, ser pomposo e ser arrogante? Porque o traidor é impuro de coração, o pomposo reflete o apego à matéria e o arrogante segue a fraqueza do ego. Dessa forma o traidor vive em desconfiança, o pomposo vive como escravo do dinheiro e o arrogante vive caído. Sendo assim, a permanência desses três fatores permite você manifestar mais do eu menor, a personalidade.
Por que o homem deve procurar ter lealdade, simplicidade, humildade? Porque o leal é puro de coração, o simples reflete o espírito e o humilde segue a mais sublime ética e moral. Dessa forma a lealdade o faz confiável, a simplicidade o faz generoso, e a humildade o faz sensato e refletido. Sendo assim, o desenvolvimento desses três fatores permite você manifestar mais de você, a essência.
